TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Trabalho acadêmico: CONTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

ISRAEL DA SILVA OLIVEIRA

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Patos

2014

ISRAEL DA SILVA OLIVEIRA

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Produção Textual Individual].

Prof.

Patos

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 NATUREZA JURÍDICA COM DOIS SÓCIOS 4

2.2 NATUREZA JURÍDICA COM UM SÓCIO - EIRELI 4

3 REGISTROS DAS EMPRESAS. 5

3.1 documentações necessárias 5

3.1.1 Os documentos necessários são: 5

3.2 POR QUE AS EMPRESAS DEVEM SER ARQUIVADAS 6

4 CONTRATO SOCIAL 7

5 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Todos sabem que no Brasil o micro e pequeno empreendedor não tem muita ajuda no começo do seu negócio. Sendo um dos principais motivos os juros altos. Mas mesmo com esse contra tempo ele está disposto à fazer com que o seu negócio dê certo.

Mas nem todo mundo é assim, muita gente para no meio do caminho por não conseguir aguentar a pressão de administrar uma empresa. Esse negócio não é para todos, são apenas para aqueles que realmente almeja crescer e tem o “sangue” de empreendedor.

Contudo, existe também outra forma de administrar uma empresa. Que seriam com ajuda de um sócio, muitas pessoas quer compartilhar de seu empreendimento para não ficarem com tanta responsabilidade sozinha.

2 DESENVOLVIMENTO

Existem vários tipos de empresas no Brasil sendo elas SOCIEDADE POR COTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA, SOCIEDADE ANONIMA- S/A e SOCIEDADE SIMPLES (S/S). As naturezas jurídicas dadas às empresas individuais: MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL-MEI e EMPRESA INDIVIDUAL LIMITADA-EIRELI.

2.1 NATUREZA JURÍDICA COM DOIS SÓCIOS

A empresa com sociedade limitada como são chamadas, são de grande maioria em nosso país, compondo-se por dois ou mais sócios tendo por finalidade explorar atividades da produção ou bens e serviços. As LTDA como também são chamadas tem uma regulamentação tratada com os sócios por meio de um contrato que classifica os sócios no capital investido, forma de operação e o tipo de serviço prestado.

O seu capital é dividido em cotas, o pagamento das despesas dessa empresa é contraída de forma limitada à participação dos sócios. Não podendo atingir o os bens dos empresários, ou seja, eles respondem de forma limitada.

2.2 NATUREZA JURÍDICA COM UM SÓCIO - EIRELI

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI é constituída por uma única pessoa, mas assim como a empresa LTDA com dois sócios. O responsável, ou seja, o empresário não responderá com os seus bens as finanças da empresa.

Ao final do nome da mesma deverá ter (EIRELI), o capital integralizado não pode ser maior que 100 salários mínimos e também resultará nas quotas de outras modalidades, independente da empresa individual de responsabilidade.

3 REGISTROS DAS EMPRESAS.

3.1 DOCUMENTAÇÕES NECESSÁRIAS

As documentações necessárias na abertura de uma empresa é CNPJ, alvará de funcionamento, cadastro na Previdência Social são alguns dos registros essenciais para operar legalmente um empreendimento.

O registro de uma empresa representa é praticamente à Certidão de Nascimento para empresários e pessoas jurídicas. Ele é feito na Junta Comercial do estado ou no Cartório de Registro.

3.1.1 Os documentos necessários são:

• CNPJ

O CNPJ é feito pela internet no site da Receita Federal, Os documentos são enviados por sedex ou pessoalmente para a Secretaria da Receita Federal e a resposta é dada via internet. Contudo, quase todas as juntas comerciais têm convênio com a Receita Federal e elas podem fazer a emissão do seu CNPJ.

• Inscrição Municipal

Depois de feito o CNPJ o empresário poderá fazer a Inscrição Municipal, no caso de empresa com atividade de prestação de serviços, que é feita na Secretaria de Finanças do Município. Essa inscrição é solicitada junto com a emissão alvará de funcionamento.

• Inscrição Estadual

A inscrição Estadual ela é obrigatória para empresas dos setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e etc. É necessária para obtenção da inscrição no ICMS.

O cadastro no sistema tributário estadual deve ser feito junto à Secretaria Estadual da Fazenda. Hoje em dia alguns estados possuem convênio com a Receita Federal que permite conter a Inscrição Estadual junto com o CNPJ por meio de um único cadastro.

• Alvará de funcionamento

O alvará é uma licença que permite o funcionamento de empresas comerciais, industriais, agrícolas e prestadoras de serviços. Este documento poderá ser solicitado à prefeitura ou à administração regional de cada município. Para a concessão do alvará é necessário que a atividade possa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com