TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRISE NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

Por:   •  10/12/2015  •  Monografia  •  6.011 Palavras (25 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

DIOCIL NOGUEIRA SOUSA

A CRISE NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO:

A REALIDADE DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA

Palhoça

2011


DIOCIL NOGUEIRA SOUSA

A CRISE NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO:

A REALIDADE DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA

Relatório apresentado ao Curso (GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA), da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à aprovação na disciplina de Estudo de Caso.

.

Orientador: Prof. Fabrício Berto da Silveira

Palhoça

2011


DIOCIL NOGUEIRA SOUSA

A CRISE NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO:

A REALIDADE DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA

Este trabalho de pesquisa na modalidade de Estudo de Caso foi julgado adequado à obtenção do grau de Tecnólogo em Segurança Pública e aprovada em sua forma final pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Pública da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Palhoça, 27 de agosto de 2011.

Prof.  e orientador (Fabrício Berto da Silveira ), Esp,

Universidade do Sul de Santa Catarina

AGRADECIMENTOS

A Deus, pois sem ele nada seria possível. Agradeço por guiar meus caminhos e minhas decisões.

À minha querida e amada família, especialmente à minha mulher, aos meus filhos, aos meus irmãos e irmãs que têm me apoiado durante os meus estudos e qualificação profissional.  

Aos meus grandes amigos e parceiros do trabalho que sempre fizeram parte da minha vida e que mesmo em situações difíceis nunca saíram do meu lado, demonstrando toda a força da verdadeira amizade.

Ao prof. Fabrício Berto da Silveira, por suas oportunas intervenções e contribuições à elaboração deste trabalho.

Por fim, agradeço a todos que, em algum momento e de alguma forma foram importantes para o meu crescimento tanto como pessoa, quanto profissional.


RESUMO

Este trabalho objetiva conhecer a situação atual do sistema prisional brasileiro, identificando como seus principais problemas afetam os apenados do país; destacando algumas alternativas no sentido de reduzir a reincidência de crimes; dentre elas a ressocialização dos detentos como uma medida necessária.

O sistema prisional brasileiro vem recebendo, há algum tempo, duras críticas sobre a situação caótica em que se encontra. A crise generalizada do regime carcerário do país vem impactando, cada vez mais, diversos setores da sociedade brasileira, especialmente a população carcerária. As péssimas condições de vida dentro dos presídios têm prejudicado o processo de recuperação dos aprisionados, fazendo com que o aumento de rebeliões e violência seja significativo. Esses problemas, associados ao descaso do governo em relação ao regime carcerário nacional, vêm tornando muito difícil ressocializar os presos durante o cumprimento da pena, permitindo que, após a saída da prisão, os crimes continuem a ser praticados. Diversas propostas de soluções são feitas para diminuir a crise e, por conseguinte, seu impacto negativo sobre a população carcerária.

Palavras-chave: Sistema prisional. Caótica. Ressocializar. Carcerário.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................................07

2 TEMA....................................................................................................................................08

3 OBJETIVOS.........................................................................................................................09

3.1 OBJETIVO GERAL...........................................................................................................09

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.............................................................................................09

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS......................................................................09

4.1 CAMPOS DE ESTUDO.....................................................................................................09

4.2 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS. ................................................................10

5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA REALIDADE OBSERVADA..............................10

6 PROPOSTA DE SOLUÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA ........................................15

6.1 PROPOSTA DE MELHORIA PARA A REALIDADE ESTUDADA        15

6.2 RESULTADOS ESPERADOS        17

6.3 VIABILIDADE DA PROPOSTA        19

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21


  1. INTRODUÇÃO

A realidade do sistema prisional vem assustando cada vez mais as diversas camadas da população brasileira. Várias denúncias feitas por meio de reportagens, matérias jornalísticas e documentos de comissões de direitos humanos, expõem a crise e a falência do sistema prisional brasileiro.

Rebeliões com desfechos extremamente violentos, a livre relação entre facções criminosas externas com comandos presentes dentro dos próprios presídios, a incapacidade do sistema em estabelecer e cumprir um programa eficaz de ressocialização dos presidiários, que muitas vezes, continuam cometendo crimes após a saída do cárcere e, dentre outros problemas, o descaso do governo para com as condições estruturais e a qualidade de vida nas prisões. Tudo isso, tem preocupado e impactado a sociedade brasileira, demonstrando toda a atual fragilidade em que se encontram os presídios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (304.8 Kb)   docx (789.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com