TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ADMINISTAÇÃO DE EMPRESAS PROJETO INTEGRADOR I

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  12.746 Palavras (51 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 51

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CURSO DE ADMINISTAÇÃO DE EMPRESAS

PROJETO INTEGRADOR I

PROF. LARISSE SANTOS

TRABALHO EM GRUPO

Tema: EMPREENDEDORISMO

[pic 1][pic 2]

TURMA: 1º Período

PASSOS-MG

2018


  1. INTRODUÇÃO

Se você é ou deseja ser dono de uma pequena empresa, este trabalho poderá direcionar qual o melhor caminho a seguir. Mas primeiro, é preciso entender os conceitos de EMPREENDEDORISMO.

Segundo Dicionário Aurélio, o verbo empreender vem do latim imprehendere que quer dizer “deliberar-se a praticar, propor-se, tentar”. (FERREIRA, 2010). Logo, empreendedor é o indivíduo que empreende, ativo e arrojado capaz de realizar novos empreendimentos, novas empresas.

De acordo com Dornelas (2008) “[...] nos últimos anos muitas grandes empresas brasileiras tiveram de procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado.”. Muitos dos novos empreendedores se encontram na economia informal, “motivados pela falta de crédito, pelo excesso de impostos e pelas altas taxas de juros”. (DORNELAS, 2008).

(Anna) Com base no livro de empreendedorismo de Dornelas (2008), os conceitos de empreendedorismo sobre os fatores que talvez expliquem interesse pelo assunto, sua principal caracterização, o termo entreprepreneurship é conhecido e referenciado há muitos anos. No Brasil, a preocupação com a criação de novas pequenas empresas duradouras e necessidade de diminuição das taxas de mortalidade desses empreendimentos.

Após várias tentativas de estabilização da economia e da imposição advinda do fenômeno da globalização, muitas grandes empresas brasileiras tiveram que procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado. Essa conjunção de fatores sobre empreendedorismo esclarecem algumas dúvidas sobre algumas questões como: o que é empreendedorismo? O que é ser empreendedor? Por que se fala tanto a respeito do assunto hoje em dia? O empreendedor nasce pronto, ou seja, só os predestinados podem ser empreendedores? Ou será que qualquer pessoa pode tornar-se um? Qual e a diferença entre o empreendedor e o administrador?

Estudo das características dos empreendedores de sucessos e seus desenvolvimentos suas oportunidades, como venceram barreiras.

(Dyu) Por isso é importante analisar bem todas as oportunidades de negócio e não somente a ideia em si. Saber reconhecer uma oportunidade e aproveitá-la bem é fundamental para garantir o sucesso de seu negócio. Neste trabalho, aprenderemos um pouco sobre como agir quando surgirem ideias inovadoras e como perceber as oportunidades ao nosso redor da melhor maneira possível, obtendo assim sucesso ao empreender.

Após elaborar um bom plano de negócios, o empreendedor pode começar a elaborar sua estratégia para obter os investimentos necessários para dar início às atividades de sua empresa.

  1. O EMPREENDEDOR

[...] Os empreendedores são indivíduos que ultrapassaram seus limites, enfrentando e superando dificuldades, tanto da época quanto pessoais e desenvolveram negócios lucrativos e duradouros. Mesmo quando não tiveram êxito em um primeiro momento, não desistiram e recomeçaram. (AMIT, R. 1993).

Portanto, podemos dizer que o empreendedor é um indivíduo que assume riscos. Se olharmos para o passado e analisarmos a história da evolução humana, observaremos que o homem primitivo já possuía características de uma pessoa empreendedora. Ele era capaz de construir várias ferramentas através do material que tinha para caçar e para garantir a sua própria sobrevivência. Outro exemplo que também é bastante usado são os egípcios. Eles são famosos pela construção das diversas pirâmides, onde era necessário 30 mil homens e 20 anos de trabalho e também sua agricultura, onde eles aproveitavam a cheia do rio Nilo para preparar a terra para plantio.

Com o passar dos séculos, a inteligência e a eficácia do trabalho humano cresceram e foi quando surgiu o mercantilismo, que é considerado a semente do empreendedorismo. Foi nessa época que começaram a comercializar alimentos e mercadorias. No período das Grandes Navegações também analisamos em como os europeus (portugueses, holandeses, ingleses e espanhóis) conseguiam expandir seus negócios pelo mundo nas feiras internacionais da época. A primeira vez que a palavra empreender foi utilizado foi em 1437 e isso partiu dos franceses. No início, o empreendedor era considerado uma pessoa capaz de produzir que colaborava com a economia e a transformação de recursos em negócios lucrativos. Richard Cantillon, escritor e economista da época, foi um dos criadores do termo empreendedorismo e diferenciava o empreendedor – aquele que assume riscos – do capitalista – o que fornecia capital.

No período da industrialização mundial, a função do empreendedor era de controlar uma organização, o que fez com que os mesmos fossem confundidos com administradores, tendo em vista que possuíam o mesmo perfil e a mesma divisão de trabalho.

No Brasil, o empreendedorismo surgiu durante os anos 90, na abertura brasileira para a economia. Devido ao controle de preços pelos fornecedores estrangeiros, alguns setores não conseguiam competir com produtos importados e implantavam novos planos, novos projetos e negócios em torno de produtos de várias competências. Porém se observarmos o século XVII, perceberemos que já existiam empreendedores em nosso país.

Quando os portugueses perceberam a imensidão do território brasileiro e o grande potencial de exploração e a mão de obra escrava, passaram a ocupar essas terras e dividi-las aos cidadãos portugueses. Entre os homens que foram empreendedores, destacamos Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.

Ele foi responsável pela fabricação de caldeiras de máquinas a vapor, engenhos de açúcar, guindastes, prensas, armas e tubos para encanamentos de água. Também foi responsável pela implantação de organização de companhias de navegação a vapor no Rio Grande do Sul e Amazonas, implantação da primeira ferrovia brasileira entre Petrópolis e o Rio de Janeiro e implantação da companhia de gás para iluminação pública do Rio de Janeiro. Seu legado foi tão grande que ainda hoje é reconhecido como um dos primeiros grandes empreendedores do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (87 Kb)   pdf (626.3 Kb)   docx (84 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com