TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GESTÃO QUALIDADE

Por:   •  13/3/2019  •  Artigo  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO DE GESTÃO QUALIDADE
Disciplina: KAIZEN







            Artigo apresentado com o requisito de conclusão do               Curso de Gestão de Qualidade na Escola Estadual João Carlos Flores em Campo Grande/MS

Jadson  brum dos santos

Marcelo de Souza nascimento

Kelly Cardoso da silva

Valéria Fernanda

RESUMO

De origem japonesa o KAISEN, (KAI = mudança, ZEN = melhor ou “mudança para Melhor”), refere-se à filosofia ou modos que incidem sobre a melhoria contínua dos processos de manufatura, engenharia, gestão de negócios ou qualquer processo, abrangendo áreas como, saúde, governos, finanças e indústrias onde teve inicio sua inspiração e uso. Quando usado no sentido de negócio e aplicado no local de trabalho, o KAIZEN interfere nas atividades que exige melhoria continua em todas os processos e envolve todos os funcionários, desde o líder ao colaboradores de base. Também se aplica a outros processos, como compra e logística, organizando o trabalho que cruzando fronteiras podendo agregar e expandir a idéia KAIZEN a outras empresas.  Ao melhorar as atividades e processos padronizados o KAIZEN tem como objetivo eliminar o desperdício de tempo e recursos.

ABSTRACT

Of Japanese origin KAISEN, (KAI = change, ZEN = better or "change to
Best "), refers to the philosophy or modes that focus on the continuous improvement of manufacturing processes, engineering, business management or any process,
areas such as health, governments, finance and industries
inspiration and use. When used in the business sense and applied in the workplace, KAIZEN interferes with activities that require continuous improvement in all processes and
involves all employees, from the leader to the grassroots employees. It also applies to other processes such as buying and logistics, organizing work that crosses borders and can aggregate and expand the KAIZEN idea to other companies. By improving standardized activities and processes, KAIZEN aims to eliminate wasted time and resources.

Palavras - chavesꓽ KAIZEN, melhoria continua, valorização do Ser humano, ferramenta de administração no trabalho.

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, a alta exigência e instabilidade do mercado e economia de recursos estão modificando a modo de gestão em várias empresas. Percebe-se que algumas empresas estão conseguindo se adaptar a esse novo modelo. Outras, no entanto, encontram dificuldades em acompanhar essas mudanças, tornando seu modo de gestão obsoleto. Diante deste cenário, se torna cada vez mais importante as empresas buscarem ferramentas e técnicas que auxiliem no processo de gerenciamento. No segmento automobilistico, por exemplo, a entrada de produtos importados, com preços muito baixos, acaba tornando a competição quase desleal com os produtos nacionais. Assim, a utilização de ferramentas e estratégias que proporcionem a redução de custos operacionais nas empresas pode fazer a diferença perante a concorrência. Nesse contexto, o  a implantação de uma ferramenta de gerenciamento torna um instrumento fundamental e   indispensavel, pois envolve aspectos financeiros como redução de custos, estocagem, comportamento pessoal e emocional, além de aspectos organizacionais. uma vez que envolve o comprometimento e a integração de toda cadeia produtiva. Portanto, desenvolver ferramentas e buscar um padrão de melhoria continua.

                                                                                                                       

METODOLOGIA

O KAIZEN é um método de melhoria contínua, foi criado na década de 50  no Japão Nessa época o país passava por grande dificuldade econômica E com poucos recursos naturais , uma vez que havia perdido a guerra e suas empresas  precisavam crescer, mas não havia capital para ser investido e não havia a possibilidade de incentivo por parte do governo. As empresas japonesas precisavam produzir com qualidade e trabalhar se adaptando as novas leis trabalhistas criadas no pós-guerra. Com preços competitivos, mas não haviam máquinas sofisticadas ou automáticas como nas empresas Americanas. Os japoneses viram então a necessidade de se tornarem mais criativos na área de produção para serem mais competitivos no mercado. [pic 1]

O japonês Massaki Imai na época formado em relações internacionais pela universidade de Tóquio criou este conceito que após ser implantado pela primeira vez na Toyota, fundou o KAIZEN Institute em Austin, Texas, que em 1986 ganhou o mundo . A Teoria Clássica da Administração de Taylor contribuiu para que os japoneses criassem o Kaizen.

[pic 2]

No KAIZEN o mais importante é o recurso humano independente da tecnologia e a quantidade de investimento a ser aplicada, a melhoria continua vem de pessoas engajadas e todas a pessoas podem contribuir para melhorar seu ambiente de trabalho.

 O KAIZEN esta ligado diretamente a mudanças, pois sem mudanças não ha melhorias. É sugerido que todo dia ao menos uma melhoria seja feita, para isso e preciso muita atenção aos detalhes do dia-a-dia.

10 mandamentos do KAIZEN

1 – Eliminar desperdício: sendo este o inimigo numero um.

2 – Melhorias graduais feitas continuadamente.

3 - Envolvimento de todos os funcionários: desde o gestante do topo, intermediários ate o pessoal de base. A metodologia não é elitista.

4 – Estratégia de baixo custo: o aumento da produtividade deve ser feita sem investimentos significativos, não se deve aplicar somas astronômicas em tecnologias.

5 – Aplicar em todos os lugares.

6 – Transparência: apóie-se numa gestão visual, numa total transparência de procedimentos, processos e valores e torne os problemas e desperdícios visíveis aos olhos de todos.

7 – Atenção no que agrega valor.

8 – Orienta-se para o processo.

9 - Prioridade para as pessoas: acredita que o esforço principal de melhoria deve vir de uma nova mentalidade e estilo de trabalho das pessoas, orientação pessoal para qualidade, trabalho em equipe, cultivo da sabedoria, elevação da moral, círculos de qualidade e práticas de sugestões individuais e de grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (221.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com