TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTAO HOSPITALAR

Por:   •  4/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTAO HOSPITALAR

PÓLO - UNIDERP/Anhanguera Guajajaras – Belo Horizonte

AUTORA

MARIANA OLIVEIRA SILVA – RA: 1299150545

TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR I

CASES DE GESTAO HOSPITALAR

Belo Horizonte / MG

26/10/2018

MARIANA OLIVEIRA SILVA – RA: 1299150545

TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR I

CASES DE GESTAO HOSPITALAR

Relatório final de Tecnologia em Gestão

Hospitalar I – Cases de Gestão Hospitalar

 Aplicado aos cursos superiores de tecnologia

 em Gestão Hospitalar, para avaliação,

Tutor online JOÃO VALDIVINO

 LIMA FERREIRA.

Belo Horizonte / MG

26/10/2018

SUMÁRIO

Resumo

4

Introdução

4

Etapa 01 – Apresentação

5

Pontos Fracos e pontos fortes

6

Tecnologias de gestão x melhora do desempenho do hospital

6

Modelo organizacional x melhoria do centro cirúrgico

6

Estudo de caso

7

Proposta para melhorar o serviço

7

Estratégias para melhorar o serviço

8

Considerações Finais

8

Referência Bibliográfica

9


RESUMO

O tempo e as influências do ambiente externo são fatores que modificam comportamentos de uma população. Estes novos hábitos influenciaram nas transformações de características epidemiológicas na população, impactando também na rotina e estrutura organizacional dos hospitais. Estas adaptações que o hospital passou visam fortalecer e manter-se no mercado, e para isto tornou-se necessário profissionalizar sua gestão. Assim no ambiente do branco estéril, adotou conceitos tradicionalmente utilizados no ambiente empresarial. Conhecer estas tecnologias impacta no uso correto das mesmas, sendo este uso racional e planejado pode ser uma forte estratégia para fortalecimento e consolidação do hospital no mercado. Atualmente as pessoas e as organizações são cada vez mais dependentes de tecnologias que garantam sua competitividade e sobrevivência no mercado turbulento como o brasileiro conhecer as principais tecnologias e ferramentas de gestão da atualidade e também as demandas necessárias são itens indispensáveis para que o gestor possa atuar com consciência trazendo uma visão aprofundada e ampla do assunto em questão, sendo este fator decisivo para sua gestão e principalmente para o hospital. O conhecimento das ferramentas da gestão de qualidade e a integração dos diversos tipos de programas é de suma importância para as organizações alcançarem suas metas e seus objetivos surpreendendo as expectativas de seus clientes externos e internos. As ações devem ser planejadas visando otimização de recursos e garantindo a qualidade do serviço a usuários e pacientes.

Palavras-Chave:  Gestão. Ferramentas. Hospitais.

INTRODUÇÃO

O sistema de saúde brasileiro, embora bem idealizado, caracteriza-se pela precariedade de serviço, por erros de procedimento, tempo de espera excessivo, e em alguns casos falta de qualificação profissional. Visando superar estes desafios a perfeita execução da saúde como planejada pela lei 8080 e 8142, as instituições de saúde vem investido em

Programas e de Sistema de Gestão da Qualidade. Segundo SILVA 2006, o crescimento populacional está diretamente relacionado ao aumento da demanda por serviços de saúde. Além de alterações da demanda, houveram mudanças na forma de tratamento, visto que anteriormente eram feitos no domicilio do paciente, e passou a ser feitos em hospitais visando atender à crescente demanda num local centralizado com equipe multidisciplinar. Os hospitais são instituições complexas onde se observam atividades gerenciais e técnicas com ações de prevenção, tratamento e diagnostico, podendo ocorrer atividades de pesquisa, ensino e extensão, dependendo da funcionalidade do hospital (hospitais escola). Para seu bom funcionamento com custos mais baixos, é necessária equipe multidisciplinar, de médicos a auxiliares de limpeza, e também é fundamental um profissional capacitado para fazer a gestão da instituição como um todo que planeje as atividades de forma integrada, primando a articulação informações e das equipes técnicas, já que falhas de comunicação pode acarretar em falhas na prestação de serviços e gestão interna.

ETAPA 1   - Apresentação

As tecnologias de gestão são ferramentas importantes para garantia do sucesso das empresas. Empowerment, Reengenharia, Benchmarking, são tecnologias de gestão conhecidas como modernas porque sua utilização no Brasil tomou forte expressão a partir da última década do século passado. Além destas muitas surgem a todo momento, isto se dá em função da rapidez com que as informações trocadas via internet e outras tecnologias são disseminadas nas organizações e mundo a fora.

Benchmarking é usado por empresas que visam melhorar sua gestão por meio de contínuos e sistemáticos levantamentos, comparações, e analises praticas, de processos produtos e serviços em relação as empresas que são reconhecidas como representantes daquele setor em melhores práticas. Este processo deve ser bem planejado pois seu objetivo está ligado a melhoria da organização visando torna-la mais competitiva e melhora-la como um todo. É aplicada na pratica e nos produtos e usam como base de comparação as líderes do setor e concorrentes. Já a Open-Book Management (Gerenciamento com o livro aberto), é um modelo de gestão cuja ideia é a transparência total, ela envolve as pessoas e cria um senso de corresponsabilidade pelo sucesso da empresa. Apresenta a todos os resultados, partilha a responsabilidade pelo alcance de metas e resultados. É comumente ligada a maior eficiência no trabalho pois os funcionários passam a ser corresponsáveis. Usa fortemente de diálogo e comunicação livre, analise SWOT bem elaborada, e estende-se a todos os colaboradores.  A Reengenharia é a adoção de mudanças um pouco mais radicais, já que redesenha processos de trabalho, e visam melhorar de forma drástica a eficácia da empresa em diversos aspectos como custos, qualidade, serviço e velocidade. Hoje a reengenharia aparece como um divisor de aguas: antes e depois da reengenharia, antes quando as empresas eram gerenciadas com base nas tarefas, e depois, quando os clientes ganham sua real importância para as empresas melhorarem o desempenho organizacional e por último o Empowerment é uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poder, de autonomia para tomada de decisões. Parte da ideia de dar as pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permite tomar decisões e participar ativamente da organização. As equipes passam a não dependem de supervisão permanente já que são autodirigidas, ou seja, dividi poder com todos e reduzi o controle centralizado. Esta autonomia, ou delegação de poder deve ser feito de maneira organizada para que os colaboradores tenham real condição de agir como responsabilidade, e serem intra-empreendedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com