TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  1/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Campus GAMA

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Tema:

Fundamentos da administração

Tecnicas de informática

Comuicação empresarial

Turma 1° sem./2019

Aline Lima Ribeiro  RA 1515181

Gama-DF

2019

Introdução

         A finalidade deste trabalho é estudar as formas adotadas pela empresa Núcleos Centro de Medicina Nuclear. Para realizar tarefas do dia a dia com os fundamentos da administração; neste fundamento iremos abordar temas como a constituição da empresa, seu ramo de atividade e as práticas de organização e liderança e o seu estilo de administração. Bem como sua missão, visão e valores.

Dentro desse contexto falaremos da comunicação empresarial onde serão estudadas as principais formas de comunicação da empresa como, comunicação interna e externa e como a empresa usa esses meios para atingir o publico alvo e o que representa a comunicação dentro da empresa.

Nas técnicas de informática iremos explanar como essa técnica tem ajudado a empresa em suas atividades, melhorando as formas de comunicação com clientes, funcionários e convênios, gerenciamento de equipe e de dados. E quais são os meios mais utilizados.

   

  1. Fundamentos da administração

A definição de administração: ‘’consiste em tomar decisões relativas ao estabelecimento de objetivos estratégicos, táticos e operacionais, elaboração de estratégias de curto, médio e longo prazo e criação de sinergia entre as partes organizacionais, visando atingir os objetivos organizacionais. As estratégias consistem na alocação de recursos necessários: recursos humanos, materiais e tecnológicos, que serão comandados por pessoas de forma a atingir a eficácia, alcance dos objetivos, por meio da eficiência, aplicação dos recursos’’.

         A empresa do projeto tem razão social: Núcleos Centro de Medicina Nuclear Ltda. Fundada pelo médico Dr. Ênio de Freitas Gomes está no mercado há mais de 40 anos, atualmente conta com 6 filiais na região e um quadro de colaboradores de aproximadamente 150 funcionários. Seu ramo de atuação é prestação de serviços médicos em saúde oferecendo exames e terapias oncológicas. Sua principal concorrente é a empresa IMEB Imagens médicas de Brasília,

No que diz respeito a organizacional, existe uma organização funcional, que tem base na divisão da alta administração, da direção e das chefias por funções. Divididas em setores assim sendo temos o supervisor de recepção, de enfermagem e supervisor de laboratório. As atividades são agrupadas de acordo com as funções da organização.

Segundo Davis (1992) (...) sem eles os líderes, uma organização seria apenas uma confusão de pessoas e máquinas, do mesmo modo que uma orquestra sem maestro será somente músicos e instrumentos. A orquestra, como as organizações, requerem lideranças para desenvolver ao máximo seus preciosos ativos.

O estilo de liderança na empresa estudada é democratizado, a presença do líder entre seus subordinados é constante, dando espaço nas decisões a serem tomadas. As normas, regras e procedimentos normais são reduzidos, a prática da autogestão e autocontrole é incentivada pelo líder, liberando-o da necessidade de exercer um controle maior sobre o liderado.

Por ser uma empresa familiar, administrada por médicos o estilo de gestão é pouco adequado, já que os mesmos não contam com a formação necessária para o êxito da administração.

 A missão dessa empresa busca prestar serviços de excelência e humanizados em Medicina Nuclear e Radiologia proporcionando desenvolvimento para os colaboradores, resolutividade para os clientes e resultado para os acionistas.

Sua visão almeja ser referencia técnico-cientifica nacional e conquistar a liderança do mercado regional em Medicina Nuclear, ampliando a atuação na Radiologia e expandir para outros estados, até 2024.

         E por fim seus valores competem:

  • Ética
  • Inovação
  • Excelência
  • Valorização do ser humano
  • Responsabilidade socioambiental

Em relação a responsabilidade socioambiental podemos destacar que a empresa adotou alguns meios: utiliza papéis recicláveis na impressão de resultados de exames, cada colaborador utiliza xícara para que não haja acumulo de copos descartáveis  e por fim a empresa trabalha com uma outra empresa terceirizada na coleta de lixo e resíduos.

Durante o ano realiza ações sócias em benefício de instituições, realizando campanha do agasalho, brinquedos para o dia das crianças dentre outras campanhas.

  1. Comunicação empresarial

Em se tratando de comunicação, a empresa vê a comunicação empresarial como uma poderosa ferramenta para um bom atendimento, além de harmonizar a convivência profissional entre os colaboradores e administradores, visando o perfeito funcionamento para alcançar o sucesso da empresa.

A comunicação empresarial é uma verdadeira guerra com várias frentes de batalha:a frente da batalha voltada para mostrar que a empresa tem uma relação de respeito com a natureza, visando sobretudoa sua preservação (se você quiser, pode chamar de frente de batalha ecológica); a frente da batalha para manter e coonquistar novos consumidores;a frente da batalha da comunicação interna, dirigida para os imensos exercitos de trabalhadores engravatados e de uniformes que constituem os recursos humanos das empresas modernas; a frente de batalha das complicadas relações com os governos e os políticos, ou seja o lobby empresarial.E a grande frente de batalha da propaganda e da promoção de produtos.(Nassar e Figueiredo 2006, p.20).

         Entre os canais de comunicação interna os mais utilizados na empresa estudada, são as CI (circulares) aonde são repassadas informações aos colaboradores a cerca de diversas assuntos, a intranet, o mural de informações e também por convocações de reuniões aonde são discutidas novos procedimentos a serem adotados e metodos de trabalho. A comunicação interpessoal, entre a equipe de um determinado setor é bastante eficiente.

                                      O pesquisador Matos acentua ainda que a comunicação é um fator humanizador para o relacionamento entre a empresa e os colaboradores, uma vez que os funcionários é que vão fazer as mudanças necessárias para atuação em ambiente globalizado, adotando posturas diferenciadas no atendimento ao cliente. (Matos 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (63 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com