TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA RELATÓRIO PIM

Por:   •  9/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 9

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

SOROCABA/2019

Nº.

NOME

RA

01

Amanda Fatima de Oliveira Pinheiro Gregório

1947960

02

03

04

05

06


INTRODUÇÃO

O projeto integrado multidisciplinar (PIM) busca desenvolver de forma práticas os conhecimentos teóricos aprendidos no decorrer das disciplinas do curso baseados na integração multidisciplinar. Este segundo PIM envolve as disciplinas de Economia de Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada.

Esta pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa onde buscou-se entender os valores da organização e de que forma as disciplinas estudadas no curso se relacionam com o contexto real da empresa. Além disso, utilizou-se como abordagem de pesquisa a pesquisa estudo de caso, pesquisa esta que o pesquisador busca entender e revelar por meio das pesquisas os diversos aspectos de uma organização tal como ela é (FONSECA, 2002).

Para realizar este estudo de caso aplicando os conceitos das disciplinas estudadas neste semestre, escolheu-se a empresa MattheisBorg como objeto de análise.

A MATTHEIS BORG nasceu em 1985 em Petrópolis por meio da iniciativa do Sr. Guilherme Loewe. Inicialmente a empresa era denominada como “Fábrica Nacional de Cravos para Ferraduras”, onde as máquinas para a construção de cravos para ferraduras eram movidas por um antigo locomóvel alimentado a lenha e a carvão (MATTHEISBORG, 2019).

Depois de passar por várias denominações e pela fabricação de outros produtos como arestas quadradas, taxas e pregos, a empresa, no ano de 1978, especializou-se na fabricação e comercialização de cravos para ferrar animais, passando a chamar-se MATTHEIS BORG, associação dos nomes dos continuadores da obra de Loewe. A MATTHEIS BORG pauta suas ações em quatro valores: Paixão, Inovação, Comprometimento e Colaboração (MUSTAD, 2019).

Nos capítulos subsequentes serão apresentados os resultados das análises de economia de mercado, recursos materiais e patrimoniais e matemática aplicada que foram realizadas tendo como base os conceitos das disciplinas estudadas e as características da organização.


  1. ECONOMIA DE MERCADO

Uma das definições de economia explicitada em Wessels (2010, p. 9) indica que a:

“Economia é o estudo de como as pessoas tomam decisões em face daescassez e, por sua vez, coordenam suas decisões por meio dos preços. Procura explicar o mistério de como indivíduos que nunca se comunicam diretamente entre si, que podem estar vivendo em lados opostos do mundo e que podem nem mesmo gostar uns dos outros se vierem a se conhecer, ainda são capazes de produzir e trocar os bens que cada um deseja. Ela procura examinar como bilhões e bilhões de decisõessão tomadas de formaindependente e, no entanto, são reunidas no mercado em uma forma harmoniosa e coordenada”.

Tendo esta definição como base e também os conceitos aprendidos durante o curso de economia e mercado realizou-se uma análise microeconômica da MATTHEISBORG e também macroeconômica do contexto em que a empresa opera. Estas análises são apresentadas a seguir.

  1. Análise Microeconômica

Em relação a oferta e demanda, a empresa estudada não forneceu gráficos e tabelas contendo os valores absolutos de oferta e demanda do mercado. No entanto, ao analisar atividade da empresa percebe-se que existe uma alta demanda seguida por alta oferta de produtos por meio da MATTHEISBORG.

O valor mínimo para se realizar um pedido é R$ 1.200, no entanto, em geral, os clientes fazem compras em valores altos, visto que, a empresa oferece um atendimento a distância por meio do setor comercial que efetua ligações, envia e-mails e realiza chamadas de vídeos com os clientes interessados. Por meio deste atendimento, o cliente aproveita para efetuar a compra de todos os produtos de interesse de uma única vez para aproveitar um mesmo valor de frete, que em compras grandes pode chegar a um valor bem reduzido.

Em conversas com o departamento comercial, os vendedores indicaram que cada cliente possui um perfil de compra e por isso é difícil identificar um padrão geral de como ocorrem as compras, no entanto, alguns afirmam que em geral os pedidos possuem uma média de valor de R$ 3.000. A oferta sempre é alta, visto que a MATTHEISBORG já possui estoques para os produtos baseados em anos anteriores, o que faz com que quase sempre se atenda facilmente a demanda de clientes. Em meses onde a demanda acaba sendo maior, é realizada a encomenda do produto desejado para o cliente.

A MATTHEISBORG é uma das líderes do mercado, no entanto possui várias concorrentes onde destacam-se a FERRADURAS BRASIL e a FERRADURAS CAXIAS, visto que estas empresas comercializam os mesmos produtos a preços mais baixos.

O diferencial da MATTHEISBORG está na oferta de treinamentos para os clientes que estão realizando suas compras, sendo que em alguns casos estes treinamentos podem ser oferecidos como cortesia para clientes de alto padrão. Esta característica faz com que diversos clientes optem pelos produtos mesmo com o preço mais alto, visto que podem facilmente encontrar um curso ministrado por um profissional qualificado de diversas técnicas do ramo em que atuam.

Além deste diferencial, a MATTHEISBORG possui um departamento de marketing sempre atuante para que clientes possam conhecer a empresa e se interessem pelos produtos, este marketing é realizado também pelos vendedores por meio do WhatsApp e de outros canais para que clientes antigos possam conhecer as promoções da empresa.

Os clientes da MATTHEISBORG são em sua totalidade Brasileiros, residentes no Brasil e a empresa atua com a comercialização de bens (que são os produtos como ferraduras) e serviços (que são os treinamentos que a empresa eventualmente oferece para seus clientes). Em geral os clientes são pertencentes a classe média (B) e são trabalhadores e empresários que compram para revenda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com