TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II RELATÓRIO FINAL

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.821 Palavras (16 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

POLO DE BELO HORIZONTE (MG) – UNIDADE 1

2º BIMESTRE - 2º SEMESTRE

RELATÓRIO PARCIAL

JOSÉ GETÚLIO DE SOUZA                RA 8742156489

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II

RELATÓRIO FINAL

PROFESSOR-TUTOR EAD LEONARDO TAKAMASA OTSUKA

BELO HORIZONTE/MG

2014


JOSÉ GETÚLIO DE SOUZA                RA 8742156489

ENSAIO ACADÊMICO - DE QUE MANEIRA AS ORGANIZAÇÕES ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO PODEM SE ANTECIPAR AOS IMPACTOS CAUSADOS NO MEIO AMBIENTE POR MEIO DA ATIVIDADE FIM DA ORGANIZAÇÃO. COMO O DIREITO EMPRESARIAL ATUA EM RELAÇÃO ÀS RESPONSABILIDADES DA ORGANIZAÇÃO NESTA ÁREA.

Projeto Interdisciplinar II apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, no Curso de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação do Professor-Tutor a Distância Leonardo Otsuka.

BELO HORIZONTE/MG

2014


RESUMO

O trabalho que ora se apresenta tem por objetivo apresentar alternativas de bom funcionamento de uma empresa, visando à sua adequação às exigências do mercado atual, com certificações confiáveis, respeito ao meio ambiente e aos seus consumidores finais.

Utilizou-se como base para este trabalho, Desafio Profissional apresentado no 2º Bimestre deste 2º Semestre, por meio do qual recomendou-se ao Grupo INOXBEL CALDEIRARIA INDUSTRIAL a adoção de procedimentos visando a melhora de seu desempenho no mercado, com a adoção do Modelo de Excelência de Gestão,  com a sugestão de familiarização e posterior utilização de metodologias tais como: Trilogia de Juran (Melhoramento, Planejamento e Controle da Qualidade), PDCA (maiores clareza e agilidade nos processos envolvidos na execução da gestão) e Balanced Scorecard (definição de metas e estratégias).

Os modelos apresentados ao Grupo INOXBEL são utilizados por diversas empresas, e apresentam resultados positivos quanto à melhora no controle dos processos das empresas, redução de gastos no final dos processos, bem como causam menos prejuízos ao meio ambiente; o que, de quebra, promove a imagem das empresas junto à sociedade, que será o consumidor final.

Não podemos nos esquecer dos critérios de excelência que também foram indicados ao Grupo INOXBEL, num total de oito: Liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Tais critérios, se adotados corretamente, agregam eficácia e eficiência às organizações.

Foram enumerados também os impactos ambientais, bem como as devidas e necessárias medidas a serem adotadas, visando não causar ou causar o mínimo possível de prejuízos ao meio ambiente, à sociedade e ao consumidor final; lembrando que hoje isto é exigência para que a empresa seja bem aceita no mercado.

Espera-se que o trabalho aqui apresentado emita com clareza o que se tentou repassar por meio do Desafio Profissional acima citado, e que sane as dúvidas que porventura possam existir.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                  04

1. SITUAÇÃO PROBLEMA                                                                  04 a 07

2. ENSAIO ACADÊMICO                                                                  08 a 15

CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                          15

REFERÊNCIAS                                                                                 16  


INTRODUÇÃO

Apresento aqui o meu entendimento sobre os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas no 2º bimestre: Direito Empresarial, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Tecnologias de Gestão.

Tirei como principal conteúdo apresentado a necessidade que temos todos: população, sociedade civil e organizações governamentais e não governamentais, de nos preocuparmos com o meio, o mundo em que vivemos. Necessária a preservação do meio ambiente, das riquezas naturais, do clima, enfim do ar que respiramos. Mesmo que todos não se conscientizem, temos que fazer a nossa parte. Afinal, se as coisas continuarem do jeito que estão, as nossas fontes essenciais para a preservação da raça humana irão se acabar, e, por conseguinte, o nosso planeta, culminando com o fim da raça humana.

Assim, o que aqui se apresenta tem o objetivo maior de conscientização, visando à preservação do meio ambiente, essencial à sobrevivência humana.

1. SITUAÇÃO PROBLEMA

De que maneira as organizações através das tecnologias de gestão podem se antecipar aos impactos causados no meio ambiente por meio da atividade fim da organização. Como o direito empresarial atua em relação às responsabilidades da organização nesta área?

A organização tem que avaliar quais os possíveis estragos que sua atividade fim pode trazer para o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (414.9 Kb)   docx (140.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com