TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campo e Abordagem Antropológico

Por:   •  5/5/2022  •  Abstract  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

Como surgiu a Antropologia como ciência social no século XIX e qual era então seu objeto de estudo? (pp. 7 - 8).

O ser humano é observador e curioso por natureza, nos quatro cantos do mundo, desde sempre o homem questionou o próximo e a si mesmo. A partir do século XIX esse nosso hábito passaria a ser uma ciência, chamada de Antropologia. O método científico da época baseava-se em um sujeito observador e um objeto observado e na mais nova ciência não seria diferente. A distância que houve foi a geográfica, as sociedades ditas como primitivas, ou seja, quaisquer sociedades que não fossem norte-americanas e européias, onde é o berço da Antropologia.

Qual foi a crise da Antropologia na passagem do século XIX para o século XX e como ela superou a crise? (pp, 8 - 9).

Ainda no século XIX a Antropologia entra num embate, seu objeto de estudo está morrendo. A sociedade tida como primitiva já não era mais a mesma, estavam se assemelhando muito com o seu observador. Houveram três caminhos para resolverem esse impasse: o primeiro, os antropólogos aceitam o seu fim e se voltam para as outras áreas das ciências humanas; o segundo, eles se voltam para outra área de pesquisa, o camponês, que era ainda tido como selvagem e exótico; e o terceiro, esse caminho não exclui o último, a sua particularidade não seria mais através de um objeto, mas sim de uma nova abordagem epistemológica.

Caracterize a abordagem do homem inteiro apontando seus aspectos principais. (pp. 9 - 12).

O estudo do homem inteiro dá-se por não parcelá-lo, e sim relacionar seus campos de investigação frequentemente separados e divide-se em cinco áreas: a primeira, a antropologia biológica, esta estuda as questões morfológicas e fisiológicas ligadas a um meio ambiente, ela nos permite diferenciar o inato ao adquirido, tendo um papel fundamental para que as relações entre as ciências da vida e as ciências humanas não se rompam; a segunda, a antropologia pré-histórica, como a arqueologia, também estuda nossas matérias (orgânicas e inorgânicas) deixadas abaixo do solo, para então poder reconstituir as sociedades já mortas, tanto sociologicamente quanto culturalmente; a terceira, a antropologia linguística, esta analisa nossas categorias psicoafetivas e psicocognitivas, pois verbalizamos o que sentimos e pensamos, ela também abrange comunicações modernas, como a audiovisual; a quarta, a antropologia psicológica, consiste no estudo do psiquismo humano. Primeiramente os antropólogos devem entender o indivíduo para depois entender o todo, por esse motivo a antropologia psicológica é imprescindível; a quinta, a antropologia social e cultural, nos permite conhecer, de forma abrangente, a fundo todas as áreas da nossa etnia, envolvendo nossos gostos, culturas, crenças.

Caracterize a abordagem do homem em sua totalidade e diversidade, definindo ALTERIDADE e DIVERSIDADE e apontando seus aspectos principais. (pp.12 - 15).

A alteridade determina características do outro, daquilo que é diferente do que vivemos. Na antropologia o eu só pode ser entendido a partir da interação com o outro enquanto a diversidade marca a pluralidade, a diferença e a especificidade dos diferentes grupos étnicos.

Resuma as principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com