TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canais de Distribuição e Distribuição fisica

Por:   •  20/4/2016  •  Seminário  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  1.725 Visualizações

Página 1 de 7

Canais de distribuição e distribuição física

A distribuição física é responsável por entregar aos clientes o que desejam a um custo menor para as empresas, ela cobre etapas que vão desde a saída dos produtos finais das fabricas ate a sua entrega ao consumidor final. Ao termino do processo produtivo, os produtos finais podem ter diversos destinos como um depósito, armazém ou centro de distribuição, bem como um distribuidor ou intermediário (transportadoras, Atacadistas ou varejistas).

Segundo Novais (2001), “Podemos chamar de logística de suprimentos o abastecimento de matéria-prima na manufatura e logística de distribuição, também denominada canal de distribuição, quando se leva o produto acabado para o varejo”.

Canais de distribuição pode ser entendido como todo o percurso que um ou mais produtos ate chegar ao consumidor final, é o modo escolhido pela empresa após um estudo de como os produtos serão distribuídos e como chegarão aos clientes finais.

Esses processos de distribuição dão inicio na organização e escolha de qual tipo de canal será utilizado para a distribuição física dos produtos. A estrutura de distribuição precisa de eficaz em uma empresa para evitar dificuldades em atingir o público-alvo, independente do produto a ser distribuído.

Um fator primordial que dever ser analisado e levado em conta é o consumidor alvo do produto. Os consumidores hoje têm cada vez menos tempo e devido a isso suas atitudes são influentes no ato da compra. Por mais que exista a necessidade de tal produto, no ato da compra a disponibilidade imediata do que se busca é de grande importância para as empresas. Pode-se assim dizer que a Distribuição física tem como principal objetivo fazer com que o produto chegue de maneira eficiente aos consumidores, com o produto certo, no lugar certo, no momento certo, com um nível de serviço desejado buscando a satisfação dos clientes e a um menor custo possível.

Todo um estudo deve ser desenvolvido para essa distribuição física acontecer. Alguns fatores que devem ser analisados a escolha de modais que são utilizados no transporte desses produtos, os tipos de mercados e consumidores que vão desde o perfil do cliente, localização geográfica, poder econômico, entre outros; e o modo escolhido pela empresa de como seus produtos será distribuído e chegará ao cliente final, por isso a Distribuição física tem uma fundamental importância para as empresas, pois esta diretamente ligada aos custos, deve seguir uma linha de menor custo possível em um plano de ação nesse processo.

O transporte é considerado um dos maiores custos e nesse processo de distribuição. Em um produto o valor de transporte pode variar de 30% a 60% do produto, por isso esse custo é sempre agregado ao valor final. Essa atividade vai depender de inúmeros fatores como localização geográfica, disponibilidade/tempo, modal disponível e escolhido para essa distribuição, por isso o custo em transporte é sempre muito variável na distribuição.

A escolha do método de Distribuição física sempre vai depender do produto em questão a ser distribuído e outros fatores de origem e destino desses produtos e o consumo dos mesmos. Alguns tipos de produção devem ser levadas em consideração nesse processo de distribuição, bem como:

- Produção em ritmo acelerado: Essa produção de produtos ocorre principalmente em períodos sazonais ou períodos específicos, onde existe uma necessidade de produção mais rápida e imediata, sempre focando em vendas altas e mais rápidas. Nesse período a distribuição física é voltada para esses produtos que estão com maior visibilidade e que tendem a ter uma procura maior pelos consumidores, como por exemplo a Pascoa e venda de Ovos de chocolates.  

- Produção planejada e esquematizada: Essa produção trata de produtos em geral, onde são considerados os processos logísticos como necessidades dos clientes, um planejamento estratégico, entre outros fatores. São produtos que não exigem uma atividade acelerada na sua produção e distribuição, com isso todo o processo é realizado de maneira organizada e estratégica.

- Produtos de consumo em massa: Essa distribuição física vai processar um segmento mais popular de produtos aos consumidores. A demanda na procura é intensa, pois são produtos de valor acessível, de vendas certas e garantidas. É importante que os produtos estejam à disposição dos clientes com muitos distribuidores e intermediários.

- Produtos especializados para uso técnico: São produtos que tem exclusividade no perfil de clientes, no processo de fabricação, com características diferenciadas na armazenagem, transporte, entre outros fatores singulares. A Distribuição física desses produtos é planejada e estratégica, pois é preciso ter toda uma organização para que não ocorram eventuais transtornos nesse processo ate a entrega do consumidor final.

É preciso analisar o mercado, quais as necessidades dos clientes, a localização geográfica das empresas e do destino de seus produtos, a capacidade de produção entre outros fatores para que seja escolhido qual o melhor canal de distribuição física dos produtos, usando um sistema apropriado com baixos custos e buscando os resultados desejados.

Os métodos de distribuição dos produtos variam de acordo com as necessidades e perfil dos clientes e da empresa, não são específicos e sim variáveis.  Podem ocorrer de forma própria, onde o fabricante possui toda a estrutura necessária para que ocorra essa distribuição (transporte e armazenagem), onde vai arcar com todos os custos desse processo, seja na execução, mão de obra, equipamentos. As empresas são totalmente responsáveis por todo o processo de distribuição e os custos para que os produtos sejam distribuídos ate o consumidor.

Outra forma de distribuição utilizada pelas empresas é através da terceirização da distribuição. Esse método é considerado bastante eficiente, pois o fabricante contrata empresas especialistas nesse processo, ficando isento dos custos se fosse realizar essa tarefa por conta própria. Porem nesse método terceirizado vai existir uma aproximação menor com o cliente.

Existem também distribuidores, agentes ou representante que agem nesse processo de distribuição física assumindo a responsabilidade pela venda dos produtos manufaturados, levando em consideração o perfil dos clientes que pode ser um intermediário.  Nesse caso o valor final do produto aumenta ao final desse processo.

As decisões de distribuição dos produtos aos clientes com relação ao transporte parte após o processo produtivo, onde estará em pauta qual tipo de modal será utilizado, a roteirização e programação dos veículos, gerenciamento e controle de frota e consolidação do embarque.

A seleção do modal mais apropriado se realiza após uma serie de informações coletadas como destino da carga, tempo que se tem disponível, as características do produto, os custos envolvidos, localização do cliente, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com