TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitulo 01 do TCC - Suprimentos

Por:   •  2/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Cadeia de Suprimentos

Esse capítulo fornecerá uma ideia do que é cadeia de suprimentos e com essa base inicial de conhecimento será dado apoio ao relato que ocorrerá no capitulo 3 - Estudo de caso - Relato.

Dando começo então a este capitulo, conforme AYRES (2011), a cadeia de suprimento tem como fonte os três reinos da natureza: o reino animal, o reino vegetal e o reino mineral. Desta forma, devemos ter a consciência de que por mais que tenhamos evoluímos ainda dependemos da natureza, por maior que seja nossa tecnologia, ainda somos dependentes de algo maior do que nos.

Já MARTINS e ALT (2012) afirmam que:

“Cadeia de suprimentos, assim como aconteceu com os seres vivos só poderá continuar se tiver a capacidade de adaptação.

O gerenciamento da cadeia de suprimentos ou supply chain management, como ele é mais conhecido, revolucionou completamente não somente a forma de comprar como também a produção e a distribuição de bens e serviços. Entretanto, em virtude dos sistemas cada vez mais complexos e do crescimento incessante da tecnologia de informação e de gerenciamento, a cadeia de suprimentos continuara revolucionando áreas como a administração de materiais, marketing, vendas e produção, sendo responsável, por exemplo, pela redução do tempo de estocagem e do número de fornecedores e pelo aumento da satisfação de clientes. ”

Conforme CHRISTOPHER (2009) “a gestão da cadeia de suprimentos vem se tornando cada vez mais importante nas empresas, pois hoje não se tem mais competição de empresa para empresa e sim de cadeia para cadeia”. Trata-se de um método de trabalho criado para alinhar as atividades de recebimento, armazenamento, transporte e distribuição de forma a obter a redução de custos, minimizar ciclos e maximizar os valores.

Mencionando novamente AYRES (2011), a gestão da cadeia de suprimento tem como grande objetivo consolidar relacionamentos duradouros, relacionamentos sinérgicos buscando competitividade ao longo de todo o processo.

Pode-se dizer que cadeia de suprimentos trata do processo e movimentação de bens de consumo e matérias primas desde a aquisição, entrega, distribuição interna, produção e entrega para os clientes.

Visando a eficiência em todo processo faz-se necessário uma rede estruturada e organizada, com conexões interdependentes, trabalhando conjuntamente dentro de um regime de cooperação mútua para, assim, gerenciar o fluxo dos itens como um todo. Desta forma pode ser vista claramente a existência de um conjunto de processos articulados de tarefas permanentes para projetar e promover o funcionamento do sistema da cadeia de suprimentos.

Este entrelace é um diferencial cada vez mais marcante e procurado pelos grandes empresários e por quem quer se tornar grande também, pois, uma cadeia de suprimentos bem estruturada com processos claros, distintos, mas muito bem interligados, proporciona um ganho significativo de mercado dando mais espaço para crescimento.

Para aplicar esse sistema, uma empresa necessita não apenas de mudanças técnicas, mas de quebra de paradigmas como o de que “contratar uma pessoa com formação técnica ou superior sai mais caro para uma empresa”, e de conceitos, uma vez que muitas delas têm estruturas familiares. Contudo, o impacto causado pela mudança de processos eleva o ganho de tempo, mas isso só é possível quando feita uma reestruturação consistente.

A evolução da empresa com a ampliação do mercado a ser atendido força essa mudança e a implementação de um novo sistema informatizado é um passo inevitável a ser dado, como por exemplo, códigos de barra, remodelagem de armazenamento, mudança nas equipes, são situações que estão embutidas no aprimoramento da cadeia de suprimento.

Se os processos estão padronizados, haverá agilidade, aumentando, assim, a velocidade de atendimento e, por conseguinte, atingindo o objetivo da cadeia de suprimentos que é alinhar todas as atividades, reduzir custos e controlar os fluxos de materiais e matérias primas, e satisfazendo, desta forma, o consumidor final

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com