TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  10/6/2017  •  Monografia  •  4.696 Palavras (19 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

JAINE GLEISE BARROS CORTES

ARACAJU

2016

[pic 2]

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Jaíne Gleise Barros Côrtes

                

TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO APRESENTADO A UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO.

ORIENTADOR: Prof. Dr.ª Maria Stela Antunes da Silva

ARACAJU

2016

RESUMO

O gerenciamento da cadeia de suprimentos tem se tornado fator chave na busca por eficiência dos processos, sendo vista com mais atenção por parte dos administradores de empresas que buscam se manter no mercado com vantagem em relação aos concorrentes. Assim o presente trabalho tem por objetivo mostrar que não só em grandes corporações, mas que também em micro e pequena empresas a GCS tem extrema importância e que a sua implementação proporciona um melhor resultado conduzindo a uma maior competitividade no mercado de atuação e também processos que ajudaram a um melhor desempenho ao longo da cadeia . Na elaboração da pesquisa o foco utilizado foi as MPEs de maneira específica por ser menos estudado e obter um aprofundamento para futuros estudos sendo cumprindo todos os objetivos apresentados.

PALAVRAS-CHAVE: Gerenciamento; Cadeia de suprimentos; MPEs

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................5

2. REFERENCIAL TEÓRICO ...............................................................................7

2.1. Gerenciamento da cadeia de suprimentos ....................................................7

2.2. Conceito de micro e pequenas empresas......................................................9

3.  CADEIA DE SUPRIMENTOS .........................................................................12

3.2. Importância....................................................................................................12

3.3. Estruturação ..................................................................................................13

3.4. Implementação ..............................................................................................14

3.5. Processos chaves do negócio .......................................................................15

 3.5.1. Gestão das relações com os fornecedores ...............................................15

 3.5.2. Gestão da demanda ..................................................................................16

 3.5.3. Gestão do relacionamento com o cliente ..................................................16

 3.5.4. Atendimento dos pedidos ..........................................................................17

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS (CONCLUSAO)....................................................17

5. REFERÊNCIAS ................................................................................................19


INTRODUÇÃO

É correto afirmar que o ambiente competitivo vive em constantes mudanças, atualmente presencia-se uma dinâmica de mercado nova, onde a competição entre organizações de forma isolada e independente já não se faz mais presente, isso se deve ao fato do ciclo de vida curto dos produtos e maiores expectativas do cliente. Com a constante evolução da tecnologia, os produtos passaram a ter um tempo de vida mais curto, a serem substituídos por outro equivalente ou melhor e a não utilização por parte do consumidor.

O principal foco das organizações para sobreviverem no mercado é tentar ultrapassar as expectativas do cliente através da criação de valor e gerenciamento dos seus processos internos, reconhecendo que é por meio de suas capacidades e competências que elas concorrem. Por conta disso a gestão da cadeia de suprimentos passou a ter papel fundamental e estratégico na competitividade entre empresas fazendo com que o desempenho de alto nível fosse alcançado a um custo mais baixo, comprometendo apenas pequena parte dos recursos financeiros. Sendo o desafio principal a otimização de todas as partes que constituem a cadeia, gerando assim competição entre as várias cadeias não apenas entre empresas independentes. Nessa nova ordem os produtos podem ser atendidos de maneira rápida, de forma planejada, conseguindo assim um alinhamento estratégico onde as estratégias competitivas e da cadeia de suprimentos caminham em uma mesma direção.

Alcançar uma vantagem tem sido a preocupação de toda organização, pois já não é mais considerado como diferencial competitivo apenas os produtos por sua qualidade e uma produção eficiente. Com isso as empresas foram forçadas a concentrar seus esforços na cadeia de suprimentos, através do seu gerenciamento utilizado para buscar maiores lucros, redução de custos e participação nos mercados para tornar-se superior aos concorrentes. Embora o grande foco das pesquisas sejam as grandes empresas, as micro e pequenas são partes complementares pois atuam como fornecedores de primeira e segunda camada para as grandes empresas. Dessa maneira o presente trabalho visa conceituar micro e pequenas empresas segundo legislações e autores renomados, identificar a importância e estrutura da gestão da cadeia de suprimentos e reconhecer como implementar  a Supply Chain Management.

A partir do seguinte estudo nos leva a pensar da seguinte forma a gestão eficaz da cadeia de suprimentos é de fundamental importância dentro da organização? Ela pode fazer com que haja vantagem em relação aos seus concorrentes?  

Para compor o presente trabalho foi feita pesquisa exploratória, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. Para analisar os fatos do ponto de vista empírico foram utilizados os procedimentos de pesquisa bibliográfica com a utilização de artigos, livros e sites sobre o assunto abordado, colocando o pesquisador a aprofundar os conhecimentos já adquiridos a respeito do tema, proporcionando o entendimento sob nova perspectiva ou conclusões inéditas. Quanto a natureza foi classificada como pesquisa qualitativa onde foi proporcionado o aprofundamento das questões relacionadas ao objeto em estudo, tentando captar aparência e essências, explicando sua origem, relações e mudanças, e demostrando consequências futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (235.1 Kb)   docx (69.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com