TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc introdução e primeiro capitulo

Por:   •  3/11/2015  •  Monografia  •  7.775 Palavras (32 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 32

UNIP- Universidade Paulista

Educação a Distância

Curso: Pedagogia

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Adolfo dos Santos RA: 1127334

Elisete dos Santos RA: 1303877

Sabrina Simões Areia Carneiro RA: 1406397

POLO

Ferraz de Vasconcelos

2015

Sumário

INTRODUÇÃO        

O SURGIMENTO DAS BRINQUEDOTECAS NO BRASIL        

1.1 A Importância De Um Espaço Estruturado Para O Brincar.        

Espaço Lúdico De Educação E Lazer        

BRINQUEDOTECAS NA ESCOLA.        

2.1 O Espaço Lúdico da Brinquedoteca.        

2.2 A Proposta Do Brincar Na Educação Infantil        

BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS.        

Conceitos de Jogo, Brinquedo e Brincadeira.        

A intervenção do Professor e a motivação para o Brincar.        

1.4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

LISTA DE IMAGENS

Imagem 1- Brincadeira coletiva......................................................................10

Imagem 2- Brincadeira coletiva......................................................................12

RESUMO

Esta proposta de trabalho trata-se de um assunto primordial na educação infantil, que é a Importância da Brinquedoteca no ambiente escolar, tendo como alguns dos objetivos a verificação da necessidade de termos esse espaço nas escolas, como mais uma alternativa para a construção mediadora da aprendizagem, pois o lúdico deve ser uma ferramenta que vai auxiliar o professor no dia a dia. Considera-se a Brinquedoteca no ambiente educacional, como um espaço que está voltado para brincadeiras tradicionais, modernas, leituras, brinquedos pedagógicos, com uma função lúdica que não necessite tanto da ação do docente, mas que possibilite o aluno através das experiências adquirirem o ensino aprendizado com o grupo. Para levantar essa questão da importância da brinquedoteca, foi levantado um estudo através de uma pesquisa bibliográfica, faz se necessário enriquecer o conhecimento tendo com contribuições teóricas de vários autores, como Friedmann e kishimoto entre outros, ressaltando que existe uma gama muito grande de materiais e teóricos que abordam o assunto, defendendo a Importância da Brinquedoteca e consequentemente o lúdico na vida de qualquer criança. A criação da Brinquedoteca foi um marco legitimador e histórico do brincar para a criança.

Palavra Chave: Brinquedoteca, Ambiente Escolar, ludicidade, Aprendizagem, Ferramenta Pedagógica.

ABSTRAT

This work proposal it is a primary issue in early childhood education, which is the Toy of importance in the school environment, and as some of the objectives to verify the necessity of having this space in schools as an alternative to the mediator construction learning because the playfulness should be a tool that will help the teacher on a daily basis. It is considered a toy library in the educational environment, as a space that is facing traditional games, modern, readings, educational toys; with a playful function that does not require much of the teaching activities, but that allows the student through the experiences acquire teaching learning with the group. To raise the issue of the importance of playroom, a study was raised through a literature review, it is necessary to enrich the knowledge having with theoretical contributions of several authors like Friedmann and Kishimoto among others, pointing out that there is a wide range of materials and theorists who address the issue, defending the importance of Toy and consequently the playfulness in the life of any child. The creation of the toy library was a legitimizing and historic milestone of playing for children.

Keyword: Toy, School Environment, playfulness, Learning, Teaching Tool.


INTRODUÇÃO

Escolhemos esse tema, para abordarmos que existem outras formas pedagógicas de ensino aprendizagem fora da sala de aula, com jogos, brincadeiras, assim permitindo que as crianças se desenvolvam com os colegas, ajudando uns aos outros, sem que a professor (a) os auxiliem a todo o instante. Valorizando o momento do brincar despertando o desenvolvimento, cognitivo, psicomotor, socioafetivo, psicológico da criança.

Tendo em vista um ambiente seguro onde as crianças se desenvolvam com confiança dentro da sala, levando em conta que tanto o equipamento material como recursos que estiverem a disposição do grupo, estejam de acordo com suas características de desenvolvimento e aprendizado, para que passam ser manipulados de forma autônoma por elas. A Brincadeira livre faz com que a criança seja liberada de qualquer pressão. Entretanto isso vai depender da orientação, a mediação com o adulto, que dará a ela a forma com os conteúdos intuitivos, aonde a criança vai transforma- lós em processos educativos.

Quando se proporciona o brincar em situações educacionais, a brincadeira permite não só um meio real de aprendizagem como permite também que os adultos perceptivos e competentes aprendam sobre as necessidades das crianças. No ambiente escolar, isso significa professores capazes de compreender a etapa em que a criança está, em sua aprendizagem e desenvolvimento geral, que por sua vez de oportunidades dos educadores apresentarem atividades no qual os alunos possam dar continuidade no que eles já sabem.

Temos como situação-problema, alguns tópicos a serem abordados e respondidos mediante pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, que nos aprofundem acerca do assunto.

  1. Como a brinquedoteca contribui para o desenvolvimento da criança?

  2. Ao utilizar-se do espaço da Brinquedoteca, como a criança poderá desenvolver-se cognitivamente?

  1. De que forma a brinquedoteca é utilizada pelos pedagogos, para o aprendizado das crianças através das brincadeiras e jogos disponíveis?

Levando em conta essa problemática, temos como alguns objetivos, apresentar as contribuições que a brinquedoteca nos trás, para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Apresentando diversas formas de utilização desse espaço, para que as crianças possam se desenvolver cognitivamente. Verificar junto da pesquisa de campo, se os profissionais da educação infantil conhecem e respeitam as etapas de desenvolvimento das crianças em relação às brincadeiras e jogos adequados para cada idade, pois pedagogo quando bem esclarecido sobre o espaço a ser utilizado no caso a brinquedoteca, permite que as crianças aprendam através das brincadeiras e de jogos, que despertará várias habilidades como a atenção, imaginação, memorização, enfim aspectos básicos no processo que está em formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.6 Kb)   pdf (393.9 Kb)   docx (314.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com