TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitulos plt

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 8

                                                 Anhanguera Educacional

Nome :Jessica Hiane Paula Gomes                                          RA: 8403101778

Resumo dos capítulos

Capitulo 8

Leitura Complementar

Exemplos de dilemas de política econômica

Tanto o plano real estabelecido em 1994 como o primeiro ano não do governo lula 2003 são excelentes exemplos de dilemas que a autoridades econômicas enfrentam, deixando claro que tudo tem um custo em economia. Um dos principais elementos utilizados na implantação e execução do plano real foi a chamada ancora cambial, que constituiu na redução da taxa de cambio na valorização do real. A taxa de inflação que apresentava dois dígitos mensais passou a apenas um digito anual, prejudicando as exportações tanto para os produtores que passaram a receber menos reais por dólar vendido. As importações aumentaram e as exportações diminuíram, levando ao déficit, que foi consequentemente o aumento da dependência externa dói o custo de ser derrubar a inflação. Em 2002 com as eleições e com a provável vitória de um candidato do partido dos trabalhadores, o dólar aumentou e provocou a elevação nas taxas de câmbio. Para retornar o controle da inflação o governo lula elevou a taxa de juros restringiu o credito e controlou os gastos públicos. Esses dilemas ou conflito de política econômica, revelam a importância da consistência de política econômica como uma visão de longo prazo, mesmo que muitas vezes possa elevar oi sacrificar no custo prazo.

Capitulo 9

Leitura Complementar

Economia Informal no Brasil

A economia informal é a desobediência civil as atividades formais de mercado, como a sonegação fiscal, são atividades ilegais, são chamados de economia subterrânea ou economia submersa. É Toda a produção de bens e serviços que deliberadamente não é informada ao governo. O instituto brasileiro de Ética concorrencial revelou em 2011 que a economia do Brasil equivale a 17,2% do produto interno bruto esse potencial é considerado um índice de economia subterrânea. É possível estimar que há sonegação no Brasil é aproximadamente R$250 bilhões por ano. O fator que representa a redução da economia subterrânea nesse período é o crescimento do PIB, a elevação de pessoas formalizadas no mercado de trabalho e a expansão do credito, que levaram as empresas e trabalhadores a se formalizarem para ter acesso aos financiamentos bancários. A informalidade representa cerca de 10% em países da Organização para Cooperação para o Desenvolvimento Econômico, enquanto os países emergentes apresentam uma média de 30% do PIB.

Capitulo 10

Leitura Complementar

Ciclos Econômicos, multiplicador Keynesiano e a crise economia norte americana

A pior crise econômica norte americana, chamada a grande depressão dos anos 1930 foi classificado de flutuações da atividade econômica, são ciclos econômicos, provocados por variações da demanda agregada. No período de 2003 a 2007 houve um excesso de consumo por parte das famílias, que confundiram uma valorização excessiva de seus imóveis e aplicações em ações com aumento permanente de seu patrimônio. Esse gasto excessivo foi valido por um crescimento explosivo do crédito. O crescimento do gasto público norte americano provocou um aumento de demanda agregado ainda maior da produção potencial. Esse aumento não provocou inflação, pois o excesso de procura foi cada vez mais suprido por importações, gerou contas externas cada vez mais desequilibradas. Com o estouro da bolha, em setembro de 2008, o mercado de credito mundial ficou paralisado, ampliando a diminuição da demanda agregada da produção e do emprego. Com a queda da renda que se seguiu ao alarmante aumento do desemprego, o consumo das famílias caiu ainda mais, realimentando os impactos recessivos da redução dos gastos. A polícia fiscal norte americana implantada em 2008, foi empenhada em regatar bancos e empregos.

Capitulo 11

Leitura Complementar

Porque os juros são tão altos no Brasil

No Brasil umas das características brasileiras que mais chamam atenção é a atenção dos observadores externos é o fato de a taxa de juros real serem uma das maiores do mundo. Os juros altos eram causados pela necessidade de embutir no rendimento dos ativos financeiros a perda do poder de compra causado pelos aumentos de preço. Atualmente uma economia que exige maior estabilidade de preços, e bens fundamentos macroeconômicos, a existência de altas taxas de juros é vista como uma anomalia. Essa situação ocorre pelos sistemas bancários relativamente estável como ficou demostrado na crise de 2008 e o mercado de credito bancário brasileiro apresenta uma serie de imperfeições. Além disso o setor financeiro é um dos mais taxas na economia, tanto em termo de impostos diretos tanto indiretos. A elevada carga tributária termina por encarecer o custo do credito, sendo um dos principais fatores de elevação das taxas de juros. Outra importante causa foi a inadimplência que embora os últimos anos níveis históricos principalmente a proteção ineficiente dos direitos dos credores.

Capitulo 12

Leitura Complementar

A crise financeira internacional de 2008

A origem da crise financeira em 2008 começou pelo mercado de hipotecas imobiliárias de alto risco nos Estados Unidos e desencadeou uma série de acontecimentos, a redução de credito global e gerou uma crise econômica em vários outros países, ode ocorreu várias intervenções de bancos centrais dos Estados Unidos, Canadá e Europa. Essa crise apresentou vários fatos e elementos paralelos para sua ocorrência. A crise foi decorrente a da recuperação da crise de 1929 nos Estados Unidos, para sair da recessão foi criado estímulos econômicos em vários setores inclusive no mercado imobiliário, comprar um imóvel se tornou um grande investimento, e estimulo a procura por novas moradias e com o preço do imóvel subindo cresceu a demanda por novas hipotecas, os americanos com expectativas de retornos, investiram em seus imóveis para vendê-lo no futuro e lucrar com valorização. O crescimento da bolha imobiliária foi facilitada pela expansão que vem desde 1980, constituído por bancos fundos de hedge, seguradoras e pela criação de novos instrumentos financeiros e inovações chamavam sistema bancário paralelo. As consequências da crise contribuiu para que os mercados acordasse para os problemas gigantesco em todo sistema financeiro. O Brasil por sua vez também por sua vez, sentiu os efeitos da crise, e fizeram com que os seis investidores não aplicassem no mercado internacional. Apesar da crise ter sido forte brasil se recuperou rapidamente se comparado com as economias desenvolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com