TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características das Empresas pela Forma Jurídica

Por:   •  28/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

Característica das Empresas pela forma Jurídica

Autônomo: È o profissional liberal que não caracterize atitude própria de empresário, segundo o código civil os autônomos são profissionais que exercem profissão intelectual de natureza cientifica literária ou artística ,mesmo se contar com auxiliares ou colaboradores como exemplo, temos as atividades medicas,dentista, engenheiros ,arquitetos e contadores, etc.

MEI-Microempreendedor: Considera-se MEI individual, o Empresário a que se refere ao artigo 966 da lei 10.406 de 10/jan./2002, que fature até R$60.000.00 por ano e seja optante pelo Simples Nacional.

Empresário Individual: È todo aquele profissional que exerce atividades econômica organizada para produção ou circulação de bens ou serviços( industrias ,comércios ou serviços).Não especializados atuação Industrial, sem sócios ou seja a exploração de uma atividade Comercial ,Industrial ou prestação de serviços por uma única pessoa (sem sócio),caracteriza empresário mas isto não o  impede de ter funcionários.

 Sociedade Empresarial: Dois ou mais pessoas que exercem juntas, atividades próprias de Empresários (indústria, comercio ou serviços) não especializadas com dois ou mais sócios. A sociedade empresarial, esta sujeita a inscrição na Junta comercial do respectivo estado.

A sociedade simples: È a reunião de duas ou mais pessoas que prontamente se obriga contribuir com bens ou serviços, para os serviços das atividades econômicas e a partilha entre si dos resultados. Não tendo por objeto exercício de atividades própria de empresário, são sociedade que exerciam profissão intelectual, de natureza (cientifica, literária ou artística).Exemplo :Duas pessoas que obtém um escritório de assessoria contábil, estarão constituindo uma sociedade Simples registrável em cartório de registro de pessoas jurídica.

Qual a Melhor Forma Jurídica da Empresa?

Simples: A forma adequada dependendo do tamanho do empreendimento, da natureza do negocio das competências e recursos necessários e do aporte financeiro que se necessita para iniciar o trabalho .Cada forma jurídica, tem suas vantagem e suas limitações .quando se trata de uma microempresa, as Firmas individuais e as sociedades de pessoas são mais indicadas, no entanto quando se trata de de uma Empresa de médio aporte, a sociedade econômica quase sempre a melhor opção tudo depende daquilo que se depende fazer ou alcançar com a empresa.

A Empresa e Seus Recursos: Todas as empresas existe para contribuir Bens, Produtos, Mercadorias ou serviços (atividade especializada). As empresas que produzem bens são denominadas empresas industriais, e quanto a empresas  que produzi ou presta serviços são denominadas Empresas prestadoras de serviços. Produzindo os bens ou serviços as empresas precisam colocar no mercado, é quando começa a comercialização para produzir r comercializar seus bens ou serviços, as empresas precisam de recursos.

Recursos: São meios de que dispõem as empresas para funcionar quanto mais recursos tiverem, aumenta a sua disposição melhora seu funcionamento, menos recurso maiores dificuldades nos alcance dos objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com