TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características de tipos de planejamento

Pesquisas Acadêmicas: Características de tipos de planejamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Segundo o dicionário da língua portuguesa, o ato de planejar quer dizer traçar, fazer plano de, projetar, programar, planificar.

Quando pensamos em relação a uma

empresa, existem três tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional.

Pode ser considerado como estratégico todo planejamento realizado no nível institucional da empresa. É orientado para o futuro, de modo que se torna necessário tomar decisões baseadas, muitas vezes, na intuição e no julgamento.

A ação empresarial parte do planejamento estratégico, decidido no nível mais alto da organização, mas para que esse planejamento seja executado, é necessário que seja implementado nos níveis mais baixos da empresa.

Quem faz essa transição para que as estratégias sejam colocadas em prática é o nível intermediário (tático). Permite a programação a médio prazo.

Operacional é o nível do planejamento que precisa operar sem as incertezas do ambiente externo, para que funcione com a máxima eficiência possível. O nível operacional do planejamento precisa sempre obter regularidade e produtividade.

DESENVOLVIMENTO

1 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

1.1 - CARACTERÍSTICAS

1 – É projetado no longo prazo.

2 – Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa.

3 – Envolve a empresa como um todo.

O planejamento estratégico é um conjunto de decisões acerca dosfatores que afetam a empresa por longos períodos de tempo. É genérico, portanto necessita ser desdobrado em planos táticos (intermediários) e operacionais, detalhando cada atividade a ser executada.

2 - PLANEJAMENTO TÁTICO

2.1 CARACTERÍSTICAS

1 – É um processo permanente e contínuo.

2 – É sempre voltado para o futuro.

3 – Se preocupa com a racionalidade de tomada de decisões.

4 – Seleciona dentre as alternativas um determinado curso de ação.

5 – É sistêmico.

O Planejamento tático é o conjunto de decisões tomadas com relação aos níveis mais baixos da hierarquia, os níveis departamentais.

3 - PLANEJAMENTO OPERACIONAL

3.1 - INTRODUÇÃO

É o nível do planejamento que precisa operar sem as incertezas do ambiente externo, para que funcione com a máxima eficiência possível.

O nível operacional do planejamento precisa sempre obter regularidade e produtividade.

3.2-CONCEITO

O planejamento operacional refere-se às tarefas que deverão ser executadas no dia-a-dia da empresa. Está sempre voltado para otimizar e maximizar os resultados. Os planos operacionais cuidam daadministração pela rotina para que todos executem as tarefas de acordo com os procedimentos da empresa para que seja possível atingir os objetivos.

COMPARAÇÃO ENTRE OS AUTORES

Aideia dos autores é que um líder do futuro deve estar sempre preparado para as mudanças imprevisíveis que vem ocorrendo no mundo dos negócios e da tecnologia.

O Professor Paulo Barreto se refere diretamente ao profissional que se compromete e se coloca a disposição de novos aprendizados e novas conquistas, enfatizando a importância do conhecimento, de aperfeiçoar as habilidades pessoais, se preparando para um futuro promissor, porém inconstante e até então fora de controle. Porém ao mesmo tempo comprometedor, exigindo que o líder assuma responsabilidades para melhoria e torne-se um resolvedor dos problemas apresentados.

O Roberto Shinyashiki destaca o profissional que tem visão, que tem a sensibilidade de enxergar o futuro no presente, que luta para alcançar o sucesso, que esta atento para aproveitar as oportunidades. Através de uma história de alguém que conseguiu ver o futuro em uma brincadeira de criança, enfatiza que para muitas pessoas seria apenas uma cena simples, mas para um empreendedor com visão, se transformou na realização de um parque aquático. E enquanto as pessoas limitam sua visão, perdem a essência da vida, e só enxergam os valores depois que perdem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Estratégico é o planejamento concebido no nível institucional da empresa. Sempre é projetado a longo prazo e envolve a empresa em sua totalidade. Exige a participação dos demais níveis da empresa, para que se possam atingir os objetivos propostos.

O planejamento realizado no nível intermediário da empresa é chamado de tático e é responsável pela “tradução” do planejamento estratégico de forma que o nível operacional possa realizar com êxito as atividades e tarefas propostas.

Planejamento operacional constitui ações que devem ser feitas com base em uma rotina. São as atividades imediatistas das empresas, que se proliferam em suas diversas áreas. Se caracteriza pelo detalhamento com que são estabelecidas as tarefas.

O processo estratégico está se tornando mais importante do que o conteúdo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com