TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Havaianas

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  1.287 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Gestão de Marketing.

Identificação da tarefa: Tarefa 4. Envio de arquivo.

Pontuação: 15 pontos.

TAREFA 4

Vamos a nossa última tarefa!!

Elabore um texto sobre o papel do marketing nas empresas. Pesquise sobre o tema e escolha um case de sucesso de uma empresa brasileira ou que atua de forma significativa no país. Ao fazer o seu texto, pense nas ferramentas que a empresa utiliza, na preocupação com a ética no marketing, as ferramentas utilizadas, formas de mensuração de resultados e problemas e soluções encontrados para se posicionarem no mercado brasileiro.

PROCURE AVALIAR, PORTANTO, O ANTES, DURANTE E O DEPOIS DO CASE ANALISADO.

O texto deve ter entre 500 e 1.000 palavras, excluídas as referências bibliográficas.

Bom trabalho!

Seguem sugestões de links para ajudá-lo:

http://casesdesucesso.wordpress.com/2010/06/08/como-investir-em-marketing-nas-pequenas-empresas/

www.anpad.org.br

http://www.sebrae.com.br

http://www.cliqueideal.com.br/casos-de-sucesso-dos-links-patrocinados.html


Case de Sucesso: Havaianas

As Havaianas são uma marca do que, nacional e internacionalmente, é conhecido como “o estilo de vida brasileiro”. O Consumo destes produtos traduz “o nacional” de tal forma que o Estado Brasileiro e também a iniciativa privada adotaram esta ideia.

Enxergando isto, as Havaianas fizeram o uso do marketing, em todas as suas formas, para a promoção de sua identidade vinculada com a ideia do “estivo de vida brasileiro”. Esta promoção tem grande relevância para o desenvolvimento tanto da economia quando da política nacional, tendo em vista uma imagem de um país forte, próspero e estável.

Este status de pais forte, coloca o Brasil em uma posição privilegiada no mercado internacional. “O Brasil está na moda” é uma frase que circula em congressos, assembleias e vários outros encontros de cunho internacional, além das maiores revistas de moda e fofoca do mundo.

Esta análise de caso das Havaianas, produto da empresa São Paulo Alpargatas, que possuí fábrica em Campina Grande – PB, traduz de forma completa todos os pontos de marketing global e local.

A ideia inicial para o produto Havaianas, desde sua criação em 1962, era de uma sandália voltada para a classe média, desenvolvida com base as sandálias japonesas conhecidas como Zori. Na prática, isto não aconteceu. Tanto é que em 1980 as Havaianas tornaram-se, oficialmente, item de cesta básica.

A partir disto, o objetivo da marca era ampliar, ou mudar, a imagem que os consumidores, e principalmente, os não-consumidores, tinham das Havaianas. Para isto foi utilizado duas estratégias básicas de Marketing: alteração do marketing e da marca e também a releitura do produto.

O Objetivo principal era ampliar o público alvo. Para isto era necessário mais que apenas mudar as Havaianas, produto que era conhecido no mercado por sua qualidade, mas sim, o que se pensava sobre elas.

Em 1994 foram lançados novos modelos de Havaianas, as Havaianas Top. Considerados um marco neste case de sucesso, pois criou uma segmentação entre o tradicional e o novo, entre o popular e entre o moderno. Desde os anos 90 a marca tem conseguido se reinventar e se estender para além das fronteiras nacionais e culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com