TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Melissa

Por:   •  22/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  1.015 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA

LEANDRO DA SILVA MARIANO

Turma 461 - Jacarepaguá

Atividade Prática Supervisionada

Estudo de Caso – Melissa

Prof.ª Luciane

Rio de Janeiro

2016.1

1 - Quais foram as principais ações estratégicas da Melissa ao iniciar a internacionalização da marca?  

Aumento nos investimentos na diferenciação e posicionamento da marca em lojas de renome, organizando lançamentos com top models internacionais e criando modelos em parceria com designers reconhecidos e mapeamento das cidades onde lançariam o produto. Além do uso de distribuidores da marca em diferentes partes do mundo.

2 - Quais os aspectos positivos e os negativos dessas ações? 

As parcerias com celebridades ajudam a lançar marca e a utilização de distribuidores ao redor do mundo dá uma maior visibilidade à marca. Ainda como ponto negativo é o fato da Grendene obter os meios de produção apenas no Brasil.

3. O quanto à variação cambial pode afetar a estratégia para a marca Melissa? 

A variação pode interferir diretamente no patrimônio da empresa e nos seus lucros líquido, consequentemente sobrando menos dinheiro para investimentos da marca.

4. Alguma outra estratégia poderia ter melhor defesa com relação às variações cambiais?  

Uma das melhores formas de se contornar este problema seria a abertura de fábricas em lugares onde o custo de exportação seja menor.

5. Quais os riscos de imitadores asiáticos destruírem o valor da marca? É possível manter a diferenciação até agora construída? 

Um dos riscos seria um menor preço por uma réplica de baixa qualidade, no qual pode denegrir a imagem da empresa. É possível, visto que ao longo do tempo a marca passou por um processo intenso de valorização da sua imagem e identidade frente ao público externo por meio da formulação de estratégias e investimentos sólidos para o melhor posicionamento da mesma.

6. Que alternativas se colocam à empresa na gestão internacional da marca Melissa?

Uma estrutura que permita mais subsidiárias diretas a marca Grendene em outros continentes como feito nos EUA e na Argentina com a Saddle Corporation e Saddle Calzados.

7. Qual a sua recomendação?

A empresa pode começar criando uma divisão apenas da marca Melissa, onde todas as decisões sejam tomadas dentro do próprio departamento da marca. Isto permite uma maior autonomia, responsabilidade e uma maior agilidade na tomada de decisão. O valor que a marca possui e construiu ao longo do tempo, além da qualidade de seus produtos, deve ser sempre reforçado na mente dos consumidores para que se recusem imitações. Além do público adulto, pode-se buscar esforços para uma maior expansão do mercado a outros públicos como o infantil a fim de buscar maior diversificação em seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com