TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Case Melissa - Branding

Por:   •  11/4/2023  •  Resenha  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

MBA em Gestão Estratégica de Vendas

 

 

Jefferson Ap da Costa Ribeiro - 563494

 

Case Melissa -  Branding

 

 

 

 

São Caetano do Sul

2017

História

A Grendene

A Organização surgiu em 1971 pelos irmãos e sócios Pedro e Alexandre Grendene, no início a empresa tinha como atividade principal a fabricação de embalagens plásticas para garrafões de vinho. Em seguida a empresa passou a fabricar peças em plásticos para máquinas e implementos agrícolas. Com essa sequência de acontecimentos e crescimento a empresa tornou-se fornecedora de componentes para calçados, sendo pioneira na utilização de poliomida (Nylon)

No ano de 1978 surge a primeira sandália, com o nome de Nuar e em 1979 é lançado no mercado a coleção de sandálias com a marca Melissa feitas de plásticos, inspiradas nos pescadores franceses.

A Marca Melissa

A Melissa é uma marca de calçados que pertence à empresa brasileira Grendene onde sua principal matéria-prima para fabricação dos calçados é o plástico. A marca entrou no mercado no ano de 1979 pelos irmãos Alexandre e Pedro Grendene. O primeiro modelo lançado na época foi a sandália Aranha que teve como principal inspiração nas sandálias Fisherman. O sucesso foi rápido, e nos primeiros 60 dias a venda conseguiu atingir à 200 mil pares de sandálias. Os calçados se tornou ícone fashion entre as brasileiras e na última década superou a fabricação de mais 32 milhões de pares, com presença global em mais de 70 países.

FIGURA 01

[pic 1] 

Modelos aranhas - responsáveis pelo grande sucesso da marca.

No ano de 1983 a marca faz sua primeira parceria com o estilista  Jean-Paul Gaultier dono de um estilo único e excêntrico.

A Melissa foi a primeira marca brasileira a fazer campanhas em novelas (Dancing Days)

No ano de 2009 em comemoração a todo sucesso alcançado dentro de 30 anos, a marca lança a revista Plastic Dreams

FIGURA 2

[pic 2]

Capa de lançamento da revista em comemoração aos 30 anos da marca


Melissa: mais que uma marca, um conceito de moda.

Precisamos falar algo sobre marca x moda?

Marcas que compõem o portfólio

[pic 3]

Portfólio de marcas Grendene

Logo da Marca

[pic 4]

Análise da logomarca

Tipografia em caixa baixa arredondada, lapidárias. Grafia aprimorada funcional e simplificada dos sinais do alfabeto. Caracteres possuem poucas variações nas hastes, não possui serigrafia. A cor branca aplicada na logo significa simplicidade, inovação e elegância. Responsável por trazer um pensamento lógico e competição comunicativa.

Elementos na comunicação, personagens, formas, cores e brand equity

Todas as campanhas e produtos da marca são apresentados com muitas cores e opções. Está é a identidade da marca em seu posicionamento, trazendo diferenciação com um tom de estilo/moda. Em cada coleção a marca tenta trazer emoções aos seus consumidores, como a linha romântica, trazendo um novo nome ao lançamento, cores e produtos especiais. Outras linhas como verão também abusam de cores e usando modelos em especial para apresentação do produto em seus meios de comunicação.

Análise crítica sobre a marca

Para falar da marca Melissa é necessário entender todos os elementos que cercam o universo dessa marca.

Considerando que ela foi criada em 1979, e totalmente fabricada em plastico, elemento inusitado para a época, e que fez uma divulgação também inusitada através da novela Dancing Days, conseguiu dar visibilidade ao produto obtendo sucesso instantâneo.

Já nos anos 80, quando o primeiro modelo estourou no mercado, a empresa Grendene decidiu investir em um publico alvo especifico, que girava em torno de mulheres de 15 a 25 anos, antenadas na moda e fashionista, e principalmente cultuando a amizade, para que a marca se posicione de forma efetiva nesse mercado, foi utilizado em demasia, modelos brasileiras mundialmente conhecidas, e a publicidade ganhou força determinando a público alvo, que assumiu esse produto, e deu a ele importância nos componentes de moda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com