TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case PorkTerra

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO DE CASO PORK TERRA

  

  

[pic 1]

  

TÍTULO:  Fazenda Pork Terra Auto Sustentável.

  

Subtítulo  

  

Preparado por Adriano da Silva Araújo, Anderson Valente de Freitas, Rafael Nishimoto, Richard Rachid e Wagner Félidre, acadêmicos de bacharelado em administração da ESMAC- PA.

  

Recomendado para as disciplinas de Elaboração de Projetos Empresariais e Inteligência Competitiva. 

  

  

Resumo  

  

O presente estudo de caso, trata-se de uma fazenda auto-sustentável de suínos, a qual procurou otimizar seus recursos e seu processo de forma que não agrida o meio ambiente, maximizando seus resultados. Nem sempre foi dessa maneira, visto que o processo inicial se dava através da perda dos dejetos gerados pelos suínos que eram despejados de forma incorreta na natureza. Com a inovação dos processos, a fazenda passou a utilizar Cem por cento dos seus rejeitos, transformando assim em subprodutos utilizados dentro da própria fazenda.

  

Palavras-chave  

Auto-sustentável, Meio ambiente, inovação e resultados.

  

  

  

Março 2016

APRESENTAÇÃO  

  

Introduz brevemente o problema central proposto e formula a questão-problema do caso. Apresenta os protagonistas, aqui entendidos com as pessoas-chave envolvidas no problema e na tomada de decisão.

  

        O problema central da fazenda se dava a partir da grande quantidade de desejos lançados diariamente na natureza (15 mil litros), causando um grande impacto ambiental no solo e no lençol freático da região. Para João Paulo, proprietário da fazenda, a solução do problema, foi ser o pioneiro na ideia de introduzir mecanismos que beneficiassem e transformassem os desejos e os subprodutos da fazenda em novos insumos da cadeia de produção.

  

  

ELEMENTOS CONTEXTUAIS  

  

Apresentação de informações que podem impactar na decisão dos protagonistas e permitam contextualizar o dilema central abordado no caso. Devem ser descritos a contextualização da indústria e a trajetória da empresa. Assim como entrevistas realizadas e reportagens sobre o tema / situação-problema. 

. Gráficos e tabelas devem ficar como anexo. 

  

        A Pork Terra, esta no mercado a mais de 25 anos, produzindo e comercializando partes mais nobres do suíno, revendendo seus produtos para grandes indústrias do mercado de congelados e embutidos, que exportam seu produto para mais de cinco países ao redor do mundo. Por esse motivo a fazenda teve que se adequar as normas sanitárias internacionais e ganhar mais competitividade no mercado global, mesmo que indiretamente. Na procura de novas tecnologias e soluções para o seu problema, o proprietário João Paulo, procurou em uma feira de novas tecnologias para o setor agrícola (Agrishow) na cidade de Ribeirão Preto, aonde conheceu o projeto inovador do Minibiodigestor, que transforma os dejetos dos suínos em gás metano e biodiesel.

  

FATOS  

  

Detalhamento da situação-problema e processo de tomada de decisão. Descrição das ações dos sujeitos envolvidos. 

  

A fazenda Pork Terra tem duas mil cabeças de suíno, aonde duzentas são matrizes que são conhecidas por terem um baixo teor de gordura e um alto teor de proteínas e sais minerais, o proprietário João Paulo começou a ter um lucro acima da média quando passou a inovar o seu modo de produzir.

O principal problema da Fazenda Pork Terra era o lançamento diário de dejetos na natureza, ao analisar a problemática o dono da empresa não desanimou, procurou buscar no mercado soluções que estivessem ao seu alcance com a necessidade de resolver o problema o mais rápido possível de forma eficaz e eficiente, introduziu como pioneiro o sistema de transformação e reaproveitamento de todos os tipos de dejetos que a fazenda produzia, transformando os resíduos sólidos em biogás e os líquidos em biocombustível, através de uma fermentação natural que é feita no minibiodigestor, o gás produzido é aproveitado em toda fazenda, como na fritura de torresmos, no abatedouro, na fábrica de biocombustíveis e no aquecimento dos suínos, gerando uma economia de três a quatro botijões de gás por dia totalizando de cem a cento e dez botijões de gás por mês.

A fazenda ainda reaproveita os dejetos para produção de fertilizantes na lavoura de café e milho, sendo o milho o ingrediente primário para a alimentação dos suínos.

Com o aproveitamento do biodiesel gerado através da transformação da banha do suíno, o proprietário da empresa economiza cerca de cem por cento de toda a sua compra de combustíveis, deixando claro que o método utilizado é apenas para empresas de pequeno porte ou familiares.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO  

  

Apresente aqui a decisão tomada pelos protagonistas do caso frente ao desafio descrito no caso. Coloque aqui também as questões para discussão do caso. Tamanho sugerido: até meia página, pois, nesta etapa, o caso já deverá ter fornecido nos tópicos anteriores todas as informações necessárias para que o leitor analise, discuta e proponha alternativas ao problema apresentado.  As questões devem ser respondidas nas notas de ensino. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (191.5 Kb)   docx (220.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com