TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Khort

Por:   •  1/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalho 1: Estudo do caso Khort

 

 

 

1-  Qual foi o problema que motivou a criação do Khort? Como foi o processo de desenvolvimento do produto, desde o invento até a sua colocação do mercado? 

O problema que motivou a criação do Khort foi a percepção do inventor Leopoldo Aquino Almeida da falta de um produto que ajudasse as pessoas a abrir os sachês em lanchonetes, restaurante, etc., de forma fácil, sem se sujar. Ele notou a falta de praticidade com que se utilizavam os saches que dependiam de tesouras ou do uso dos dentes, de duas mãos e com o risco de se sujar e perder uma parte do tempero.

O processo foi basicamente:

Leopoldo após ir em uma lanchonete percebeu que faltava um produto que auxiliasse as pessoas na hora de abrir os sachês de uma forma prática e fácil.  Após ter essa percepção listou algumas premissas que deveriam ser seguidas no projeto e logo após fez um protótipo com uma caneleta e uma lâmina de barbear, do que viria a ser o seu produto.  

Em seguida foi buscar informações sobre a legislação, patentes e assim registrou a patente do produto.

Leopoldo pesquisou muito sobre as lâminas. Que era a parte mais importante de seu projeto, pois ela deveria cortar o plástico de maneira eficaz e que ainda não transmitisse nenhum tipo de bactérias e que não oxidasse. Após muitos testes encontrou a lâmina certa para o produto, desenvolveu o produto junto de uma designer e então contratou uma empresa especializada em pesquisas de mercado para desenvolver uma para ele. Os locais foram duas lanchonetes. Nessa pesquisa ele constatou que  houve um aumento de 20% do consumo de sachês devido ao seu produto atestando assim a aceitação e funcionalidade do Khort.

Concomitantemente, ele entrou em contato com um escritório de patente que definiu uma descrição para o produto e iniciou as ações de garantia de propriedade intelectual.  

Após, foi contratada uma análise junto ao Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro afim de verificar a possível transmissão de doenças com o uso do Khort, o que trouxe resultados muito positivos.  

Foi levantado entre amigos e familiares o capital necessário para levantamento de informações e implementação do produto e assim o Khort foi implantado no mercado.  

 

 

2-  No início do processo de criação do Khort, o empreendedor elaborou um conjunto de premissas. Na opinião do grupo, qual o propósito desta ação? Em outras palavras, como a elaboração de premissa pode ajudar o empreendedor no desenvolvimento de seu negócio? 

As premissas vão ajudar o empreendedor durante todo o processo de desenvolvimento e elaboração do produto a manter uma linha de pensamento, ou seja, um caminho a seguir, são algumas características que ele quer que o produto tenha e é a partir daí que ele vai planejar o seu negócio. Isso é muito importante, pois nesse caso, de acordo com a experiência que ele teve quando foi comer no Rei do suco, percebeu que essas características eram fundamentais para o seu produto.  

Acreditamos que para projetar um produto sério e entrar com força no mercado precisa-se de uma  análise profunda e comprometida apontando pós e contras, para que assim tenhamos embasamento sobre o produto a ser implantado e estejamos preparados para as dificuldades que virão. Precisa-se conhecer a oferta e demanda do mercado antes de iniciar um investimento e a elaboração de premissas auxilia nesse quesito.  

Então resumindo, as premissas ajudam a dar uma rumo ao negócio. Vai ser a partir delas que ele vai desenvolver o produto, é um foco, o que impede que o empreendedor fique dando ´´voltas´´ sem saber para que caminho de produto seguir.  

3-  Para Leopoldo, empreendedorismo é uma vocação. Você concorda com ele? Justifique. 

Empreendedorismo para nós também é uma vocação. Tem gente que nasce para empreender, tem no sangue a vontade de fazer acontecer, sonha em ter autonomia, tem uma visão mais crítica sobre as coisas e tem uma percepção do que está em falta ou que poderia ser diferente no mercado. Essas pessoas já tem na personalidade várias características empreendedoras o que contribui muito para que elas tenham essa vocação, pois realmente não é todo mundo que consegue enxergar uma oportunidade. Mas também acreditamos que não são só essas pessoas que têm sucesso empreendendo, pois tem muita gente que empreende por uma necessidade, acaba virando um negócio excelente e rentável e não tem a vocação empreendedora, mas tiveram muitas outras características, como dedicação e persistência,  que foram fundamentais para o sucesso do negócio.  

Acreditamos também que apesar de algumas pessoas terem uma certa pré disposição para o empreendedorismo, todos precisam se atualizar e aperfeiçoar suas habilidades, pois além de ter uma facilidade para os negócios, o empreendedor precisa ter seriedade, comprometimento e embasamento que lhe dê conhecimento de mercado.

4- Quais características pessoais e habilidades empreendedoras de Leopoldo podem ser destacadas como importantes para um empreendedor? Justifique. 

Inovação, visão, ter iniciativa, captar informações, administrar as finanças, planejamento, rede de contatos, autoconfiança e ainda exigência de qualidade e eficiência. Acreditamos que essas são as características e habilidades de Leopoldo que poderiam ser destacadas e vistas como importantes para um empreendedor, pois em primeiro lugar, para um negócio dar certo é necessário perceber ( ter visão) a oportunidade e em seguida tomar a iniciativa para as coisas começarem a acontecer. Hoje em dia tem muitas pessoas com ideias fantásticas mas que não conseguem tirar ela da cabeça, pois lhe falta essa importantíssima característica. A inovação é outra parte importante de um negócio para o sucesso dele, pois você desenvolvendo algo novo, (que as pessoas nunca viram, que não tem um produto ou serviço semelhante para conseguir comparar)  você não precisará competir com outra empresa que já vende esse produto e que muitas pessoas e empresas já utilizam, então não vai ser preciso ter um esforço tão grande para conseguir implantar e ganhar mercado se comparando com quando há uma concorrência já sólida. Então se a ideia desse produto/serviço for uma ideia nova, for bem planejada, executada e divulgada, a chance de ser bem aceito e disseminado por todo lugar é muito grande.  Já a autoconfiança, captar informações, administrar as finanças, exigir qualidade e eficiência e ter uma rede de contatos são características fundamentais do negócio. Você não vai conseguir entrar de ´´cabeça´´ em um negócio se não se sentir confiante, se não acreditar que aquilo dará certo, bem como não vai conseguir seguir o processo sem se munir com informações sobre o seu negócio, tanto na lado da criação, quanto do judiciário, concorrências, aceitação, venda, etc. A qualidade e eficiência do produto deve ser sempre levada em consideração, deve sempre estar em pauta no seu negócio, pois do contrário, se não tiver isso, ele não vai ser um diferencial necessário para o mercado. E saber administrar as finanças é de suma importância para que você consiga chegar ao fim do seu projeto e colocar ele no mercado, pois sem recursos financeiros não é possível dar continuidade a ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com