TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Mc Donald's

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 7

ESTUDO DE CASO –

Desafios da administração no MC Donald´s Brasil

  1. As teorias de administração surgem nas organizações nos ramos mais apropriados à medida que é necessária uma base teórica. No MC Donald´s, é perceptível a utilização da Teoria da burocracia na busca de mais eficiência na relação dos funcionários com o trabalho desenvolvido. Existem regras pré-estabelecidas de como trabalhar, do tempo a ser gasto e da forma como lidar com os clientes que são rigorosamente exercidas pelos funcionários. Utilizam também da Teoria da Administração científica no treinamento dos funcionários. São treinados para desenvolver o trabalho da maneira mais coerente com as normas e com os outros funcionários, possibilitando assim uma maneira mais rápida de atingir objetivos. Outro ponto a ser observado é o treinamento dos funcionários para desenvolver todos os tipos de trabalho, perdendo assim o caráter de um possível favoritismo, dando oportunidade de todos poderem chegar a cargos almejados. A Teoria da gestão administrativa se manifesta de maneira bem objetiva. Uma pessoa é treinada para desenvolver as tarefas que exigem mais responsabilidade. Ela é responsável também pela supervisão da loja em todos os sentidos. As Teorias de transição que se baseiam na relação pessoal dentro de empresas também podem ser observadas na organização Mc Donald´s. Existe uma preocupação com a motivação e a relação entre os funcionários. Isso se destaca na escolha do premiado do mês, por exemplo, que é escolhido pelos próprios funcionários. O bom relacionamento entre eles se destaca também em função da ideia de que ninguém é melhor do que o outro nas funções. Todos podem trabalhar de uma forma igual, claro, que uns destacam mais que os outros, mas não cria uma competição, dando o mesmo valor a todos. Enfim, o MC Donald`s utiliza das teorias como “teorias complementares”, retirando o que tem de melhor dos conceitos teóricos para colocar em prática e em cima disso desenvolve o seu modo de trabalhar.

  1. Vários princípios da Escola Clássica de Administração estão presentes na organização MC Donald´s. Primeiramente se destaca o princípio da divisão do trabalho. Cada um dos funcionários tem a sua função definida. Apesar de revezarem algumas vezes, no trabalho a ser desenvolvido, eles sabem o que fazer. A rotina é sempre a mesma e isso faz a empresa mais organizada e a realização dos trabalhos mais eficiente. A empresa estabelece também como princípio a responsabilidade aos funcionários, alguns mais, outros menos, mas todos possuem. Por exemplo, o funcionário que tem a responsabilidade de desenvolver sua tarefa em um determinado tempo que não prejudique o trabalho do outro. Eles dependem um dos outros na hora de montarem o pedido inteiro. Tem responsabilidade também o encarregado de fazer os pedidos, pois tem que ser atento para que não tenha erros e o funcionário que supervisiona os outros. Enfim, uma corrente até chegar o produto final. A disciplina também é muito cobrada no MC Donald´s. Não só o fato de ter que trabalhar conforme manda um regulamento, mas no comportamento adequado que condiz com a empresa e o resto dos funcionários: todos uniformizados, com as proteções devidas, com o espírito de ajuda mútua que o tipo de trabalho pede. A remuneração com objetivo de motivação dos funcionários também é um dos princípios. Adotam métodos de premiação para o funcionário destaque do mês, bolsa de estudos e certificados aos que respondem certas as perguntas feitas sobre a organização. Trabalham a impessoalidade, ou seja, todos têm os mesmos direitos e deveres, todos possuem o mesmo valor e todos podem chegar a outros cargos. A empresa ao adotar todos esses métodos, tem o objetivo de aumentar a produtividade, com funcionários satisfeitos que trabalhem com vontade e ajudem na prosperidade da empresa. A Escola Clássica de Administração ajudou a desenvolver esses princípios a fim de estimular a eficiência das organizações que souberem trabalhar com esses recursos.
  1. A administração científica proposta por Taylor tinha como objetivo a busca de métodos que além de aumentar a produtividade em menor tempo, não aumentariam os custos. Porém, o problema do trabalho desqualificado impediria os resultados almejados. Para isso o movimento de administração científica propunha maneiras de “melhorar” esse trabalhador pouco qualificado com treinamentos que avaliassem de forma rápida os movimentos, o tempo e a aptidão para certas áreas. Nesse contexto, é possível ver na empresa MC Donal´s o emprego deste método “taylorista” da administração científica. Todos os funcionários são submetidos a treinamentos, cursos de reforços, cursos técnicos e uma pressão sutil no que se refere aos assuntos da empresa. Todos esses métodos visam forçar o trabalhador antes desqualificado a se incorporar na empresa, estando por dentro de tudo que tem que ser feito, os cargos que pode chegar e ser parte da equipe entendendo o trabalho de cada um.
  1. Antes das teorias que vieram propor uma maior atenção aos funcionários de uma empresa, era considerado que todos eram controláveis e igualmente materialistas, ou seja, estímulos materiais faziam com que trabalhassem mais satisfeitos e consequentemente ajudavam no aumento da produtividade. De certa forma, esse conceito era válido, afinal os resultados mostravam isso. Mas, autores como Mary Parker Follet sugeriam que as empresas se importassem mais com o lado pessoal dos funcionários. Não era só dinheiro que precisavam, mas também queriam a valorização como pessoas. O enfoque comportamental analisa os resultados obtidos em relação ao comportamento humano dentro das empresas. Então, é como se tivesse que buscar um equilíbrio entre as duas formas de motivação. A empresa MC Donald´s soube lidar com esse tipo de exigência para que os funcionários da empresa se sentissem valorizados. As premiações mensais, por exemplo, com o “Destaque do mês” utiliza as duas formas de motivação, a remunerada, com 25% do salário médio da função e a psicológica, com uma foto e também por ter sido escolhido entre os colegas de trabalho, o que faz a diferença. Ganhar a bolsa de estudos também é uma maneira simples de valorizá-los, afinal, muitos não tiveram oportunidade de estudar ou concluir algum curso. As práticas motivacionais mostram resultados não só nos números, mas na satisfação com que os funcionários trabalham podendo assim ter os mesmos objetivos que os empregadores. Isso torna a empresa uma só com empregadores e empregados.
  1. A Teoria dos sistemas sugere que as empresas não estejam ligadas exclusivamente ao ambiente interno, mas ao externo, onde se inserem e que se preocupem com as interferências deste meio. O caso do MC Donald´s em relação à teoria dos sistemas aborda algumas práticas, por exemplo, incorporar modificações no cardápio de acordo com a região em que se localiza, incorporar no cardápio algumas sugestões menos prejudiciais à saúde e até reduzir alguns preços dos produtos, preocupando com os concorrentes. Todas essas práticas são uma maneira de se preocupar com esse ambiente em que se insere, com os fatores externos.
  1. O ambiente externo tem relação direta com certas organizações. A empresa MC Donald´s é uma empresa que sofre e sofrerá interferências de vários fatores ao longo dos anos. A “Incerteza e complexidade do ambiente externo” se manifestam de maneira expressiva neste caso. O fato de vender alimentos e as pessoas terem que se alimentar, não significa sobreviver para sempre. A necessidade de inovações pode ser um fator determinante para a falência de uma organização que não souber entrar no mesmo ritmo que os fatores externos pedem. Isso pode ser um problema para o MC Donald´s que vive de sugestões limitadas no ramo em que se insere. Já estão tendo que achar soluções para esse problema. O “Tamanho da organização” é outro ponto que o MC Donald´s deve ter atenção. A empresa cresce muito e ainda pode crescer muito mais. Esse fato pode ser desfavorável para a empresa que precisa cada vez mais de bons administradores e funcionários, consequentemente, mais treinamentos e mais atenção aos mesmos. Podem acabar se perdendo também pelas várias necessidades que outros lugares têm.  A “Tecnologia” tem papel fundamental na empresa MC Donald´s, a começar pelos pedidos que são feitos todos computados, com as máquinas que operam cada fração do produto final e ainda com a monitoração dos funcionários e de seus serviços prestados. Ou seja, é de fundamental importância que a empresa tenha controle sobre essa tecnologia empregada na empresa. Por último, as “Características do ambiente interno” que influencia muito na administração da empresa. O trabalho de cada um visando colaborar com o outro é determinante na empresa MC Donald´s. As funções se completam, então tem que haver um ambiente harmônico entre as partes.
  1. Para atender as diversas necessidades dos clientes e do meio externo. Clientes mais saudáveis procuram alimentos que sejam ao mesmo tempo saborosos e menos prejudiciais à saúde. Outro fator é a região em que a empresa está inserida. As regiões se diferem quanto a costumes e alimentação, para isso, a empresa busca atender a todos os públicos. Essa variação ocorreu também porque surgiram concorrentes com várias sugestões e até preços melhores.
  1. As pessoas atualmente têm buscado uma melhor alimentação. Os produtos que a empresa MC Donald´s oferece não estão nesse cardápio inovador que muitos querem. A tendência do consumo de alimentos caloríficos é diminuir, pelo menos pelos profissionais da área de nutrição e medicina. Mas, nada garante que todos resistam aos hambúrgueres suculentos do MC Donald´s. A empresa já vem sofrendo interferências e achando algumas soluções para esse problema. Consequentemente vão elaborar outras soluções para um possível declínio nas vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com