TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Nante Gestão de Pessoas

Por:   •  7/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 4

Caso a ser analisado :Caso Nante, seção 7.6, p. 90 da apostila

Base de consulta: Capítulo 3 da apostila e aula do dia 01/02/21

Perguntas:

1) No que tange ao marketing, a empresa Nante deveria priorizar a geração ou a aquisição de conhecimentos? Justifique.

Como citado, o mercado atual se divide em dois tipos distintos de competidores: os de alto padrão de qualidade, com imagem diferenciada e atuação em nível mundial e outros de pequeno porte, que competem pelo preço. Entretanto, no segundo grupo há muitas empresas que importa produtos semi-prontos da China e apenas fazem o acabamento por sair mais em conta.

Dessa forma, a Nante está fora desses dois tipos, ou seja, é uma empresa de médio porte e possui produtos de boa qualidade, mas sem a imagem possuída pelos principais fabricantes. Ademais, seu preço é competitivo, mas não chega a se equiparar com o dos chineses e, consequentemente, sua área de atuação foi reduzida, concentrando-se basicamente na região onde está instalada e diminuindo seu portfólio de produtos.

Dessarte, no que tange ao marketing, a Nante contratou uma empresa especializada no reposicionamento de marcas, pretendendo promover uma elevação na imagem que os clientes possuem dos produtos da empresa. Sendo assim, apesar de considerar de suma importância a união da geração e da aquisição de conhecimentos em uma organização, neste caso, a empresa deveria priorizar a aquisição.

Sendo assim, a contratação de uma consultoria será satisfatória para a empresa, uma vez que irá também auxiliar e contribuir na capacitação de seus funcionários a fim de desenvolver as funções da melhor maneira, mas principalmente alcançar um posicionamento favorável da marca no mercado, refletindo na qualificação da imagem de seus produtos para os clientes.

2) Cite um modelo mental que você acredita que faça parte da cultura de Nante e que precisa ser revisto para favorecer o aprendizado organizacional dessa empresa.

Os modelos mentais se caracterizam por serem o conjunto de crenças que são considerados a verdade, ou seja, os paradigmas interiorizados pelas pessoas. Dessa forma, eles devem ser flexíveis, pois caso se tornem rígidos, o indivíduo apresenta dificuldades em pensar diferente e aprender algo novo. Então, é necessário cultivar nas organizações uma cultura que favoreça a inovação e o aprendizado de coisas novas.

No caso da empresa Nante, é perceptível a predominância da postura paternalista, com muitos funcionários rendendo menos em relação ao potencial que possui, ou seja, há um líder com a preocupação de fazer com que tudo aconteça da forma mais correta possível, ele acompanha o passo a passo do liderado e o impede de cometer erros.

Assim, como nunca haverá erros, o indivíduo se desacostuma de aprender com os erros e acaba se tornando “inútil” para resolver qualquer problema da vida cotidiana. Logo, quanto mais alto na hierarquia o paternalista estiver, maior será o dano para a organização. Desse modo, essa postura precisa ser identificada no sistema de avaliação de competências para que não prejudique a organização.

3) Qual deveria ser o objetivo comum, a visão compartilhada do futuro dessa organização?

O objetivo comum representa a visão compartilhada do futuro de uma organização, ou seja, é necessário compreender bem a evolução dos objetivos pessoais para os objetivos comuns para que sejam adotados nos modelos de gestão mecanismos que facilitem esse processo. Dessa forma, o que motiva e leva o esforço do indivíduo em aprender algo de maneira consistente é saber o porquê daquele aprendizado, isto é, saber o que a organização almeja alcançar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com