TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso home

Por:   •  23/2/2017  •  Abstract  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

Questões Case Homero Rodriguez

        

                                                                        Manuela Genioli

                                                                        Mariana Mergulhão

                                                                         Rafaela Bastos

 

1 – Quais os desafios da gestão de uma empresa multinacional como a ISG?

R.:         Os desafios da gestão de uma empresa como a ISG é justamente conciliar a diversidade, peculiaridade, objetivos dos mais diversos países.

Mediante o caso, é possível observar a dificuldade e o desafio da ISG em conseguir gerir de forma eficiente os mais divergentes perfis de países, uma vez que há alguns que por serem mais desenvolvidos, possuem objetivos extremamente divergentes  a aqueles que ainda se consolidam como emergentes.

Resposta analisada em aula Estereótipo criado com um primeiro contato entre o estrangeiro e o brasileiro, por exemplo; desafio cultural; problemas de comunicação; diferença nos padrões de qualidade; diferença nos fusos horários pode causar sérios problemas nos relacionamentos entre empresas e dentro de uma só empresa; burocracia local e a dificuldade de explicar isso aos outros países e outras pessoas; dificuldade em entrar em acordo com os diferentes gestores pelo mundo;

2 – Quais os desafios da gestão de times virtuais em ambientes multiculturais? Porque Homero Rodriguez está tendo dificuldade de lidar com as subsidiárias? De que forma você acredita ele pode melhorar a eficiência na gestão das subsidiárias?

R.:         Os desafios na gestão de times virtuais em ambientes multiculturais é justamente conciliar o objetivo de cada um juntamente ao core business da empresa nos mais divergentes espaços geográficos. Mediante a leitura do caso, observou-se a dificuldade da ISG em conseguir administrar aqueles países que são emergentes, uma vez que o objetivo deles se diverge não somente do objetivo dos países com mercados mais desenvolvidos, mas também do core business da empresa.

Acreditamos que uma gestão mais próxima da empresa junto às suas subsidiárias possa tornar a gestão mais eficaz e minimizar o risco de possíveis problemas. Em outras palavras, seria ideal a realização de encontros periódicos virtuais com as suas mais diversas subsidiárias e aliado a esses encontros as mesmas deveriam entregar seus resultados e cumprir metas, as quais deverão ser inicialmente estabelecidas pela sede. Vale ressaltar que as metas estabelecidas pela sede deverão se flexibilizar de acordo com cada região, entretanto, é importante que os objetivos estabelecidos estejam extremamente alinhados a estratégia central da empresa.

3 – A ISG é uma empresa efetiva? Que tipo de problemas a empresa está enfrentando? Estes problemas são gerados pela estrutura organizacional ou por questões culturais? Em sua opinião qual a relevância da cultura na estratégia e gestão de negócios internacionais?

R.:         Como uma só unidade empresarial, a ISG não pode ser considerada efetiva, uma vez que falta coordenação entre as ações, planos e projetos entre as subsidiárias e a sede da empresa.

A empresa enfrenta a falta de coordenação e confiança entre as subsidiárias e a sede; falta de conformidade entre a área de desenvolvimento de produtos e serviços; falta de interação e compartilhamento dentre as empresas individuais; desconfiança entre membros de diferentes idades; dificuldade de coordenação levando em conta aspectos culturais, peculiaridades e diversidades de cada país; além da dificuldade de coordenação dos objetivos comuns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com