TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo de Vida do Produto

Por:   •  9/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2
  • Introdução: acontece desde o lançamento do produto até o momento em que as vendas começam a aumentar de maneira consistente. Durante esse período, a produção é pequena e as vendas são limitadas a pequenos grupos de pessoas. Nesta etapa há pouca ou nenhuma concorrência. Em um mercado em introdução, você deve investir nas validações de mercado: qual a melhor maneira de produzir? Qual a melhor maneira de atrair clientes? Qual a melhor estratégia para escalar as vendas?

Características: as vendas são limitadas, o lucro é mínimo, quase não há concorrência

  • Crescimento: é a etapa onde o produto ganha uma forma comercial sólida para a produção em escala. O produto já demonstrou seu valor e que possui demanda. Durante essa fase, muitos competidores começam a aparecer e as vendas começam a aumentar.Em um mercado em crescimento, você deve investir para se tornar o líder e escalar as vendas mais rápido do que os concorrentes, porque isto será decisivo na próxima etapa.

Características: as vendas começam a aumentar rapidamente, o lucro é alto, muitos concorrentes entram no mercado.

  • Maturidade: é a etapa onde o mercado alcança seu tamanho máximo, isto é, o produto, as vendas e a quantidade de concorrentes se estabilizam. Em geral, a maturidade é a maior fase em tempo. Em um mercado em maturidade, você deve investir para se diferenciar e conseguir manter o lucro alto, porque os concorrentes começarão uma guerra de preços.

Características: as vendas se estabilizam, o lucro começa a diminuir gradativamente, o mercado satura de concorrentes.

  • Declínio: o declínio é a etapa em que as vendas começam a cair. Normalmente essa fase é marcada por uma mudança no mercado ou na sociedade. Pode ser que um produto melhor tenha sido lançado, pode ser que o produto não tenha mais utilidade, pode ser que a moda tenha mudado, etc. Em um mercado em declínio, você deve garantir que todo o estoque seja vendido, sem perdas e com o máximo de lucro possível.

Características: as vendas começam a despencar, o lucro diminui, os concorrentes começam a sair do mercado e lançam novos produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com