TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

RODRIGO VASCONCELOS MOREIRA RA: 6277265133

CIÊNCIAS SOCIAIS

 

São Paulo

13/10/2013

A infância é a etapa da vida onde o ser humano começa a ser inserido na sociedade. A família é o ponto inicial para a criança adquirir os costumes da sociedade de onde vive. Os pais ensinam a língua usada para a comunicação, as comidas típicas da região, os contatos com a religião e etc... Dessa forma a criança começa a se adaptar aos costumes locais. A escola também trás essa sociabilização, da forma em que vários indivíduos que estão começando a vida, convivam próximos, assim aprendendo e ensinando os costumes aprendidos por seus pais e professores. Essa sociabilização da escola abre as portas para diferentes vertentes de sua própria sociedade, trazendo variáveis além daquelas ensinadas pelos seus pais, fazendo assim a criança adquirir suas próprias características dentro da sociedade e formando pessoas diferentes.

Como exemplo, posso citar o meu momento de amadurecimento quanto a religião, pois desde pequeno fui ensinado a seguir a igreja católica pelos meus pais (com ênfase para minha mãe). Com o tempo e sociabilização com outras pessoas, fui adquirindo meu próprio conceito religioso, vivenciando a experiência com outras religiões e tendo minhas próprias percepções. Destes contatos sociais diversos, comecei a ter meus próprios conceitos religiosos.

A escola é um dos pontos principais na inserção de uma criança na sociedade, tendo em vista que ela é colocada no meio de mais outras várias crianças e aprende a lidar com as diferenças de cada uma. A família inicialmente é quem cria essas diferenças iniciais, trazendo dos pais para os filhos suas características. Um exemplo disso na minha infância foi o estilo musical. No Brasil, o samba é a música mais popular existente, porém, na minha infância tive a influencia do rock por parte do meu pai, quando entrei na escola, tive dificuldades de relacionamento com grande parte dos outros alunos, pois eu era visto como um garoto diferente e estranho, tanto por usar roupas diferentes, quanto por ouvir músicas diferentes da grande maioria. Partindo desse fato, os pais devem conseguir mostrar para os filhos as diferenças, e a aprender o respeito que se deve ter para todas as culturas.

Concluímos que a família e a escola é o ponto onde esse aprendizado social é mais enfatizado, formando assim adultos mais respeitosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com