TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 5

DESAFIO PROFISSIONAL

PORTO ALEGRE

SETEMBRO 2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar os impactos da construção civil no meio ambiente e a importância do desenvolvimento sustentável.

O estudo tem como intuito apresentar propostas para a empresa L&Construção no âmbito da sustentabilidade econômica, ambiental e social.

O trabalho está dividido em 6 etapas além da introdução e considerações finais. No primeiro capítulo abordamos o impacto da construção civil no meio ambiente. No segundo foi apresentada propostas para uma economia sustentável dentro da organização. No terceiro passo foi abordado a importância da economia ambiental e foi sugerido propostas. No quinto passo foi relatado sobre sustentabilidade social e a importância de projetos nessa área.

2 Impactos da Construção Civil para o meio ambiente

Um dos mais importantes setores da economia, a construção civil é essencial para o desenvolvimento do país, sendo responsável por gerar empregos direta e indiretamente. Em contrapartida o setor é o que mais consome recursos naturais, estimasse de 40% a 75% de tudo que é consumido desde a fabricação de insumos usados até a execução das obras é extraído do meio ambiente. Atualmente, o consumo de cimento é maior que o de alimentos e o de concreto só perde para o de água. A produção de materiais de construção é ainda, responsável por poluição que ultrapassa limites tolerados em poeira e CO2. O processo produtivo de cimento necessariamente gera gás carbônico, um dos principais causadores do efeito estufa. A situação é agravada pois o produto final consome muitos recursos naturais, a exemplo da operação dos edifícios que consome mais de 40% de toda energia produzida no mundo. Esses dados fazem da construção civil a indústria mais poluente do planeta.

Diante destas informações o setor da construção civil tem papel fundamental para a realização dos objetivos globais de desenvolvimento sustentável e é de suma importância desenvolver projetos economicamente viáveis, ambientalmente e socialmente sustentáveis.

2.1 Sustentabilidade Econômica

Ela está em pauta em incontáveis debates, é assunto de inúmeros veículos de comunicação e tema presente em diversas conferências de renome ao redor do planeta. Devido principalmente às sérias e preocupantes previsões no que se refere à escassez de bens naturais e aos impactos ambientais, de fato, muito se tem discutido sobre essa que virou palavra-chave dos nossos tempos: sustentabilidade.

A grande questão porém, para empresas e indústrias de todos os portes e ramos, frequentemente, é a seguinte: é possível conciliar crescimento econômico e mínimo impacto para o meio ambiente? A resposta é sim, e não faltam exemplos neste sentido. Organizações de relevância mundial já possuem programas de peso com o objetivo de reduzir consumo de água, emissão de gases poluentes e de energia.

A definição de sustentabilidade econômica é a capacidade da empresa garantir o crescimento econômico sem destruir as fontes deste mesmo crescimento. A sustentabilidade econômica busca, em primeiro plano, soluções que não sejam caras e garantam resultados positivos.

Segundo Rattner (1999) “o argumento de economistas a favor da sustentabilidade gira em torno de saber usar os recursos do planeta, com alocação eficiente de recursos naturais em um mercado competitivo, no qual haverá distorções no mercado que poderiam ser corrigidas pela internacionalização de custos ambientais e/ou reformas fiscais”.

A sustentabilidade econômica então, passa a ser um fator fundamental para o crescimento das organizações.

Com base nos conceitos acima, foi elaborado duas propostas dentro da economia sustentável para a empresa L&Construção, com objetivos, ações e resultados esperados.

SUSTENTABILIDADE ECONOMICA

Objetivos Ações Resultados Esperados

1- Redução de Custos sem perder qualidade e vantagens competitivas. Substituição da matéria prima natural por matéria prima reciclada. Estimasse uma redução nos custos com matéria prima de até 20% sem perder qualidade, já que o produto reciclado possui as mesmas propriedades do produto natural e se tornando competitivo num mercado cada vez mais disputado.

2- Foco no mercado em busca de resultados.

Estratégia de negócios voltado para sustentabilidade ambiental e social.

Além de vantagens competitivas provenientes de melhores custos, vincular à imagem da empresa ao conceito de sustentabilidade no âmbito geral.

2.2 Sustentabilidade Ambiental

Muito se tem falado em sustentabilidade ambiental e na atividade da construção civil ganhou relevância nos últimos anos. O impacto ambiental decorrente do intenso consumo de recursos naturais, da geração desordenada de resíduos e desperdício de água e energia provenientes das inadequadas técnicas construtivas tem causado efeitos danosos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com