TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias humanas

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

                                               CAPITULO 3 – As ciências humanas.

  1. Porque seu objetivo é bastante recente: O homem. As ciências humanas surgiram depois que as ciências matemáticas e naturais estavam constituídos e já haviam definido a ideia de cientificidade, de métodos e conhecimentos científicos, de modo que as ciências humanas foram levadas a imitar e copiar o que aquelas ciências haviam estabelecido, tratando o home como uma coisa natural matematizável e experimental. E também é muito especial por terem surgido no período em que prevalecia a concepção empirista e determinista da ciência, procurando tratar o objeto humano usando os modelos hipotético-indutivo e experimentais de estilo empirista, e buscavam leis causais necessárias e universais para os fenômenos humanos.
  2. A ciência lida cm fatos observáveis, isto é, com seres e acontecimentos que, nas condições especiais de laboratório, são objetos de experimentação. A ciência busca as leis objeticas gerais, universais e necessária de fatos, ela opera por analise e síntese, a ciência lida cm fatos regidos pela necessidade casual ou pelo principio d determinismo universal, o homem é dotado de razão, vontade e liberdade, é capaz de criar fins e valores, de escolher entre varias opções possíveis. A ciência lida cm fatos objetivos, ou seja, com os fenômenos depois que foram purificados de todos s elementos subjetivos, de todas as qualidades sensíveis, de todas as opiniões e todos os sentimentos, de todos os dados afetivos e valorativos.
  3. Período do humanismo: Inicia-se n século XV com idéia de renascentista da dignidade do homem como centro do universo, prossegue nos séculos XVI e XVII com o estudo do homem como agente moral, político e técnico-artístico, destinado a dominar e controlar a natureza e a sociedade, chegando ao século XVIII quando surge a idéia de civilização. O humanismo não separa o homem da natureza, ma considera  homem um ser natural diferente dos demais, manifestando essa diferença como ser racional e livre, agente ético, político, técnico e artístico. Período Positivismo: Comte enfatiza a ideia do homem como um ser social e propõe o estudo cientifico da sociedade, assim como há uma física da natureza, deve haver uma física do social. Período Historicismo: Desenvolvido no final do século XIX e inicio do século XX por Dilthey, filósofo e historiador alemão. Essa concepção, herdeira do idealismo alemão, insiste a diferença profunda entre homem e natureza e entre ciências naturais e humanas, chamadas por Dilthey de “ciências do espírito u da cultura”. As ciências do espírito ou da cultura não podem e não devem criar o método da explicação e da compreensão do sentido dos fatos humanos

  1. Os fatos humanos são históricos, dotados de valores e sentido, de significação e finalidade e devem ser estudados com essas características que os distinguem dos fatos naturais. Dois problemas que não puderam ser resolvidos o relativismo (numa época em que as ciências humanas buscavam a universalidade de seus conceitos e métodos) e a subordinação a uma filosofia da historia (numa época em que as ciências humanas queria se separar da filosofia).
  2. Max Weber propôs que as ciências humanas trabalhassem seus objetos como tipos de idéias e não como fatos empíricos. O tipo ideal oferece construções conceituais puras, que permitem compreender e interpretar fatos particulares observáveis, o Estado se apresenta como uma forma de dominação social e política sob vários tipos ideais, cabendo aos cientistas verificar sob qual tipo encontra-se o caso particular investigado.
  3. Permitiu que fosse feita a diferença rigorosa entre a esfera ou a região da essência “natureza” e a esfera ou região da essência “homem”. Permitiu depois que o “homem” fosse internamente diferenciado em essências diversas: O psíquico, o social, o histórico, o cultural. Com essa diferenciação garantiu  às ciências humanas a validade de seus projetos e campos científicos de investigação: psicologia, sociologia, historia, antropologia, economia, linguística.
  4. Permitiu compreender que os fatos humanos são instituições sociais e históricas produzidas não pelo espírito e pela vontade livre dos indivíduos, mas pelas condições objetivas nas quais a ação e o pensamento humano devem realizar-se. Levou a compreender que os fatos humanos mais originários ou primários são as relações dos homens com a natureza na luta pela sobrevivência e que tais relações são as de trabalho, dando origem às primeiras instituições sociais: família, pastoreio e agricultura, troca e comercio.
  5. Permitiu que as ciências humanas criassem métodos específicos para o estudo de seus objetos, livrando-as das explicações mecânicas de causas e efeitos sem que por isso tivessem de abandonar a idéia de lei cientifica, veio mostrar que os fatos humanos assumem a forma de estruturas, isto é, de sistemas que criam seus próprios elementos dando a eles sentido pela posição e pela função que ocupam no todo. As estruturas são totalidades organizadas segundo princípios internos que lhes são próprios e que comandam seus elementos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com