TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Políticas

Por:   •  11/3/2018  •  Seminário  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Ciências Políticas – AD I– Caderno de Respostas (2017-2)                                

Profa. Cristiano Monteiro

 Disciplina: Ciências Políticas

Nome da Atividade: AD I

Nome das alunas: Rosana de Almeida Machado

Pólo: Volta Redonda                                 Matrículas: 15113110286

Atividade Avaliativa 1

Conforme excerto extraído da obra de Coelho (2010), Aristóteles define três tipos de poderes da seguinte forma: “Poder paterno: exercido pelo pai sobre o filho no interesse do filho. Poder despótico: exercido pelo senhor sobre o escravo no interesse do senhor. Poder político: exercido pelos governantes sobre os governados no interesse de ambos.” Claro que os poderes, paterno e despótico não foram estudas a fundo por Aristóteles, como o poder político, em que o sujeito da relação são os governantes, que atuam em prol do objeto, que são os governados com o fim do interesse do sujeito e do objeto.

Já a despeito das formas de governo: Governo de um só, governo de pouco, governo de muitos. Onde Coelho, expõe em uma tabela do esquema da tipologia das formas de poder, onde Atistóteles sugere a forma favorável(pensando no interesse do governante e do governado) da atuação de cada uma e a degenerada (baseada, tão somente, no interesse do governante), que seria a deturpação humana da teoria, resumidamente assim exporemos: O Governo de um só sua forma ideal é a monarquia, já sai deturpação é a Tirania; para o governo de poucos, tem sua boa forma na Aristocrácia e sua degeneração a Oligarquia e por fim o Governo de Muitos, sua utopia será a Politeia, sua corrupção é a Democracia. Coelho deixa claro que “termo democracia tinha, na antiguidade, um significado muito diferente do que tem hoje. No tempo de Aristóteles, democracia significava tirania da maioria sobre a minoria.” (COELHO, 2010).

        A tipologia moderna das formas de poder é baseada nos meios, sendo considerada fundamental na definição moderna, segundo Coelho (2010), Noberto Bobbio, se baseou nas idéias de Max Weber, e lançou a tríplice do poder: Poder Econômico; Poder Ideológico e por fim Poder Político.

Em que o Poder Econômico “é exercido por todo aquele que “se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados necessários, numa situação de escassez, para induzir aqueles que não os possuem a certo comportamento, que pode ser, principalmente, certo tipo de trabalho” (BOBBIO, 1984, p. 7).”

Poder Ideológico ““funda-se sobre a influência que baseado na influência que as ideias formuladas de certa maneira, ou emitidas em certas circunstâncias, por uma pessoa revestida de autoridade, e difundidas por certos meios, têm sobre o comportamento dos comandados.” (BOBBIO, 1984, p. 7).”

E finalizando o Poder Político “é fundamentado na “posse dos instrumentos através dos quais se exerce a força física, isto é, através das armas de qualquer espécie e grau.” (BOBBIO, 1984, p. 8).” 

Coelho, em sua obra, apoiou se nos pensamentos de Weber para definir a relação entre Estado e Poder Político, afirmando que “o que caracteriza o Estado e o poder político, que é por ele exercido, é o monopólio do uso legítimo da força física sobre os indivíduos que integram uma sociedade.” (COELHO< 2010). E por fim sintetiza “Estado e poder político são termos indissociáveis e o que diferencia o exercício do poder político do simples uso da força bruta são a exclusividade e legitimidade que o Estado possui para recorrer ao uso da força física sobre as pessoas nas sociedades civilizadas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com