TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências do ambiente

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Campos da Grande Florianópolis

Unidade Acadêmica Tecnológica

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Ciências do Ambiente - 2008/A

Profª: Silene Rebelo

Aluno: Rodrigo de Carvalho    Data: 02-04-08.

A Gota D`Água

        75% do nosso planeta é composto por água, sendo que 97% dessa água é salgada, outros 2% estão congeladas (geleiras) e apenas 1% desse total pode ser consumida, ressaltando que boa parte desse 1% está no sub-solo.

        Embora tenhamos uma grande quantidade de água no Brasil (8% da água potável do mundo está concentrada na Amazônia) e em Santa Catarina, bem distribuídas e com ciclos de chuvas bem definidos, essa não é uma realidade mundial.

        Hoje a água já é motivo de disputa em aproximadamente 70 regiões do mundo e morrem cerca de 10 milhões de pessoas por ano com doenças transmitidas pela água.

        Atualmente os maiores agressores dos mananciais seriam as indústrias, a agricultura e o crescimento desordenado.

        As indústrias consomem grande quantidade de água em seus processos e despejam, também, uma grande quantidade de dejetos oriundo das atividades, sendo que muitas vezes desmatam e não respeitam as leis vigentes.

        A agricultura, embora seja uma necessidade básica do ser, também causa grandes problemas no que diz respeito à potabilidade das fontes de água: Consome grande quantidade de água e as devolve ao meio contaminadas por agrotóxicos; provoca queimada e desmatamento sem respeitar as áreas de preservação e as leis vigentes (com destaque para as florestas ciliares, que são de fundamental importância no que diz respeito à qualidade das águas. Funcionando, então, como filtros, impedindo erosões e diminuído os riscos de enchentes). O projeto micro-bacias vem como uma alternativa na ajuda à preservação, auxiliando no uso e manejo do solo e águas, buscando proporcionar uma maior qualidade de vida ao homem do campo.

        O crescimento desordenado também preocupa, pois também desmata, despeja grande quantidade de dejetos e, muitas vezes, não respeita as leis vigentes.

        O grande desafio do Brasil, e no caso de Santa Catarina, está em manter a potabilidade dos nossos mananciais, de forma que consigamos utilizá-los minimizando a agressão às suas propriedades físicas.

        Sem água não existe vida, preservar a água é garantir qualidade de vida a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com