TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências políticas

Por:   •  13/4/2015  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 2

CEDERJ – UFF

MATERIA: Ciência Política

ALUNO: CHRISTIANO SILVA DE OLIVEIRA

MATRICULA 13213110247

Atividade Avaliativa 3

"A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis".

Explique a frase acima, abordando os seguintes pontos:

- a relação entre o desenvolvimento dos meios de produção e as formas de dominação;

- a posição dos trabalhadores na sociedade burguesa.

Com o advento da burguesia como classe dominante, após a Queda da Bastilha (Revolução Francesa 1789-1799) e expansão deste pensamento por toda Europa e Novo Mundo, criou-se uma desvinculação do pensamento religioso com o pensamento filosófico – científico, permitindo que descobertas científicas e pensamentos humanistas já existentes. Todo esse novo cenário trouxe a possibilidade do desenvolvimento da tecnologia e continuidade da revolução industrial.

Esse caráter revolucionário da burguesia como a maior patrocinadora da Revolução Francesa deu-lhe status de ser a nova classe dominante da sociedade e detentora do poder ideológico e financeiro. Desta feita, com a continuidade da revolução industrial a burguesia passou a promover a passagem do meio de produção baseado no artesanato para o meio de produção industrial. Com o surgimento dessa classe dominante surgem também aqueles que são dominados, uma nova classe a dos proletariados (trabalhadores).

Os trabalhadores como a mola mestra de toda produção como classe dominada sofria um fenômeno chamado “mais valia” que resumidamente Karl Max explica que todo trabalhador recebe sempre um salário defasado em relação aquilo que deveria receber. O dono do meio de produção capitalista (burguês) aumentava a jornada de trabalho dos seus empregados sem que estes tenham seus salários ajustados (mais-valia absoluta) ou através da mecanização aumentava os seus lucros com a produção diminuindo a quantidade de empregados (mais-valia relativa). Outra questão é que as jornadas de trabalho grandes ao ponto de esgotamento físico diminuindo a possibilidade de se organizarem contra este sistema dominante.

Com o advento dos pensamentos crítico ao capitalismo e aos seus meios de produção exploradores forma uma contradição entre o pensamento da classe burguesa e o pensamento da classe dos trabalhadores. Esse pensamento chamado de comunismo procura colocar o trabalhador em pé de igualdade com a burguesia. Essas reflexões permitiram os trabalhadores se organizarem em sindicatos e combaterem as explorações e reivindicarem direitos salariais, de jornada de trabalho dentre outros. Entretanto os detentores do capital não aceitaram ( e não aceitam hoje) estas reivindicações formando o que Marx chama de “A Luta de Classes”, que segundo ele permitiria levaria um conflito direto o qual levaria a seguinte conseqüência: “A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis". Contudo, após a queda do Muro de Berlim e da Perestróica com o fim da União Socialista Soviética o pensamento comunista, dispostos no Manifesto Comunista e no Capital de Karl Max, parece ter perdido o sentido. A queda esperada por Karl Marx e seus seguidores não aconteceu e parece cada vez mais distante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com