TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação de Mercado

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  2.592 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA.

CLASSIFICAÇÕES DE MERCADO

PROFESSOR:

Jose Ferreira.

Belo Horizonte / MG

2º semestre / 2015

Concorrência “Perfeita”

Essa estrutura de mercado carateriza-se pela homogeneidade do produto, ninguém tem o poder de mercado suficiente para domina-lo, existem muitos pequenos vendedores e compradores, esses representam muito pouco no total.

Na concorrência “perfeita” não a dificuldade para uma empresa entrar ou sair do mercado, a informação se movimenta de forma perfeita permitindo que todos tenham acesso, a uma mobilidade de recursos produtivos satisfatório.

O preço dos produtos é regulado pelo próprio mercado, uma vez que a concorrência entre vendedores é muito grande e transparente não a intervenção do estado.

Exemplos de empresas no mercado de concorrência “perfeita”

Os shoppings populares como o Oiapoque em Belo Horizonte e os lojistas da rua 25 de Março em São Paulo.

Esse mercado também é muito encontrado nos produtos agrícolas.

Monopólio

É definido com um único vendedor de determinado produto, um bem não substituto ou serviço, dominando por completo o mercado.

A entrada de novas empresas neste mercado é muito complicado e difícil, pois aquele que esta no topo tem condições suficientes para retirar todas as estratégias de mercado do concorrente.

Vamos da um exemplo, o preço do bem oferecido pela empresa dominante, pode esmagar o da concorrente que esta ingressando no mercado, pois ela a dominante, tem um capital de giro infinitamente superior a “novata”, por estar a mais tempo no ramo e ter uma solidez maior no mercado, sendo assim consegue oferecer valores menores de venda aos consumidores, fazendo assim com que o consumo seja exclusivo dos produtos dela.

O monopolista tem uma posição privilegiada em relação ao preço de venda de seu produto, por ser o único a oferecer o bem, ele pode elevar esse valor não se preocupando com a concorrência, porem isso não significa que ele possa elevar o preço do bem da forma que quiser, em caso de empresas monopolistas o governo intervém com medidas para travar essa elevação do preço, visando que a população não seja prejudicada.

Temos como exemplo dessa intervenção a Anatel (agência nacional de telecomunicações), essa gerencia, regulariza e limita as ações das empresas de telefonia no Brasil, não permitindo que preços abusivos sejam cobrados dos consumidores.

O valor dos bens ou serviços fornecidos pelas empresas monopolistas é de certa forma estabelecida pelo governo.

Exemplos de empresas no mercado de Monopólio

Petrobras (embora a legislação brasileira já permita que outras empresas explorem o petróleo brasileiro, essa domina o mercado).

Cemig (companhia energética de Minas Gerais), em MG essa domina o mercado de fornecimento de energia elétrica.

Oligopólio

É uma estrutura onde, embora existam muitos vendedores de um determinado bem, apenas uma pequena parcela destes domina o mercado, e é essa minoria que forma o Oligopólio.

Os participantes dessa estrutura mercadológica tem que levar em consideração os comportamentos e reações de seus concorrentes, por ser restrito o numero de participantes, talvez uma alteração muito grande de estratégia possa distanciar uma empresa das outras, fazendo assim com que essa perca espaço no mercado em relação às outras.

No oligopólio os bens podem ser homogêneos ou com pequenas diferenciações, porem a concorrência não se concentra nesse fator, mas sim na qualidade, serviço e fidelização do produto.

É nessa estrutura de mercado que existe a possibilidade de formação de cartel “(...) as empresas unem-se para determinar os preços e condições do mercado. Assim fazem com que se torne um circulo restrito a eles.” (dicionário informal). Esse é proibido por leis de crimes contra a ordem tributária (art. 4 da lei 8137/90), pois influencia de forma negativa a estrutura econômica do país, porem é muito difícil comprovar a existência de cartel, afinal ele não é feito de uma forma isolada, mas sim em ações repetitivas.

O governo não intervém tão diretamente no oligopólio como no monopólio, porem é papel do mesmo fiscalizar e punir a existência de formação de cartéis.

Exemplos de empresas no mercado de Oligopólio

Bancos: Itaú, Santander, Bradesco.

Automobilísticos: Fiat, Chevrolet, Ford.

Empresas Aéreas: Gol, TAM.

Monopsônio

É caracterizado pela existência de um único comprador, ou seja, os produtos produzidos por um determinado numero de vendedores é vendido apenas a um comprador.

Esse mercado da à indústria monopsônica a condição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com