TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comercio Internacional - Desafio ou Oportunidade para Uma Mentalidade Global

Por:   •  31/10/2018  •  Dissertação  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

O comércio exterior ou comercio internacional existe há séculos e vem se intensificando com a evolução dos meios de transporte, a globalização e as novas tecnologias, nenhuma nação é autossustentável e todas necessitam utilizar o comercio internacional para seu crescimento e desenvolvimento, essa troca de bens e matérias e/ou serviços é de extrema importância para a economia de todas as nações, basicamente podemos resumir o comércio internacional como conjunto de ações objetivadas à troca de bens materiais (mercadorias) e/ou imateriais (serviços) entre empresas e governos de países diferentes – e todos os processos relacionados a essas transações por um único proposito o retorno financeiro. Como a palavra internacional e exterior deixam claro, tais trocas são realizadas com outras nações diferentes das nações de origem.

O comércio internacional é atividade que traduz uma visão projetiva trans-fronteiras de todos os acontecimentos que envolvem intercâmbios visíveis e invisíveis manifestados pelos mecanismos da compra e venda de mercadorias, transferência de tecnologia, investimentos, representações e outros entendimentos que possibilitem a consecução de lucros e vantagens para as partes intervenientes, compreendendo os atos formais possibilitantes dessas relações (STRENGER, 1996, p. 21).

No Brasil a partir da década passada, o comércio exterior aumentou num ritmo mais vigoroso. O crescimento econômico mundial, o aumento dos preços internacionais de produtos básicos, a diversificação dos mercados importadores e a maior produtividade da indústria nacional são fatores que favoreceram o dinamismo das importações e exportações brasileiras, que passaram a atingir sucessivos recordes, grandes conquistas econômicas e reconhecimento mundial de seus produtos. No Brasil de atualmente cabe citar também que o comércio internacional é de extrema importância, pois tem esse indicador ligado diretamente ao resultado do Produto Interno Bruto (PIB), com essa ferramenta de negociação o Brasil tem conseguido ao longo dos anos principalmente em na área exportação agrícolas grandes resultados para a sua economia.

Tendo em vista que a pratica do comercio internacional é de extrema importância para a economia de diversos países, os mesmos tem estimulados suas empresas a praticarem ato de importação ou exportação. A exemplo o Brasil encontrou uma forma de estimular suas empresas para ingressar nessa área através de incentivos fiscais, como a isenção de alguns impostos e ajudas financeiras. As empresas ao se internacionalizar e se prepararem para venda para outros países, também tem diversos ganhos em vários fatores, podemos citar alguns: Ampliação de sua carteira de clientes; Fortalecimento de sua marca; Escapar da sazonalidade; Diversificação de mercados; Melhorar a qualidade de seus produtos; Usufruir de benefícios fiscais; Na importação, por exemplo, o empresário pode buscar por produtos de tecnologias ainda não praticadas e/ou disponíveis em seu país ou por produtos similares com custos mais baratos, aumentando assim sua competitividade frente aos concorrentes e oferecendo uma gama maior de produtos e a um custo mais acessível para seus clientes e assim a economia local também é beneficiada.

Hoje no mundo globalizado existe um número cada vez maior de empresas atuante neste setor, os empresários já perceberam que essa pratica aumenta em muito a competitividade e a margem de seus lucros, porém a atuação no mercado internacional ainda oferece uma série de desafios às empresas ingressantes, devido a temas tais: como legislação internacional, balança cambial, custos logísticos, entre outros, as empresas que desejem se internacionalizar devem montar estratégias, para superar esses desafios, um dos pontos crucial para alcançarem o êxito e o sucesso, é o de buscar com seus lideres uma mentalidade global, efetuar um bom planejamento, ter uma boa assessoria para o analise das vantagens e desvantagens de importação ou exportação, estudar a cultura do mercado local, dentre outros fatores. - Definindo essas estratégias, esses desafios não devem ser um empecilho para os empresários em investir e buscar lucros no comercio internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com