TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comércio internacional: Desafio ou oportunidade para uma mentalidade global

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 4

“Comércio internacional: desafio ou oportunidade para uma mentalidade global?”

Disciplina:
Comércio Exterior

Professor:

Integrantes:

Barueri
2010

O comércio internacional, ou comércio exterior, pode ser definido, basicamente, como ações objetivadas à troca de bens materiais (mercadorias) e/ou imateriais (serviços) por um retorno financeiro. Como a palavra internacional e exterior deixam claro, tais trocas são realizadas com outras nações diferentes das nações de origem.

Em grande parte dos países, o comércio internacional representa uma boa parcela do Produto Interno Bruto (PIB) e essas trocas de âmbito internacional favorecem tanto empresas como países, visto que é um setor de relevância para todos os atores globais, sejam eles pequenos ou grandes, pois é o principal gerador de divisas destes.

Podemos dizer que o comércio internacional é uma via de mão dupla, qual, geralmente, países mais desenvolvidos são fortes na produção e exportação de produtos de alto valor agregado, visto que têm ferramentas para a criação dessas mercadorias. E por outro lado, serão dependentes e importadores das matérias primas que são produzidas pelos países menos desenvolvidos. Portanto, ambos os lados têm suma importância, pois são interdependentes.

Sendo parte integrante de um país, as empresas que pretendem ingressar no comércio internacional, geralmente, têm um grande questionamento a se fazer: seria tal ato um desafio ou uma oportunidade para uma mentalidade global?

O maior desafio para algumas empresas brasileiras é ingressar no comércio internacional, pois se acomodam no mercado doméstico (nacional) e acabam se retraindo, evitando ao máximo se expor ao mercado exterior por medo de não ter a mesma aceitação que já estabeleceu no mercado nacional, e na visão do proprietário da empresa isso por fim irá causa prejuízos à empresa. Porém, essa visão limita o crescimento da empresa e oportunidade de internacionalização da mesma. A internacionalização pode trazer uma grande visibilidade à empresa e assim aumentar as vendas de seu produto, e por mais que a exigência de investimentos aumente, a margem de lucro irá se torna maior consequentemente.

O Brasil tem um grande interesse em empresas que praticam o ato de importação ou exportação. Uma das formas que o país encontrou de estimular as empresas para ingressar nessa área foi através de incentivos fiscais, como a isenção de alguns impostos e ajudas financeiras, isso faz com que o desafio se torne mais vantajoso para ambas as partes.

Porém, para que a empresa atue no comercio internacional é necessário um planejamento, observando as vantagens e desvantagens de importação ou exportação, ou de ambos, e para fazer essa análise é necessário líderes com mentalidade global capaz de enxergar horizontes positivos para a empresa nesse ramo. Obter uma mentalidade global acaba sendo o primeiro passo de líderes de uma empresa antes da mesma se envolver em algum nível de atuação no comércio internacional, isso que vai ser o ponto chave para denominar se a corporação está pronta ou não para atuação em níveis internacionais, para que isso não acabe se tornando um desafio “à cegas”, pois enxergar o comércio internacional através dos aspectos que diferenciam cada mercado pode criar facilidades na hora de negociar, trazendo grandes oportunidades de gerar vantagens sobre seus concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com