TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Funciona A Pesquisa Etnográfica

Por:   •  31/5/2023  •  Monografia  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 2

COMO FUNCIONA A PESQUISA ETNOGRÁFICA

        Na pesquisa etnográfica o material de estudo pode ser uma população ou mesmo um grupo de pessoas, que através da observação e coleta de dados que determinará algo relevante sobre o grupo estudado.

        Antes do início da pesquisa, o pesquisador tem que observar se o tema do trabalho de pesquisa não fere a ética de alguma forma, já que, a pesquisa tem como principal fator de estudo o ser humano, portanto, todo cuidado para a pesquisa não causar algum desconforto ao grupo observado, respeitando essa questão, as etapas da pesquisa são:

        Conviver no campo de estudo de uma forma que sua presença não interfira no cotidiano do grupo diretamente. Durante algum tempo o pesquisador deverá ficar no campo de estudo só observando e principalmente ouvindo as pessoas no meio em que se encontra, sem diretamente interagir com o meio, é fase chamada de observação do campo de estudo.

        Coletar os dados durante a permanência no campo de estudo, o pesquisador deve fazer o levantamento de dados, essa parte é quando começa a interação com o grupo, mas essa interação não pode modificar o ambiente de estudo nem influenciar o grupo estudado, tem que ser da forma mais neutra possível. Todos dados levantados devem ser registrados, por exemplo, observação, entrevistas ou qualquer tipo de registro que seja útil a pesquisa.

        Analisar os dados após o levantamento dos materiais coletados, o pesquisador deve analisá-los para determinar possíveis padrões e tendencias dentro do campo de estudo pesquisado. Essa fase é a que o pesquisador deve ter bastante cuidado, pois, nesse momento é que a pesquisa se forma como trabalho acadêmico.

        Descrição da pesquisa que tem que ser da forma mais fiel possível, para que não ocorra qualquer engano de interpretação, um erro na discrição dos fatos pode levar a uma interpretação errada e possível perda do trabalho de pesquisado.

        Relatório da pesquisa ao final do estudo de campo que deve ser um documento onde fique registrado todo o procedimento e conclusão que chegou o pesquisador, isso, pode ser feito através de livro, artigo, filme ou qualquer meio que documente o trabalho realizado.

        Disseminação do resultado da pesquisa que tem que ser conhecida pela comunidade acadêmica e sociedade, afinal, esse foi objetivo do trabalho.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com