TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Implementar as Relações Humanas Dentro de uma Empresa

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Questões e estratégicas de pesquisa.

O problema definido pelo nosso grupo foi “Como implementar as relações humanas dentro de uma empresa”, uma vez que, a fábrica deveria ser vista como um sistema social e não apenas um sistema econômico-industrial que gerava lucros. As questões de pesquisas que o grupo definiu para trabalhar as hipóteses dizem respeito a incentivos aos trabalhadores, estabelecimento de leis trabalhistas e a implementação da teoria das relações humanas e a teoria comportamental.

2. Conceitos Relevantes.

No inicio do século XX, com o enfoque da Escola Clássica e da Administração Científica ganharam grande destaque nas organizações pela sua eficiência organizacional e produtividade. Mas com o passar do tempo ficou evidente a insatisfação dos colaboradores sendo tratados como um ser econômico-industrial, não dando importância para as relações interpessoais e bem estar social.

As Leis Trabalhistas de 1938 (Fair Labor Standards Act em inglês) tiveram início no governo do presidente Franklin D. Roosevelt (1933-1945). Foi um importante marco na legislação americana na época, assim como em seu movimento trabalhista, pois tais leis estabeleceram novos modelos para empregados e patrões, tanto quanto empresas de comércio, como indústrias e até mesmo empresas no setor público.

Através dessas leis, o primeiro salário mínimo (inicialmente 0,25 centavos de dólares por hora) foi estabelecido. O trabalho semanal foi limitado a 44 horas semanais, posteriormente revisado em 1940 para 40 horas semanais. Novas normas foram desenvolvidas para manter os recordes de horas trabalhadas e salários pagos, os mesmos padrões permitiam aos empregados saberem o quanto deviam ou excediam de horas semanais trabalhadas.

Um dos mais importantes atos dessa lei, foi o que baniu o trabalho infantil: crianças menores de 14 anos não eram mais permitidas para trabalhar. Exceções eram feitas apenas no setor agrícola ou em negócios familiares. Após essa lei, a taxa de trabalho infantil diminui drasticamente, e o número de crianças afetadas e também por más condições de trabalho.

A Teoria das Relações Humanas surgiu nos E.U.A como consequência das conclusões da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição a Teoria Clássica da Administração. Suas origens estão relacionadas a necessidade de humanizar e democratizar a administração, ao desenvolvimento das ciências humanas, as ideias da filosofia pragmática de John Dewey e por fim a conclusão da experiência de Hawthorne.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com