TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Se Tornar Um Líder Servidor (Os princípios de liderança de o Monge e o Executivo)

Por:   •  27/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 6

ANÁLISE LITERÁRIA

NOME DA OBRA: Como Se Tornar Um Líder Servidor (Os princípios de liderança de o Monge e o Executivo)

AUTOR: James C Hunter

EDITORA: Sextante

DATA DA PUBLICAÇÃO: 2004 por James C Hunter e Tradução em 2006

DATA DA EDIÇÃO: 6°

1) A Estrutura da Narrativa

Comente sobre as partes do enredo que caracterizam:

a) A expectativa - apresentação dos personagens e enredo

Esse livro se caracteriza com o autor James C. Hunter falando sobre como se tornar um líder servidor, tem varias dicas para orientação das pessoas em como se tornar um líder, e também diz que ser um líder não é somente ser “chefe” que a liderança esta em todos os lugares, times, casamentos, igrejas, e principalmente em empresas, esse livro tem dois objetivos, o primeiro é passar para os leitores de forma fácil como se tornar um bom líder servidor, e o outro é que o livro facilite a vida das pessoas em casa e no trabalho. E também se diz no livro que “Liderar é servir”.

b) o clímax – ponto alto da história

O ponto mais importante do livro é quando se fala sobre a natureza humana, como as pessoas desenvolvem o caráter para se tornarem lideres, e diz que muitas pessoas tentam se tornarem lideres de más formas, fazendo coisas erradas, sendo que todos tem noção do que é certo e errado, e mesmo assim querem crescer como lideres de uma maneira errada, esquecendo do caráter, as pessoas tem a capacidade de escolher sobre o que pretendem fazer no mundo, e que temos as escolhas de fazer coisas para o bem e para o mal, mas que na maioria das vezes escolhem maneiras erradas, por serem mais fáceis, então deve-se optar por fazer a coisa certa, não deixando que o caráter suma, para que as pessoas não se tornem seres desprezíveis.

c) o desfecho

A parte final é que o livro apresenta diversas lições de como liderar, e o autor passa o que ele aprendeu durante sua vida nas empresas onde ele trabalhou, e fala que liderar não é apenas ser chefe, e que existe lideres em todos os lugares, e esse livro é uma maneira de ajudar as pessoas a desenvolver sua liderança, e que não é apenas lendo esse livro que será um bom líder e sim praticando suas lições.

d) a mensagem final

O livro passa como mensagem, que para se tornar um bom líder é preciso ter desempenho para desenvolver a liderança, e que liderar não é gerência, liderar é quem somos e gerência e o que será feito quando se tornar um líder dentro de uma empresa, e que liderança não é somente em empresas, mas em todos os lugares.

2) Os elementos da narrativa

  1. Caracterize os personagens principais, fazendo uma análise geral sobre seus aspectos emocionais e sociais.

O livro não tem em si vários personagens mais o que se pode citar como personagem é o próprio autor James C Hunter, e no livro ele explica os princípios de liderança, como ser um líder eficiente e eficaz e também deixa claro que liderar não é ser chefe, que tem lideres em todos lugares.Ele é um consultor-chefe de uma consultoria na área de Recursos Humanos e Treinamento, e sua experiência de muitos anos possibilitou que ele se tornasse um dos melhores e cobiçados instrutor e palestrante, sempre falando sobre liderança e de que forma os gestores e seus colaboradores podem mudar a vida de suas empresas assim como o relacionamento entre eles, obtendo sempre melhores resultados nestas.

  1. Descreva o ambiente – cenário físico e social presentes na história.

O cenário são as empresas e o mundo fora do trabalho, o cotidiano.

  1. Conte o enredo de forma resumida.

O autor começa o livro falando sobre sua experiência em recursos humanos, área onde trabalhou por 25 anos. Já na introdução ele fala aos lideres que não há equipes fracas e sim líderes fracos. Outro erro que os gerentes comentem é a preocupação em causar boa impressão aos chefes, em vez de se empenharem em fazer a coisa certa para as pessoas que lideram. Neste contesto ele fala que ser líder não é ser gerente, e que muitas vezes as empresas de forma errada, escolhem seus lideres através de seu melhor funcionário sem avaliar a sua liderança com o grupo. Para ele gerencia é o que fazemos, e líder é o que somos. Pois a palavra liderança é a capacidade de influenciarmos outros. Outra coisa importante nesse livro é a atenção dada à responsabilidade de ser um líder, e a influência que esse pode ter através de suas atitudes. Por isso ele da uma certa importância ao caráter de cada um. Pois caráter nada mais é do que fazer o que é certo, ignorando seus impulsos e vontades próprias de fazer o errado. As principais características de um líder estão em servir, tornando assim as pessoas ao seu redor mais eficazes, capazes de liderar e servir os outros, pois o primeiro papel do líder é criar mais lideres. No segundo capítulo o autor fala sobre a diferença entre poder e autoridade, onde o primeiro tem a capacidade de obrigar as pessoas a fazerem, o segundo envolve as pessoas a fazerem de bom grado a sua vontade por causa da sua influência. Diferente de muitos autores ele fala de Jesus, dizendo que ele foi o maior líder que já existiu, realmente ele colocou para milhões de leitores a importância de ser líder servidor, com um exemplo de vida e autoridade. Mostrando que servir envolve dedicação, sacrifício, persistência. James teve a coragem de colocar pra milhões de leitores a importância que Jesus teve e tem em nossas vidas, e o quanto seremos melhores quando aprendermos a viver seguindo as orientações da bíblia. Para ser um líder deve-se ter varias mudanças, saber ouvir, ser humilde, atencioso, dedicado, responsável, estar em busca de crescimento dia a dia. Principalmente exercer suas habilidades, a todo tempo com todos à sua volta. A principal qualidade de um líder é o caráter, pois está ligado à ética e a nossa moral, como vê o mundo e como devemos agir nele, mais do que isso deve viver de modo fazer a o bem fazendo assim que as pessoas não se importem com os interesses próprios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com