TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como contratar um bom funcionário, e quais as ferramentas devo usar?

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.389 Palavras (10 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 10

       

        

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

TEIXEIRA DE FREITAS-BAHIA

2014

        

PRODUÇÃO TEXTUAL

Trabalho de produção textual apresentado à UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para obtenção de média nas disciplinas :Direito Empresarial , Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social e Ambiental. Orientadores: Janaina V. Testa,Elisete Alice Z. de oliveira e Ana Céli Pavão, Sérgio de Goes Barboza e Fabiane T. Muzardo.

                                                TEIXEIRA DE FREITAS-BAHIA

2014

Como contratar um bom funcionário, e quais as ferramentas devo usar?

             

       O mercado vem sendo de grande importância para todos os consumidores, se houver um bom atendimento, uma grande variedade que possa oferecer, o crescimento será inevitável. Sabemos que pra isso é preciso que tenha um bom gestor, que é dado total responsabilidades pelo crescimento da empresa. Pensando nisso que a empresa MUNDO DOS CALÇADOS  existente no mercado há mais de dez anos , atuante com vendas de calçados. Essa loja é composta por 12 funcionários  que são eles: dois auxiliares de serviços gerais , cinco vendedores, dois operadores de caixa, um contador, um funcionário que auxilia no departamento pessoal  RH,  e  está a procura de um profissional que preencha a vaga de gerente comercial.

  O gerente comercial é o profissional que atua dentro de uma empresa, atendendo o cliente, negociando interesses e coordenando a equipe responsável pela realização de um serviço. Ele será o responsável por organizar os recursos humanos e materiais disponíveis, alocando-os de acordo às necessidades do cliente, além de elaborar um cronograma de ações e disponibilizá-lo para todos os envolvidos no serviço. E carrega com ele as responsabilidades de realizar treinamentos para nivelar seus funcionários com as normas de atender o cliente na empresa, coordenar os funcionários, gerenciar as atividades de vendas relativas a estratégias e diretrizes para comercialização dos produtos da empresa, desenvolver estudos sobre potencial de vendas por região, visando à ampliação do volume de negócios, atuar na correção e implantação de procedimentos, garantir o planejamento de como os clientes devem ser atendidos e também a coordenação dos funcionários responsáveis por esse atendimento visando corrigir comportamentos dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho, além de posicionar melhorias para o setor.

            É o piloto da área comercial e, como todo bom piloto, precisa de uma série de instrumentos de controle para verificar se as metas estão sendo cumpridas, se a rota inicialmente estabelecida é segura e se não há nenhuma tempestade no meio do caminho que o obrigue a mudar de direção. A base para o sucesso para chegar no lugar pretendido está na elaboração de um bom planejamento. Pode-se comprar o tempo de um homem. Pode-se pagar a alguém para comparecer a determinado lugar. Pode-se, inclusive, obter dele, por dinheiro, determinada quantidade de movimentos musculares especiais pôr hora ou por dia. Porém, não se pode comprar entusiasmo, iniciativa ou lealdade; nem dedicação que envolva coração, inteligência e espírito. Isso precisa ser conseguido por merecimento. Por esta razão, a profissão de um gerente de vendas torna-se verdadeiro desafio para muitos, uma vez que a execução do seu trabalho exige a participação de outras pessoas com espírito de cooperação e motivação. E isso nem sempre é fácil de se conseguir. É vidente que não basta a qualidade de administrador para gerenciar. Há necessidade de se conhecer também o trabalho de vendas. Aqui se parte do princípio óbvio ditado pela experiência e vivência comercial de qualquer indivíduo: para fazer um bom trabalho de administração, deve-se conhecer a técnica. E o conhecimento inclui não só o produto, como também o do ofício. 

Na área de vendas, o administrador deve conhecer suficientemente a sua atividade, para que possa gerenciar com respeito e liderança. Os vendedores profissionais gostam de saber que seus gerentes conhecem seus problemas, suas necessidades, ou dificuldades encontradas para a comercialização. Não obstante isso, ainda hoje encontramos gerentes de vendas com total desconhecimento de suas atividades. 

Em suma, a atividade de um gerente comercial é receber objetivos gerais da alta administração, buscar as soluções mais adequadas à realidade da organização e executar funções básicas de planejamento e direção.  Para que tenho um bom desempenho a loja MUNDO DOS CALÇADOS procura um profissional bem qualificado com os seguintes requisitos:

- Graduação em Administração de Empresas.

- Sistemas da Informação.

- Pós-graduação.

    O ponto de partida de todo processo seletivo fundamenta-se em dados e

informações da análise e especificações do cargo a ser preenchido. Os critérios de

seleção baseiam-se nas próprias exigências do cargo, uma vez que a finalidade

destas é proporcionar maior objetividade e precisão à seleção das pessoas para

aquele cargo. Se de um lado temos a análise e as especificações do cargo a ser

preenchido, informando os requisitos indispensáveis ao futuro ocupante do cargo,

temos, de outro lado, os candidatos profundamente diferentes, disputando a mesma

vaga. Nestes termos, a seleção passa a se apresentar em dois tipos de processo:

processo de comparação e processo de decisão. O recrutamento influência diretamente os resultados obtidos e deve ser

realizado buscando os ideais da empresa.

O recrutamento compõe um sistema de informação pelo qual a empresa divulga e oferece ao mercado de trabalho as posições que pretende preencher. Esse processo pode ser interno ou externo. Vamos conhecer os dois e ver os pontos positivos e negativos de cada um. Recrutamento interno

Pontos positivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com