TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como efetuar compras com segurança pela internet

Por:   •  26/9/2015  •  Artigo  •  2.972 Palavras (12 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 12

COMO EFETUAR COMPRAS COM SEGURANÇA PELA INTERNET

Jandeson Lopes Gonçalves [1]

Nilvans Borges [2]

RESUMO

O tema desta pesquisa é Como efetuar compras com segurança pela internet. O objetivo é analisar a questão da segurança no e-commerce, e os objetivos específicos são compreender os principais aspectos do comércio pela internet e avaliar a política de segurança e de privacidade, entre outros. A metodologia é a revisão de literatura, através de pesquisa teórica. A hipótese é que uma solução de Comércio Eletrônico envolve várias áreas de uma organização tais como as áreas de vendas, compras, marketing e tecnologia da informação. Desta forma, é preciso elaborar um bom projeto para abranger os requisitos inerentes ao Comércio Eletrônico, e que isto deve ser feito a partir da modelagem dos aspectos organizacionais onde são capturados todos os requisitos iniciais para o sistema de Comércio Eletrônico. Conclui-se que a privacidade e a segurança da informação são impactadas pelas funções organizacionais, tais como: comércio eletrônico, gerenciamento de banco de dados, técnicas de segurança, telecomunicações, sistemas colaborativos e implementação de sistemas.

Palavras-chave: Comércio Eletrônico. Segurança. Privacidade.

INTRODUÇÃO

        O comércio eletrônico é qualquer transação realizada através de uma rede de computadores, que envolva a transferência de propriedade ou direitos de uso ou serviços. Utilizar as novas tecnologias da informação para identificar produtos, gerenciar estoques, agilizar o registro das mercadorias no caixa, permitir alterações de preços sem precisar reetiquetar todos os produtos da gôndola, entre outras facilidades, tornou-se fundamental. Já não havia mais a facilidade de continuar no mercado sem ser eficiente. E as tecnologias da informação trouxeram apoio para a busca de gestões mais organizadas e viáveis economicamente.

        O comércio eletrônico tem sido objeto de um grande número de estudos em todo o mundo. As discussões são as mais diversas: algumas privilegiam o ambiente macro e os fatores econômicos e demográficos para sua difusão; outras, os determinantes de sua adoção, seja por parte da firma ou do cliente final. Ainda há alguns que discutem as estratégias ideais para que a empresa se organize para atuar em ambientes virtuais, entre outros focos de discussão. Porém, um dos aspectos mais vitais para este tipo de comércio é a segurança.

        Falta de confiança na segurança da comunicação eletrônica, em geral, é identificada como um obstáculo ao comércio eletrônico. As ameaças de segurança vêm ou dos ataques contra a informação em trânsito ou contra o local que armazena as informações. Assim, é fundamental que sejam implementadas medidas de segurança tanto físicas (equipamentos de proteção tangível) quanto lógicas (equipamentos de proteção não tangível).

        Enquanto é atualmente impossível proteção contra ameaças de segurança, esforços para minimizar os problemas devem ser realizados, para a proteção tanto do negócio como de seus clientes. Qualquer fraqueza percebida na segurança pode ter um impacto negativo permanente sobre o empreendimento e deve, assim, ser tratada muito precocemente.

        Desta forma, o tema do presente trabalho é Como efetuar compras com segurança pela internet. O objetivo é analisar a questão da segurança no e-commerce, e os objetivos específicos são compreender os principais aspectos do comércio pela internet e avaliar a política de segurança e de privacidade, entre outros. A metodologia é a revisão de literatura, através de pesquisa teórica.

1. O COMÉRCIO PELA INTERNET (E-COMMERCE)

        Segundo Turban e King (2002, p. 24), o Comércio Eletrônico (e-commerce) pode ser definido como “[...] um tipo de comércio feito especialmente por um equipamento eletrônico”. O ato de vender ou comprar através da Internet é um exemplo de Comércio Eletrônico.

        Ainda conforme os autores (2002, p. 25), o Comércio Eletrônico consiste primariamente da distribuição, compra, venda, propaganda (marketing), e oferta de produtos ou serviços através de sistemas eletrônicos como a Internet ou qualquer outra rede de computadores.

        Especificando um pouco mais o conceito, Whyte (2003, p.1) afirma que o Comércio Eletrônico é um termo geral para qualquer tipo de negócio (business) ou transação comercial que envolve a transferência de informações através da Internet, o que inclui vários tipos de negócios, desde vendas no varejo de livro direto para consumidor até negócios que envolvem a troca de bens ou serviços entre organizações.

        Em uma classificação geral sobre o Comércio Eletrônico, encontramos dois ramos: o B2C (business to consumer) e o B2B (business to business). A diferença entre eles é que o B2C envolve vendas diretamente aos consumidores enquanto que o B2B freqüentemente lida com centenas ou milhares de outros negócios, envolvendo somente as corporações.

        Essa nova modalidade de comércio trouxe um grande impacto para os negócios das empresas. Entrar no mundo virtual está se tornando uma necessidade para a sobrevivência das grandes organizações no mundo inteiro e a tendência é crescer cada vez mais com o passar do tempo. (SANTANDER, 2002)

        Além de oferecer produtos e serviços e uma forma de pagamento on-line, uma empresa precisa ter que construir um Web Site para disponibilizar seu Comércio Eletrônico, e esta forma de aplicação computacional tem suas particularidades próprias, como a necessidade de se preocupar com transações eletrônicas, comunicação de rede e interfaces leves e amigáveis para agradar os clientes. (DIAS, 1999)

        O Comércio Eletrônico diferencia-se do comércio tradicional pelo fato de usar um meio eletrônico para várias das etapas de um comércio. Jayaweera (2002, p.11) define o Comércio Eletrônico como a compra e venda eletronicamente de produtos e serviços por consumidores ou companhias via transações eletrônicas.

        Por conta desta característica, Jayaweera (2002, p.11) afirma:

esta forma eletrônica de comércio tem acelerado a demanda, a produção, a entrega e o pagamento por produtos e serviços, ao mesmo tempo em que tem reduzido os custos com marketing, operacional, produção e inventário que de certa forma o consumidor se beneficia indiretamente.

        Uma solução de Comércio Eletrônico envolve diversas áreas de uma empresa tais como as áreas de vendas, compras, marketing e tecnologia da informação. Marques (2001, p.18) lembra que “[...] para vender produtos através da Internet, é necessário pensar nos meios para levar os produtos, serviços ou informações aos clientes”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (176.4 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com