TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPRAS PELA INTERNET EVOLUÇÃO NO MUNDO ATUAL

Por:   •  19/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.962 Palavras (24 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

COMPRAS PELA INTERNET : EVOLUÇÃO NO MUNDO ATUAL

Artigo apresentado à Banca Examinadora da Faculdade Estadual Vale do Acaraú para obtenção do Certificado de Conclusão do Curso de Graduação em Administração de Empresas sob a orientação do Professor Cristiano Bento.

Pacatuba – CE

2015

BRUNO PROCÓPIO BRANDÃO[pic 3]

COMPRAS PELA INTERNET: EVOLUÇÃO NO MUNDO ATUAL

Artigo Cientifico apresentado a Faculdade Estadual Vale do Acaraú - UVA, como requisito parcial para obtenção do título de – Graduado em Administração

Artigo Científico aprovado em: __ / __ / 2015.

Orientador:     _______________________________________

                        Professor

[pic 4]

COMPRAS PELA INTERNET : EVOLUÇÃO NO MUNDO ATUAL[pic 5]

                                                       Bruno Procópio Brandão[1]                                                                                    Cristiano Mendes de Sousa Bento[2]

RESUMO

O estudo objetiva analisar a evolução do comércio eletrônica no mundo atual, apontando uma análise do perfil dos consumidores e a satisfação em relação às compras pela internet. A metodologia do estudo se orientou pela pesquisa bibliográfica baseada em pressupostos teóricos de autores sobre os avanços do comércio eletrônico e estudos de perfis de consumidores. A proposta metodológica do estudo teve como foco o método de pesquisa mercadológica qualitativa cujo objetivo foi conhecer as orientações de mercado, suas mudanças e tendências. Os resultados demonstraram que quanto à literatura internacional se constata a existência de um consumo mais elitizado da sociedade que produz convergências com os estudos comparativos do mercado brasileiro até o ano de 2006, quando passaram a ocorrer mudanças no perfil do consumidor e novas tendências que foram diagnosticadas no mercado nacional, como um aumento expressivo das vendas diante do poder aquisitivo da classe C e D na sociedade brasileira que mudou as análises econômicas do setor. Verificou-se que estratégias de ampliação de facilidades de crédito e o maior acesso a tecnologias de informação pelo consumidor brasileiro favoreceram a inserção de novas classes sociais ao consumo de e-commerce. Conclui-se que as literaturas internacionais citadas no estudo mantiveram-se com parâmetros de ajustamento de 2006 a 2009, sem grandes mudanças no concernente ao padrão elitizado e de perfil socioeconômico alto e médio da população consumidora, em comparação ao mercado brasileiro que passou por grandes transformações em nível de mudanças de perfis de consumidores alcançando as classes baixas que obtiveram uma melhoria do poder aquisitivo.

Palavras-chave: Comércio Eletrônico, Satisfação, Perfil, tendências.

1 – INTRODUÇÃO

O assunto objeto de estudo enfoca o comércio eletrônico que é uma modalidade de transações econômicas envolvendo a troca de bens ou serviços entre duas ou mais partes utilizando ferramentas eletrônicas e tecnologias emergentes. Esse tipo de comércio é utilizado há muito tempo por grandes organizações e instituições financeiras, mas somente na década de 90, ocorreu à expansão do Comércio Eletrônico para uma parte mais abrangente da sociedade, envolvendo uma infinidade de negociações de compras ou download de software sem a necessidade de ir a uma loja.

Sob o ponto de vista da abordagem o estudo aponta que a tendência é que as compras pela internet possam substituir em parte o comércio tradicional que não apresenta nas várias regiões geográfica diversificação e inovação tecnológica. Nesse sentido, pressupõe-se que o comércio virtual se fortalece nas áreas geográficas em que as inovações tecnológicas não atendem todas as perspectivas dos consumidores.

A proposta metodológica do estudo teve como foco o método de pesquisa mercadológica qualitativa cujo objetivo foi conhecer as orientações de mercado, suas mudanças e tendências. A pesquisa teve base em fontes bibliográfica e exploratória com base em pressupostos teóricos.

A problemática de pesquisa aponta: Qual o comportamento atual do consumidor do comércio eletrônico e a evolução do consumo no mundo atual?

A hipótese de estudo busca demonstrar através de revisão de literatura que as mudanças ocorridas no mercado brasileiro não se assemelham aos parâmetros do comércio mundial, considerado mais elitizado. As mudanças ocorridas no mercado brasileiro foram resultados da melhoria do poder aquisitivo das classes C/D e da facilidade de crédito como fator estratégico para o mercado de comércio eletrônico.

O objetivo do estudo foi conhecer a evolução mundial do comércio eletrônico, a partir de uma análise do perfil socioeconômico dos consumidores; avaliou-se a satisfação em relação ao atendimento e ao produto no histórico de compras dos consumidores; analisou-se os aspectos culturais e antropológicos do consumidor do comércio eletrônico; apontou-se e descreveu-se os tipos de produtos via comércio eletrônico.  

A motivação pela escolha do tema se revestiu da necessidade de conhecer o perfil desse consumidor e realizar um quadro. Poucos estudos têm buscado comparativos que possam favorecer uma visão geral das diferenças entre adquirir um produto no comércio tradicional em relação ao comércio eletrônico.

O estudo contempla os pressupostos que discutem a importância das estratégias do comércio eletrônico para discutir o avanço do aumento nos últimos dez anos (2000-2010) de consumidores nesse mercado emergente. Os pressupostos fundamentam as abordagens das relações humanas não apenas no que concerne ao comportamento do trabalhador, como também ao comportamento do consumidor.

Os pressupostos do estudo envolveram pressupostos e enfoques antropológicos e culturais para compreender o perfil, o consumo e a satisfação desses dos grupos sociais e sua representação que utilizam o comércio eletrônico, cujo fenômeno representa um olhar mais atendo para esse consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)   pdf (308.6 Kb)   docx (76.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com