TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como ler livros

Por:   •  9/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

                                   

                                               COMO  LER  LIVROS

 

                                                  Palmas – TO

                                                         2016

                                 Susana Vitória da Silva Meneses

                                          COMO LER LIVROS

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina leitura e pratica de produção de texto, orientado pelo prof° e Ms° Ary Carlos Moura Cardoso.

Palmas – TO

2016

Ao ler a obra de Adler Mortimer “ como ler um livro, entende-se o porquê, ler é uma atividade complexa e que exige técnicas, pois ler livros é muito mais que virar paginas e ficar recitando as palavra.

A idéia da obra é bastante direta. É possível ler de diversas maneiras, mas quando se quer realmente entender um livro é preciso ler da maneira certa. É o que os autores chamam de “níveis de leitura”.                                                                                                                                        

O primeiro nível é o da leitura elementar. É a simples decodificação da linguagem, acompanhada da interpretação mais básica. É ler letra após letra, palavra após palavra, parágrafo após parágrafo. É ler algo como “as gaivotas voavam sobre o mar azul” e ser capaz de realmente visualizar gaivotas voando, imaginar um mar azul (talvez uma praia que o leitor já tenha freqüentado ) e juntar as duas coisas. É aqui que acaba a leitura ensinada nas escolas e é aqui que a maioria das pessoas para.

O segundo nível  é o da leitura inspecional . Ela tenta ver o livro como um todo. Leia o prefácio,  qual a intenção do autor? Leia o sumário e veja como o escritor estruturou a sua idéia. Leia o livro rapidamente, parando em apenas alguns trechos para ler com mais atenção. A leitura inspecional é responder à pergunta: “esse livro é sobre o quê?”. É um livro sobre  matemática, um livro historia do Brasil, ou sobre romance, ou sobre política? Quais são as principais idéias? Embora sem se dar conta, muitas pessoas conseguem ler num nível inspecional. Terminam o livro e sabem que não é apenas um amontoado de frases; existe uma idéia básica que o autor apresentou sob algumas formas. Talvez o leitor não seja capaz de escrever uma resenha, mas consegue formular um resumo básico.

O terceiro nível é o da leitura analítica. Certo, o livro é sobre a historia do Brasil; mas qual a posição do autor? Ele está priorizando os momentos do Império ou da República? Toma partido a favor ou contra a escravidão? Dá mais destaque à esquerda ou à direita? Ou então talvez o livro seja sobre ciências. O autor está sendo claro? Os exemplos que ele passa parecem plausíveis? O autor usa a matemática para confundir ou para esclarecer?  O leitor que lê analiticamente consegue aprender o que o livro quer ensinar. Ele consegue criticar o que o autor quer dizer. Na verdade, essa é a técnica fundamental da leitura analítica. Só consegue ler de maneira analítica a pessoa que, depois de ter feito leitura inspecional, sabe as principais perguntas a serem feitas ao livro , agora a tarefa é encontrar as respostas. Ler bem um livro significa questionar o autor a todo momento. O verdadeiro leitor jamais falaria algo como “não sei bem por que, mas não concordo com isso”; ele primeiro entende, e depois julga.   Na verdade, praticamente 80% de Como Ler Livros é sobre leitura analítica. Os autores põem muita ênfase em se preocupar em procurar as palavras-chave, depois os termos principais, em seguida as proposições mais importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com