TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Como Ler Livros

Por:   •  7/2/2019  •  Resenha  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

ADMINISTRAÇÃO – 2017.2 [pic 1]

Autores do trabalho: Yana, Eduarda,  Felipe, Lailson, Gessica

Curso: Metodologia Do Trabalho Cientifico                                                    

Fortaleza – ceara  08/03/2018

Professor: Thiago

                                     RESENHA CRITICA DOS CAPITULOS 01 E 02

ADLER, Mortimer; DOREN, Charles Van. Ed. Estados Unidos, 1940. Como ler livros.  p.430

Mortimer Adler (1902-2001) filósofo e professor da Universidade de Columbia e da Universidade de Chicago; Charles Van Doren ensinou na Universidade de Columbia e na Universidade de Connecticut. Livro: Como ler livros. Gênero: Comunicação e Linguística Subgênero: Linguística. Publicado originalmente em 1940, em 2010 Editora É Realizações, no Brasil.

            A proposta do livro requer um objetivo bastante especifico, ensinar como ler livros. Uma leitura fácil, a qual não se tem dificuldades na estrutura do livro, nem em seu vocabulário, pois é bastante direcionado e muito claro em suas definições de leitura. No decorrer dos capítulos é notório a divisão do livro em quatro principais partes, para que o leitor obtenha um resultado melhor na estrutura do livro. Sendo as partes debatidas sobre os métodos de leitura, a divisão de níveis de leitura, leitura ativa e retratando também as formas para entender os livros, com o intuito de adquirir conhecimento.

           Adler, refere-se principalmente as pessoas que desejam crescer intelectualmente enquanto leem. Indivíduos inteligentes e alfabetizados. Um dos principais temas abordados é o meio a comunicação visual e comunicação moderna. Tendo como explicação que não se é preciso saber tudo sobre determinado tema para que possamos entende-lo

               No início do primeiro capítulo o autor ressalta as mudanças ocorridas com o advento do rádio e a televisão, que passaram a assumir as funções que eram da mídia impressa. Questionava se esses novos tipos de comunicação realmente aumentavam o conhecimento sobre o mundo. Afirmando ainda que, mesmo com o acesso a muitas informações, isso não quer dizer que se é possível entender tudo o que nos foi passado. Segundo Adler, as mídias são cuidadosamente planejadas para facilitar o ato de "formar opinião", fazendo com que o telespectador, ouvinte ou o receptor das informações tome para si tal opinião, reproduzindo-a antes mesmo de pensar a respeito.

          Outro assunto importante abordado no livro foi a respeito das maneiras de adquirir conhecimento, Ensino e Descoberta. Quando está sendo ensinado o aprendiz opera sobre aquilo que lhe é comunicado ao passo que quando o aprendiz procede sem a ajuda de professores, ou seja, as operações de aprendizado ocorrem por conta da natureza ou sem auxílio, constituem a arte da descoberta.  Adler relata a diferença entre ler para se informar e ler para entender. Citando condições para esse tipo de leitura. Primeiro, o autor deve ser superior ao leitor em entendimento, segundo, o leitor deve aproximar-se cada vez mais da igualdade com o autor. Ademais, o autor ressalta no livro que o indivíduo que souber como aprender terá então dominado a arte de ler. Habilidade esta, que tira o maior proveito do livro, de forma automática, tendo o objetivo de ler para se divertir.

               No livro, os objetivos da leitura são classificados em três: Ler para se informar, Ler para entender e ler para se divertir. No primeiro sentido para se informar estão leituras que aumentam nosso estoque de informações, mas são incapazes de aumentar nosso entendimento. No segundo; ler para entender estão as leituras em que de início não se entende totalmente, o autor está comunicando algo que aumentará o entendimento do leitor. E no terceiro; ler para se divertir, não é comentado com profundidade no livro por conta de ser a menos exigente e de não haver regras para esse tipo de leitura.

1º SENTIDO: É o mais comum, ocorre quando se ler jornais, revistas etc. Aumentando o estoque de informação, mas permanecendo incapaz de aumentar o entendimento.

2º SENTIDO: Ler para entender, a princípio o leitor não entende completamente o tema. Logo, o autor está comunicando algo que aumentara o entendimento do leitor.

     É notório o desenvolvimento do esclarecimento, que é obtido quando o leitor também sabe o que o autor quis dizer, para qual fins foi escrito o por que ele escreveu o que escreveu. Acrescenta também os meios de conhecimento, sendo por pesquisa, investigações e reflexões. Relata métodos de leitura, abordando primeiramente a leitura elementar, quando se deixa o analfabetismo e torna-se alfabetizado. Debatendo níveis de leitura, rudimentar, básica ou inicial.          Atrelado a isto, um dos principais problemas que o autor relata, é sobre a leitura elementar, informando que seu aprendizado deve ser realizado na educação infantil, criticando assim, a existência de muitos leitores que não aderiram a este processo e enfrentam problemas com a leitura. Ademais, o livro também relata outro nível de leitura, a leitura inspecional, que tem como característica o tempo, leitura rápida, objetiva, explicando que é a leitura a qual se extrai o máximo possível do livro em determinado tempo. Leitura essa melhor relatada no capitulo 4. Adentrando também no tipo de leitura analítica, uma leitura completa, plena, a melhor leitura realizada em um período ilimitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (256.5 Kb)   docx (119.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com