TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como se define micro e pequena empresa

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.048 Palavras (13 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

CURSO ADMINISTRACÃO

Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Grajaú-MA2015

[pic 2]Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

PROSESSORA EAD:MA MONICA SATOLA

PROFESSORA PRESENCIAL: ANDRE LUIS SANTOS VIANA

ACADÊMICOS:

ADRIANO LIMA SANTOS RA: 356942

CRISTOVÃO CORTEZ FIGUEIRA RA: 357001

JOACIR DOS SANTOS NASCIMENTO RA: 357128

RONILDO SILVA SOUSA RA: 357280

MARCO ANTONIO LEDA PEREIRA DE SOUSA RA: 357191

GRAJAÚ-MA2015

 

SUMARIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
  2. ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.............................05
  1. Como se define micro e pequena empresa.........................................................05
  2. Quais os desafios do micro e pequeno empreendedor.......................................05
  3. Quais são os riscos de abrir um novo negócio.................................................06
  1. ESTRUTURA DE CAPITAL..................................................................................09
  1. Como administrar e qual a importância do capital de giro? ..............................09
  1. CUSTEIO VARIÁVEL E SUA IMPORTÂNCIA...................................................11
  1. Resenha..........................................................................................................11
  1. CONCLUSÃO........................................................................................................13
  2. REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS.......................................................................14

INTRODUÇÃO

Atualmente, no Brasil o número de micro e pequenas empresas vêm aumentando cada dia mais e mais, e mostra que as empresas desempenham um papel de extrema importância no cenário econômico brasileiro, respondem perante a parte da geração de empregos e contribuem para um grande percentual do PIB. Mais ainda assim, micro e pequenas empresas enfrentam grandes desafios com relação à sobrevivência, devido à enorme concorrência e à conjuntura econômica, por isso torna-se indispensável uma gestão eficiente de seus custos. Entretanto, a maioria das tomadas de decisões não contempla as possíveis variações de custos que afetam a qualidade no atendimento aos clientes, a manutenção dos preços dos produtos vendidos que, consequentemente, comprometem a permanência dessas empresas no mercado.

Devido às condições de mudanças e adaptações que as empresas enfrentam, este trabalho tem como objetivo contribuir para o processo de tomada de decisão, utilizando o método custeio variável, obtendo, assim, os volumes de mercadorias distintas, a análise do ponto de equilíbrio contábil, os riscos na tomada de decisões sobre o volume e o mix de venda de mercadorias para maximização do lucro, através de simulações.

ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Como se define micro e pequena empresa

De acordo com Chiavenato (2005) caracterizam-se por microempresas, aquelas que possuem um faturamento anual que não ultrapasse o valor de 96.000 UFIR, de acordo com a lei nº8383. O Estatuto da Microempresa, na referida lei, beneficia o empresário em facilidades operacionais e facilidade nos documentos necessários relativos ao negócio, sendo seus deveres legais bastante simplificados.

Para Carmo e Pontes (1999), parte de micro e pequenas empresas são formadas por características de seu proprietário, onde foram desenvolvidos seu talento, sensibilidade e vontade de realizar determinada técnica, criando oportunidades, descobrindo talentos, sendo um empreendimento à imagem e semelhança de seu proprietário. Para estes autores, o incentivo ao crescimento de micro e pequenas empresas é uma estratégia para o desenvolvimento econômico não apenas nos países em desenvolvimento, mas também nos países centrais.

As sociedades pelo novo código civil podem ser: Simples, formadas por pessoas que exercem atividade intelectual, cientifica, literária ou artística, salvo se o exercício da profissão constituir elemento da empresa (a montagem de um consultório por dois dentistas, por exemplo); Empresária que é aquela que exerce atividade econômica organizada para produção ou prestação de serviço, constituindo elemento da empresa. São por exemplo as sociedades comerciais em geral. Esse tipo de sociedade deve ser constituído por um dos seguintes tipos: Sociedade em nome coletivo, em comandita simples, limitada, anônima e em comandita por ações.

Quais os desafios do micro e pequeno empreendedor

Difícil acesso ao credito. Um dos maiores desafios é a falta de apoio e incentivo às pequenas empresas no que diz respeito à linha de crédito. A burocracia e as exigências com relação às garantias para que as mesmas possam ter acesso ao crédito é desanimadora, uma vez que quando se inicia um pequeno negócio os empreendedores não tem tanto capital para investir. Outro fator são as grandes concorrentes que já dominam mercado e têm créditos facilitados por esta atuando já há algum tempo.

Taxas de impostos. Dizem que montar uma empresa optando pelo Simples nacional é vantajoso e que resolve tudo. Mas nem sempre é assim, pois o problema é que esta categoria cobre apenas alguns setores, principalmente industriais.

Falta de conhecimento e capacitação. A falta dos conceitos em administração por parte do empresário gera uma grande deficiência para que uma pequena empresa possa atingir o sucesso. A maioria dos empresários pensa que a coragem, o capital e algumas “manhas” são suficientes para abrir uma empresa. Até pode ser, pois há quem tenha a sorte de conseguir se desenvolver por algum tempo, mas inevitavelmente chegará a um ponto em que perceberá que tudo está desorganizado e a beira do caos. Além disso, poderá:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (261.4 Kb)   docx (434.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com