TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como você definiria poder ? e qual sua relação com a liderança ?

Por:   •  14/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  1.623 Visualizações

Página 1 de 5

1-Como você definiria poder ? e qual sua relação com a liderança ?

Poder é o ato de exercer influência, a pessoa que Deten o poder  pode mandar, é a posse do domínio da influência ou da força o poder que uma pessoa tem é em virtude do papel ou posição que ocupa na organização, não precisa haver compatibilidade apenas dependência do poder, uma comparação com a liderança tem de ser cuidadosa pois  os dois tem conceitos interligados líderes realizam metas e poder é um meio de facilitar suas realizações, líderes tem capacidade de persuadir motivar  . Os líderes tem um objetivo comum com seus liderados.

2-Quais são as cinco bases de poder?

O poder coercivo, que é percebido por uma pessoa a respeito da capacidade de quem tem o poder de punir ou recomendar sanções aos que não obedecem às suas ordens

o poder de recompensa, que significa que a pessoa se submete às ordens de outra porque terá algum benefício com isso; o poder de recompensa, que indica a habilidade de distribuir recompensas, aqui considerada como algo de valor

 (o poder legitimado, que trata do controle associado à hierarquia e à aceitação da autoridade de determinado cargo sobre os demais colaboradores da organização

 o poder de especialista, que é a influência que ocorre devido à habilidade ou ao conhecimento que outros membros não têm

o poder de referência, que é a influência baseada em recursos ou traços pessoais que se desejam e do respeito dado a uma organização

3 – Quais as nove táticas de influência?

Legitimidade, persuasão racional, apelo inspiracional, consulta, troca, apelo pessoal, insinuação, pressão e coalizão.

1- Legitimidade: é uma solicitação na autoridade da posição exercida sendo de acordo com as politicas ou regras na organização;

2-Persuação racional: é a utilização de argumentos lógicos e evidências factuais para demonstrar que o pedido ou proposta é viável ou relevante.

3-Apelo inspiracional: é o desenvolvimento de um comprometimento emocional por meio de apelo a valores, ideias, necessidades, esperanças e aspirações.

4- Consulta: é o envolvimento e a participação da pessoa-alvo no planejamento de uma estratégia, atividades ou mudança para o qual o apoio dessa pessoa é desejável.

5-Troca: é a oferta de benefícios ou troca de favores em troca do atendimento de uma solicitação, ou oferta de reciprocidade no futuro.

6- Apelo pessoal: é a busca de apoio com base na amizade ou lealdade.

7- Insinuação: é a utilização de bajulação, elogios, de um comportamento amigável para obter apoio às propostas.

8- Pressão: é a utilização de avisos, exigências persistentes ou ameaças.

9- Coalizão: é a construção de alianças com outras pessoas para ajudar a persuadir o alvo.

4- De que maneira o assédio sexual está relacionado ao abuso de poder?

 Percebe-se que a questão do assédio sexual é uma questão de abuso de poder sobre o outro, pois é possível entender como o assédio tem origem e se perpetua nas organizações através de relações de influência e dependência. Tem a ver com o indivíduo controlando ou ameaçando outro, além de ser ética e moralmente condenável, é uma prática ilegal.

O primeiro assédio é por chantagem, é definido como a exigência formulada por superior hierárquico a um subordinado, para que se preste à atividade sexual, sob pena de perder o emprego ou benefícios advindos da relação de emprego. Esta espécie de assédio é consequência direta do abuso de uma posição de poder da qual o agente é detentor. O segundo tipo é o assédio por intimidação, é caracterizado por incitações sexuais inoportunas, solicitações sexuais ou outras manifestações da mesma índole, verbais ou físicas, com o efeito de prejudicar a atuação de uma pessoa ou criar uma situação ofensiva, hostil, de intimidação ou abuso no ambiente em que é praticado.

5-O que é comportamento político e como você distinguiria o comportamento político legítimo do ilegítimo?

Comportamento político é atividades que não são requeridas como parte do papel formal na organização, mas que influenciam, ou tentam influenciar a distribuição de vantagens e desvantagens dentro dela.

Legítimo: Política normal do dia a dia,como reclamar com o chefe, fazer coalizões etc

Ilegítimo: Extremado que viola as regras das regras  do jogo  estabelecidas, incluem sabotagem denuncias de colegas entre outras.

6-Quais as causas e conseqüências do comportamento político?

Alguns fatores  parecem incentivar o comportamento político. Alguns são características individuais, originadas das qualidades únicas das pessoas empregadas na organização; outros são resultados da cultura organizacional ou do ambiente interno da empresa. Os fatores individuais e organizacionais podem estimular o comportamento político e criar resultados favoráveis (aumento das recompensas e redução das punições), tanto para os indivíduos como para os grupos dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com