TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

UNIDADE VILA MARIANA

ADMINISTRAÇÃO

6º SEMESTRE

ATPS: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ETAPAS 3 E 4

SÃO PAULO

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

UNIDADE VILA MARIANA

ADMINISTRAÇÃO

6º SEMESTRE

ATPS: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ETAPAS 3 E 4

Atividade Práticas Supervisionadas da Matéria de Competências Profissionais, apresentado ao Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, como exigência do Curso Administração.

Orientador:

SÃO PAULO

2016


SUMÁRIO

1        ETAPA 3        

1.1        PASSO 1        

1.2        PASSO 2        

2        ETAPA 4        

2.1        PASSO 1        

2.2        PASSO 2        

3        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

ETAPA 3

Estratégia e dinâmica competitiva.

A palavra estratégia vem do grego “strategos” a arte do general. Na sua origem, a palavra estratégia estava relacionada com a arte de fazer guerra de um líder militar, um general, por exemplo. Atualmente a palavra estratégia tem vários significados e é um conceito que está presente em vários contextos. Em sentido figurado, uma estratégia normalmente é usada para ultrapassar algum problema, e nesses casos pode ser sinônimo de habilidade.

Dentro de uma empresa a estratégia consiste em um conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o desempenho da empresa. A estratégia é o planejamento do jogo de gerencia para reforçar a posição da organização no mercado, satisfazer os clientes e alcançar os objetivos desejados. A estratégia pode ser definida como um conjunto de objetivos, finalidades, metas e planos para atingir os objetivos.

PASSO 1

As diferentes gerações: baby boomers, X, Y e Z.

Atualmente as gerações surgem a cada dez anos, apontam especialistas. Nas empresas, isso implica em pessoas de diferentes idades e costumes vivendo em um mesmo ambiente de trabalho, trocando experiências e gerenciando conflitos em períodos cada vez menores, como é o caso da empresa L.O.C.A.L.

A geração Baby Boomer surgiu após o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje, estas pessoas estão com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. No ambiente de trabalho seus valores são fortemente embasados no tempo de serviço e preferem ser reconhecidas pela sua experiência. A geração Baby Boomers, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerencia nas empresas. Ao passar dos anos surge a Geração X que diferente da geração Baby Boomers, surge fazendo uso de recursos tecnológicos promovidos por sua geração precursora. No ambiente profissional a Geração X é caracterizada por certas resistências em relação a tudo que é novo, além de apresentar insegurança em perder o emprego por pessoas mais novas. Estas formam a sucessora da Geração X, a Geração Y. E é na década de 80 que nasce a Geração Y, que em pouco tempo de vida presenciou os maiores avanços na tecnologia e diversas quebras de paradigma do mercado de trabalho. Essa geração apresenta um desejo constante por novas experiências, o que no ambiente de trabalho resulta em querer uma ascensão mais rápida. Quando comparados, os perfis das gerações X e Y são bem diferentes em relação a seus comportamentos, enquanto a Geração X prefere tranquilidade a Geração Y opta por movimento, a Geração Y deseja inovar, já a Geração X prefere estabilidade e equilíbrio. E esses contrastes acabam apresentando certas dificuldades para a empresa que possuem colaboradores dessas gerações. Nos anos noventa é formada a Geração Z, jovens que estão iniciando no mercado de trabalho, uma geração que é conhecida por seu comportamento individualista e antissocial. A Geração Z está sempre conectada à internet, grande parte desta geração ainda não saiu da escola ou decidiram a profissão que iram exercer no futuro. Os jovens da Geração Z apresentam um perfil imediatista, querem tudo para agora e não têm paciência com os mais velhos quando precisam de ajuda com aparelhos eletrônicos ou algum novo recurso da informática. Essa geração é marcada por se colocar no papel de conhecedora das mais recentes tecnologias.

Apesar de toda a diferença dessas gerações, quando se trata do ambiente profissional não existe uma receita absoluta, porém, para se estabelecer é necessário que os colaboradores tenham a capacidade de trabalhar em equipe. Todas as gerações têm a ensinar umas as outras e com isso, a empresa poderá extrair o que cada profissional tem de melhor e equilibrar os potencias individuais em função do bem estar da equipe.

Com isso, podemos ver a que geração cada funcionário pertence e analisar seu comportamento, visando uma melhora no ambiente de trabalho.

Geração

Colaborador (es)

Características

Baby Boomers

Felícia (55 anos)

Beto (52 anos)

Geração caracterizada por ser mais realista. São reconhecidos por sua experiência e não são inovadores em sua essência.

Geração X

Joaquim (45 anos)

Gertrude (35 anos)

Essa geração se caracteriza pelo uso de recursos tecnológicos. A geração X também é conhecida como uma geração mais equilibrada e que não se precipita na tomada de decisões.

Geração Y

Aurora (23 anos)

Felix (20 anos)

Geração conhecida pelo potencial inovador apresenta como principal característica a capacidade em fazer varias coisas ao mesmo tempo sem perder o foco nas suas atividades profissionais. Uma geração que apresenta um desejo constante por novas experiências.

Geração Z

Ana (18 anos)

Essa é a geração que está se propagando no mercado de trabalho e tem como característica o comportamento antissocial e individual. Uma geração conectada a Internet, formada pelos que ainda não saíram da universidade e não decidiram a profissão que ira seguir, apesar de possuírem um perfil mais imediatista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (952.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com