TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Por:   •  12/9/2015  •  Monografia  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

Boa noite

Eu vou falar pontos da saúde / programa mais médicos e algumas polemica em torno dele

Nosso pais tem uma media de 1,8 medico por mil habitantes, cerca de 27 estados estão abaixo da media (Acre(0,94), Amapá (0,76), Maranhão (0,58), Pará (0,77) e Piauí (0,92) )

Em nosso pais em um período de 7 anos ( 2003 á 2011) surgirão cerca de 147 mil vagos contra 93 mil profissionais, sabemos da falta de 54 mil médicos na rede publica, onde entra o programa mais médicos.

O programa prioriza médicos brasileiro, brasileiros formados no exterior e estrangeiros, para ser aceito médicos estrangeiros o pais de origem precisa ter uma media maior que a do nosso pais. 

Referente a revalidação do diploma que é muito discutido o mesmo não precisa, pois o profissional só ira atuar em um único lugar (em 2012 cerca de 92% dos candidatos foram reprovados ). ( caso o mesmo fosse revalidado o medico poderia atuar em qualquer lugar o que não resolveria a falta de médicos em determinados lugares )

O programa visa a melhoria na saúde, porem hoje este não e o foco principal. Existe muitas polemicas na chegada dos médicos estrangeiros, principalmente dos Cubanos. Muitas criticas foram lançadas como na UOL o trabalho dos médicos cubanos foi relatado como “ trabalho escravo “, já na VEJA pelo bloguista Reinaldo Azevedo é afirmado o “ trafico de pessoas “ ( pela entidade CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ), nosso profissionais dizem que os médicos não tem capacidade para exerce a função e chegam a comparam o curso deles de graduação com o nosso curso de enfermagem.

No meio de tantas criticas decidimos então saber a veracidade dessas informações.

Então entrevistamos o Doutor Luiz Manoel Cruz Pozo – Medico Cubano

Perguntei ao medico por que o Brasil?

R: O mesmo disse que sempre quis vim ao Brasil, sempre assistia as novelas os jogos e é claro busca uma nossa oportunidade

Perguntei quais aspectos não foram pensados pelo programa?

R: Ele disse que a moradia e o custo de vida, pois nas metrópoles o custo e muito alto (e o governo so disponibiliza 1.500,00 para custo de moradia, agua, luz)

Perguntei como foi o encontro com outros medico e sobre a polemica da chegada

R: Ele disse que teve alguns problemas com outros médicos, mais coisas simples. Disse que nunca sofreu nenhum tipo de preconceito mais e claro que percebi que outros médicos tem mais privilégios

Perguntei qual medicina seria melhor a brasileira ou a cubana?

R: Ele disse que o único fator diferencial são os equipamentos, porem mesmo com a situação atual em seu pais a medicina e mais eficaz, explica que elas trabalham com a prevenção, diz que eles tem núcleos de especialista onde o paciente sai de uma sala e entra em outra, enquanto no Brasil este processo leva ate 1 ano. Compara também a taxa de mortalidade infantil que em Cuba e de 4,1 enquanto no Brasil e de 15,7.

Perguntei ao medico como e realizado a formação de médicos em Cuba?

R: O mesmo disse que o curso para sair como clinico geral e de 6 anos onde nos 3 primeiros anos eles tem um foca maior em Pediatria, Ginecologia e Obstetricia. Ao ser questionado sobre a afirmação de alguns médicos sobre o curso. Ele diz que é mentira e que o curso de enfermagem no seu pais e de 5 anos.

Finalizamos a entrevista com o medico dizendo a seguinte frase:

“Educação e medicina andam juntas uma e complemento da outra. Enquanto no Brasil Cada uma segui um caminho diferente,”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (297.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com