TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias profissionais

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 5

Ética Profissional

  • Ética :  Ela define nossos princípios morais, tanto pessoais como profissionais.

Ética Organizacional: A ética organizacional está ligada a nossa conduta na organização nas relações humanas, ou seja, como agimos diante de certas situações, hoje no século XXI as empresas não visam somente seu lucro e também sua responsabilidade com o mundo, a ética está envolvida com os valores das organizações, a empresa sendo ética é uma grande referência no mercado. Um exemplo de ética organizacional são as empresas que procuram ter projetos que sustentáveis com o meio ambiente, hoje um dos grandes problemas que estamos enfrentando é com a falta de água, os projetos sustentáveis fazem com que os colaboradores se conscientizem sobre a utilização correta dos recursos naturais como a água.

Diferença entre “ética” e “moral”

A ética são seus valores pessoais que definem o seu comportamento humano diante da sociedade que reflete através da tradição e pelo cotidiano, a moral ela é um conjunto de regras expostas pela humanidade seguida por cada cidadão às normas fazem com que o indivíduo determine o certo ou errado ou bom e ruim. A finalidade das duas palavras é parecida, porém são referenciais para que mostre o homem qual conduta será a mais adequada para a convivência em grupos.

  • Ética voltada para clientes internos e externos

O cliente externo é o primeiro do mercado para as empresas, já o mercado externo eles buscam prestações de serviços e produtos com alta qualidade, e que tenham baixo custo e estando próximas as propostas do mercado, como modelo de gestão as empresas procuram não perder sua competitividade no mercado visam pela melhor qualidade dos produtos almejando sempre pela ética da corporação. Onde há maior qualidade de prestação de serviços é aonde se encontra a forma mais ética para fazer negócio e assim obtendo os processos com maior êxito e compreensão da sociedade e concretizando os objetivos de ambos interessados no processo. Dentro das empresas são apresentadas a ética organizacional visão, missão e os valores a qual o colaborador deverá cumprir para que zele pelo nome da empresa e por sua reputação, a empresa também cumprindo seu papel ético com a sociedade faz com que o seu funcionário esteja comprometido com seus deveres e não fique desmotivado por estar em uma organização que não está dentro das leis. Pois se a organização não tem foco em sua prestação de serviços e não está dentro dos padrões éticos organizacionais faz com que seu colaborador se sinta no direito de não cumprir com os padrões éticos organizacionais da empresa. Os conflitos dentro das empresas são comuns, mas os gestores devem sempre intervir no que achar necessário e buscar soluções para que amenizem a quantidade de conflitos, pois o funcionário não obtém os mesmos resultados com a desmotivação ocorrida através do conflito.

  • Alguns modelos de gestão que preservam a ética nas organizações        

Competência: Pessoa competente para exercer tipo específico de determinada função e tem facilidade para lidar com as situações atípicas dentro da organização.

Educação na empresa ou educação corporativa: o objetivo é incluir uma cultura de aprendizagem continua assim formando novos profissionais que tem capacidade de desenvolver mais competências e estratégias empresariais.

Cultura Renovada: hoje o RH é uma forma de cultura renovada nas organizações, pois a função de RH é analisar implantar e realizar políticas.

Gestão ética: A ética faz parte da gestão de todas as empresas e quando não seguida acarreta em muitos resultas negativos, como o risco de ocorrências de fraudes.

Os lideres deverão estar atentos a esses conflitos que ocorrem entre os colaboradores e trazendo a melhor solução como uma reunião mensal  do que pode ser mudado ou ponderado para que agrade ambas as partes obtendo assim comunicação e relação pessoal saudável, a cooperação dos colaboradores neste processo é de muita importância pois caso não colaborem com a presença nas reuniões, faz com que fiquem desmotivados e prejudique na produção do seu trabalho afetando a produtividade da empresa, o conflito faz com que ambos tenhamos oportunidade de saber respeitar o próximo mantendo sempre uma conduta ética dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com