TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias profissionais

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.478 Palavras (22 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Administração

ATPS - Atividades Práticas Supervisionadas

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Prof.º EAD: LUIZ GUSTAVO FERNANDES

Prof.º Tutor a Distância: VERONICA P. DE NOVAES

            Prof.º Tutor Presencial: MARCOS RUEDA GUZMAN

                   

     

                       ALESSANDRA FONSECA – R.A.: 6316196854

                           ALEX PAULO EZEQUIEL – R.A.: 3814654353

                           JENNEFER CRISTINI SILVA - R.A.: 4300066515

                           KARINA APARECIDA ROCHA – R.A.: 6318202947

                           RAFAEL FONSECA – R.A.: 6318204343

Sorocaba / SP

ABRIL / 2015

ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Prof.º EAD: LUIZ GUSTAVO FERNANDES

Prof.º Tutor a Distância: VERONICA P. DE NOVAES

            Prof.º Tutor Presencial: MARCOS RUEDA GUZMAN

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior de Administração da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisitos para a avaliação da Disciplina Competências Profissionais para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Sorocaba / SP

ABRIL / 2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

04

2. DESENVOLVIMENTO

05

2.1 – ETAPA 01

05 a 08

2.2 – ETAPA 02

08 a 18

2.3 – ETAPA 03

18 e 19

2.4 – ETAPA 04

20 a 23

3. RELATÓRIO FINAL - CONCLUSÃO

24

4. REFERÊNCIAS

25

  1. INTRODUÇÃO

Nesta ATPS colocamos em prática o desafio proposto.

A profissão de Administrador vem evoluindo e é influenciada pelas inúmeras mudanças econômicas e sociais da nossa era. Atualmente, quem atua na área de administração deve ter conhecimentos adequados às novas necessidades da sociedade e de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo.

O administrador deve realizar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção.

Administrar é também levar em consideração as pessoas, o indivíduo. Ele é o centro da organização.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 – ETAPA 01

A palavra administração vem do latim e significa tomar decisões sobre um objetivo, e a utilização de seus recursos. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos da organização para alcançar os objetivos relatados com êxito.

A administração surgiu como solução e resolução dos problemas do homem, na forma de administrar os recursos ou pessoas e se efetivou com a Revolução Industrial que foi provocada para o crescimento com resultados dos estabelecimentos, assim surgiu uma nova visão de administrar e evitar a improvisação.

A tarefa principal da administração é interpretar quais são os determinados objetivos estabelecidos em uma empresa e sobre esses objetivos colocar em ação.

Fayol foi quem explicou o papel dos gerentes no processo de administrar. 

Taylor foi o líder do movimento da administração científica que teve ênfase no combate ao desperdício.

Weber foi o criador das bases para o estudo das organizações e da teoria da burocracia. 

O que vimos hoje na Administração é o resultado das teorias aplicadas de todos esses grandes empreendedores.

Vídeo “A lição dos 5%” de Max Gehringer.

Max Gehringer dentro de sua organização, diz para não sermos mais um no mundo, e sermos um dos 5% que fazem a diferença, que são produtivos, que fazem com sejam capazes de fazer com que sua equipe dê o melhor de si que seja motivada e que tenham um excelente desempenho profissional focando sempre a missão das estratégias e metas da organização.

De acordo com o vídeo apresentado, para conseguir atingir os o com os objetivos e recursos disponíveis, o administrador precisa reunir e desenvolver algumas competências e habilidades, como:

Conhecimento: O administrador deve ter conhecimento adquirido através de estudos, e ser capaz de aprender cada vez mais e o mais ágil possível e transformar suas experiências em conhecimentos e aplicar aos seus subordinados.

Julgamento: Para analisar cada situação deve ser analisado e criticado o suficiente para ponderar com equilíbrio, definir as prioridades e tomar as devidas decisões. Com o julgamento o administrador define exatamente o que, como, quando e por que tomar alguma decisão.

Atitude: O administrador precisa ter atitude para sair da zona de conforto, correr riscos e lutar para atingir os objetivos. O administrador tem que defender seu ponto de vista, argumentar, e tornar um formador de opinião e um agente de mudança na organização.

Habilidades técnicas: Consiste em saber utilizar conhecimentos, técnicas, método e o que é necessário para a realização das tarefas propostas.

Habilidades humanas: O administrador precisa ser capaz para trabalhar com pessoas, ter comunicação, compreender suas atitudes e motivações para ter uma liderança eficaz.

Habilidades conceituais: São necessárias por proporcionar ideias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber aonde chegar, definindo o comportamento e as ações futuras necessárias, além da capacidade de diagnóstico para a resolução de problemas e de visão futura para a geração de novas ideias e inovação.

Além das competências e habilidades descritas acima, podemos ainda citar outras que também são essências ao administrador moderno, como: criatividade, compromisso, curiosidade intelectual, flexibilidade, empreendedorismo e pro atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (277.6 Kb)   docx (63.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com