TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias profissionais

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

Competências Profissionais – 2ª feira

Atentar ao desafio proposto na ATPS

Desafio

Você trabalha em uma empresa comercial de pequeno porte, a L.O.C.A.L., que atua no mercado há 30 anos e que vem passando por uma reestruturação, necessária diante da evolução acelerada em que se vive nos dias atuais. Esta situação está fazendo com que os colaboradores da empresa se assustem e sintam-se fora da sua “zona de conforto”, uma vez que o “acomodar-se” e achar que as coisas serão como sempre foram, é o pensamento de quase 70% dos funcionários, os quais possuem de 10 a 20 anos de empresa, estando prestes a se aposentar e não aceitando novas mudanças. Porém, nos dias atuais é necessário e esperado que o profissional desenvolva competências que garantam sua relevância e seu destaque no mercado de trabalho. Diante disso, você, como líder do setor de vendas, recebeu a atribuição de reorganizar a sua equipe de trabalho, que conta com profissionais novos, recém contratados e funcionários mais antigos, onde há choque de gerações e atitudes, gerando desmotivação e conflitos constantes. O principal desafio está em descobrir os pontos fortes e pontos fracos dos colaboradores, mapear estas informações, avaliar atividade exercida como maior aptidão na relação profissional x atividade exercida e criar uma estratégia para otimizar esta relação de habilidade/competência com ênfase principal no melhor desenvolvimento do negócio.

ETAPA 01 - PASSO 01

O significado da palavra “administração” e suas variáveis no decorrer da história.

A palavra “administração” tem sua origem no latim (ad – direção, para, tendência, e minister, comparativo de inferioridade; o sufixo TER, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro). Significa subordinação e serviço. Em sua origem a palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro.

Conceito.

Administração: é o processo de planejar, organizar, liderar, e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos, desempenho, pelo trabalho com e por intermédio de pessoas e outros recursos organizacionais.

Administrar é uma conjunção de inúmeras variáveis que convergem sempre para o alcance final de resultados. Ela constitui uma atividade de integração, conjunção, arranjos foco e impulsionamento.

Historia da Administração

A teoria administrativa surgiu no inicio do século passado e atravessou fases bem distintas, cada uma delas realça e enfatiza um aspecto importante da Administração.

• Ênfase nas tarefas: Criada por Taylor, que provocou uma revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da época, sua preocupação era eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas industrias. Taylor tentou tirar do operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de executar a tarefa, para impor um método planejado e estudado por um profissional especializado, Taylor foi bem sucedido em seu método e obteve o esperado.

• Ênfase na estrutura organizacional: Nessa abordagem verifica-se que a eficiência dos seus trabalhadores deve ser alcançada da adequação dos meios (cargos e órgão). Aos fins desejados. Dentro da estrutura organizacional foram criadas as abordagens relacionadas como: Teoria Clássica de Fayol, Teoria da Burocracia de Weber, Teoria Estruturalista.

Teoria Clássica: mostra que a administração e realizada por diversas funções separadas como: técnicas, comerciais, financeiras, contábeis, administrativas e de seguranças.

Teoria Burocracia: criada por Max Weber e voltada exclusivamente para a eficiência e racionalidade do trabalho tendo como principais dimensões: formalização, divisão do trabalho, principio de hierarquia, impessoalidade competências técnicas, separação entre propriedade e administração, profissionalização do funcionários. A burocracia permitiu o surgimento dos funcionários como profissionais.

Teoria estruturalista: Os estruturalistas introduziram o conceito de sistema aberto no estudo das organizações e tentaram compatibilizar as contribuições clássicas e humanística da administração, a teoria estruturalista representa um período de intensa transição e expansão da TGA. Suas principais características seriam adoção de princípios da teoria clássica e da teoria das relações humanas, conceitos de estrutura e fundamentação no estruturalismo, aceitação da organização formal e informal. Adoção de tipologias para estudar os diferentes tipos de organizações, foco na análise organizacional e na análise Inter organizacional.

Passo 02

A empresa Cheff Express irá adotar a Era da Informação, pois nessa era podemos otimizar o número de funcionários e apostar muito mais na tecnologia, apostar em planilhas de acompanhamento de pedidos, usar o chat online do nosso site, assim nossos clientes poderão fazer seus agendamentos online sem sair de sua casa, pois em nosso site será disponibilizado os valores de frete, serviço e outros, isso também irá nos beneficiar na logística da nossa empresa, no começo iremos apostar em nós mesmos como funcionários gerando assim uma redução de custos e despesas razoável.

Um ponto fraco desta teoria é que as vezes por termos tanta informação e tecnologia a nosso favor podemos usar todos esses recursos da maneira errada, gerando assim um desfalque na logística, financeiro e pessoas, fazendo que falte mais comunicação entre os funcionários, porque na verdade todos estarão contando com que a tecnologia funcione bem em todos os quesitos.

Passo 03

Qual seria a melhor teoria administrativa a ser usada que melhor

contribua com a transição que a empresa L.O.C.A.L. encontra-se? Justifique a resposta.

A empresa Cheff Express busca eficiência dentro da organização, queremos que os funcionários tenham nossa empresa como sua segunda casa, façam e cuidem dela como se fossem deles mesmos. E que nossos clientes estejam sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com