TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computação em nuvem

Por:   •  27/3/2017  •  Resenha  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Anhanguera UniAbc 3

Cloud Computing – Utilidades e Vantagens para as organizações

Viviane Gomes de Lima

Santo André 22 de março de 2017


Introdução

A expressão cloud computing começou a ganhar força em 2008, mas, conceitualmente, as ideias por trás da denominação existem há muito mais tempo. Também conhecida no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, a cloud computing se refere, essencialmente, à noção de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em computadores locais. A computação na nuvem nada mais é do que a utilização de serviços que funcionam a partir da obtenção de informações armazenadas em servidores conectados à internet, e não na máquina do próprio usuário. Mesmo sem saber, utilizamos a tecnologia em nosso dia a dia quando acessamos redes sociais, como o Facebook, ou serviços de e-mail, como Hotmail e Gmail. 

Computing (computação nas nuvens)

Estamos acostumados a armazenar arquivos e dados de todos os tipos   isto é, instaladas em nossos próprios computadores ou dispositivos. Em ambientes corporativos, esse cenário muda um pouco. É comum empresas utilizarem aplicações disponíveis em servidores que podem ser acessadas por qualquer terminal autorizado.

A evolução constante da tecnologia computacional e das telecomunicações está fazendo com que o acesso à internet se torne cada vez mais amplo e rápido. Esse cenário cria a condição perfeita para a popularização da cloud computing, pois faz com que o conceito se dissemine no mundo todo.

Com a cloud computing, muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usuário ou em um servidor próximo. Esse conteúdo passa a ficar disponível nas nuvens, isto é, na internet.

Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nenhum desses aspectos, apenas em acessar e utilizar.

Cloud Computing vantagens sua importância na Empresa

Com a tecnologia da computação em nuvem as informações de redes podem ser acessadas em qualquer lugar, de forma mais segura e a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, tornando assim um acesso seguro a qualquer hora e lugar.

As empresas também podem optar por menos equipamentos de última geração e, não sendo necessário a demanda de muita memória em seus equipamentos de armazenamentos.

As vantagens do cloud computing oferecem a solução ideal, já que po processo de upgrade e downgrade é feito automaticamente otimizando o equipamento.

Traz segurança nas informações mantidas em servidores locais ou em discos rígidos que por alguma pane podem ser perdidos.

Com o armazenamento em nuvem a chances são muito menores, pois os dados são administrados por especialistas em servidores cuja a manutenção e gerenciamento é impecável.

Gera economia levando em consideração a redução de despesas por parte da empresa com contratação de serviços terceirizados como help desk ou chamados.

Cria também a mobilidade e a flexibilidade trazida pelos serviços que utilizam deixando programas para traz como desktop.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com